Com interrupção e confusão, Zarco vence em Mugello
Em corrida marcada por bandeira vermelha e confusão no procedimento de largada, Johann Zarco conquista segunda vitória em 2016
A corrida da Moto2 em Mugello, realizada neste domingo (21), viu uma confusão após uma bandeira vermelha mexer no grid de largada, mas o vencedor foi um velho conhecido: Johann Zarco superou Lorenzo Baldassarri e conquistou a vitória no GP da Itália.
Após a interrupção da prova, causada pelo acidente de Xavi Vierge – a moto do espanhol destruiu a barreira de proteção, que precisou ser trocada – muitos pilotos foram punidos por não terem saído dos boxes no tempo limite. Entre os punidos, estava o então líder do campeonato, Alex Rins, que foi colocado no fim do grid.
Melhor para Zarco, que se recupera na temporada, e para Sam Lowes. O britânico terminou em terceiro e retomou a liderança do campeonato por apenas dois pontos, já que Rins conseguiu se recuperar até o sétimo posto - 98 a 96 para Lowes, com Luthi em terceiro, com 82, e Zarco em quarto, com 81.
A corrida
Lowes foi engolido por uma série de adversários na primeira curva, mas retomou a liderança ainda na primeira volta com Nakagami em segundo e Baldassarri em terceiro. Na curva 15, o italiano superou o japonês e assumiu a vice-liderança. Thomas Luthi, Axel Pons e Alex Rins completavam o grupo dos seis primeiros.
Na terceira volta, Álex Márquez e Luca Marini caíram e – foi a quinta do espanhol em seis etapas. Enquanto isso, Luthi superava Lowes para assumir a liderança da prova e Rins já ocupava a quarta posição. No giro seguinte, Jonas Folger abandonou a prova, com problemas mecânicos e Lowes retomou a liderança.
Na mesma volta, a prova foi interrompida para que a barreira de proteção, danificada após o acidente de Xavi Vierge na curva 14, fosse reparada. Após cerca de 15 minutos, os pilotos voltaram ao grid e seriam 11 voltas. No entanto, com o novo procedimento de segurança para relargadas confundiu pilotos e equipes.
Edgar Pons, Xavier Simeon, Ratthapark Wilairot, Simone Corsi, Julian Simon, Federico Fuligni, Nakagami e Rins – líder do campeonato – não respeitaram o tempo limite para sair dos boxes. Com isso, a direção de prova cancelou o segundo procedimento de formação do grid e reagendou um novo, com dez voltas. Os pilotos citados foram punidos e largam do fim do pelotão.
Com quase 40 minutos de interrupção, o grid foi realinhado para a nova largada – não sem um tombo de Simeon na volta de saída para dos boxes. Por tratar-se de um novo procedimento, Márquez, Folger voltaram para a disputa. Na nova largada, Luthi assumiu a liderança e Lowes caiu para quinto, superado também por Baldassarri, Hafizh Syahrin e Johann Zarco.
No giro seguinte, entretanto, o italiano superou o suíço e roubou a primeira posição de Luthi. A sete voltas do fim, Zarco ultrapassou o piloto da moto #12 e subiu para segundo. Duas voltas depois, o francês deixou Baldassarri para trás e foi para primeiro.
A disputa entre os dois seguiu intensa e, com isso, Luthi se reaproximou dos líderes, ampliando o leque de candidatos à vitória. Um pouco mais atrás, Lowes superou Syahrin e subiu para quarto. Na abertura da última volta, Baldassarri chegou a ultrapassar Zarco, mas levou o troco ainda no primeiro setor. O italiano tentou de tudo até a última curva, mas o francês mostrou porque é o atual campeão do mundo e venceu em Mugello – ainda assim, Baldassarri conseguiu o melhor resultado da carreira. Lowes bateu Luthi para terminar em terceiro, com o suíço em quarto.
Rins, relegado ao fim do pelotão, conseguiu boa prova de recuperação e terminou em sétimo – resultado insuficiente, entretanto, para manter o espanhol na liderança do campeonato, reassumida por Lowes.
Confira o resultado final:
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 5 | Johann ZARCO | Ajo Motorsport | Kalex | 18'59.391 |
2 | 20 | 7 | Lorenzo BALDASSARRI | Forward Team | Kalex | +0.030 |
3 | 16 | 22 | Sam LOWES | Federal Oil Gresini Moto2 | Kalex | 1.096 |
4 | 13 | 12 | Thomas LUTHI | Garage Plus Interwetten | Kalex | 1.215 |
5 | 11 | 55 | Hafizh SYAHRIN | Petronas Raceline Malaysia | Kalex | 1.653 |
6 | 10 | 49 | Axel PONS | AGR Team | Kalex | 2.110 |
7 | 9 | 40 | Alex RINS | Paginas Amarillas HP 40 | Kalex | 5.649 |
8 | 8 | 21 | Franco MORBIDELLI | Estrella Galicia 0,0 Marc VDS | Kalex | 6.249 |
9 | 7 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 6.280 |
10 | 6 | 77 | Dominique AEGERTER | CarXpert Interwetten | Kalex | 6.322 |
11 | 5 | 11 | Sandro CORTESE | Dynavolt Intact GP | Kalex | 6.720 |
12 | 4 | 24 | Simone CORSI | Speed Up Racing | Speed Up | 7.659 |
13 | 3 | 44 | Miguel OLIVEIRA | Leopard Racing | Kalex | 7.718 |
14 | 2 | 52 | Danny KENT | Leopard Racing | Kalex | 7.745 |
15 | 1 | 94 | Jonas FOLGER | Dynavolt Intact GP | Kalex | 8.046 |
16 | 73 | Alex MARQUEZ | Estrella Galicia 0,0 Marc VDS | Kalex | 9.300 | |
17 | 60 | Julian SIMON | QMMF Racing Team | Speed Up | 10.410 | |
18 | 23 | Marcel SCHROTTER | AGR Team | Kalex | 11.585 | |
19 | 88 | Ricard CARDUS | JPMoto Malaysia | Suter | 11.654 | |
20 | 42 | Federico FULIGNI | Team Ciatti | Kalex | 14.739 | |
21 | 70 | Robin MULHAUSER | CarXpert Interwetten | Kalex | 15.089 | |
22 | 14 | Ratthapark WILAIROT | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 15.098 | |
23 | 57 | Edgar PONS | Paginas Amarillas HP 40 | Kalex | 21.012 | |
24 | 32 | Isaac VIÑALES | Tech 3 Racing | Tech 3 | 21.734 | |
25 | 33 | Alessandro TONUCCI | Tasca Racing Scuderia Moto2 | Kalex | 30.005 | |
26 | 2 | Jesko RAFFIN | Sports-Millions-EMWE-SAG | Kalex | 50.423 | |
Abandonou | 39 | Luis SALOM | SAG Team | Kalex | 2 voltas | |
Abandonou | 54 | Mattia PASINI | Italtrans Racing Team | Kalex | 9 voltas | |
Abandonou | 19 | Xavier SIMEON | QMMF Racing Team | Speed Up | 0 voltas | |
Abandonou | 10 | Luca MARINI | Forward Team | Kalex | 0 voltas | |
Abandonou | 97 | Xavi VIERGE | Tech 3 Racing | Tech 3 | 0 voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.