Conteúdo especial

10 anos: lembre dia que Rossi homenageou 'Azzurra' no pódio

Uma semana após tetra da Itália na Copa do Mundo, 'Doutor' saiu de 10º no grid para vitória em corrida emocionante

Race winner Valentino Rossi celebrates

Foto de: Camel Media Service

Podium: race winner Valentino Rossi puts on the Team Italia shirt
Valentino Rossi
Race winner Valentino Rossi celebrates
Race winner Valentino Rossi celebrates
Valentino Rossi and Nicky Hayden
Podium: race winner Valentino Rossi celebrates

Uma das grandes corridas da carreira de Valentino Rossi completa uma década neste final de semana em Sachsenring. O circuito alemão foi palco de quatro vitórias do italiano na MotoGP. A última delas foi em 2009, mas a mais emocionante foi três anos antes.

Saindo de 10º no grid de largada, o 'Doutor' enfrentava um desafio que prometia ser bastante complicado para a Yamaha devido às características únicas do autódromo de Sachsenring. Com dez curvas para a esquerda, três para a direita e poucas retas, a YZR-M1 tinha grandes problemas.

O italiano fez mágica e foi a melhor das quatro Yamahas na classificação. As outras três, de Colin Edwards, Carlos Checa e James Ellison, largavam respectivamente de 14º, 11º e 17º.

Ignorando os problemas técnicos, Valentino escalou o pelotão e se viu lutando contra Nicky Hayden, Dani Pedrosa e Marco Melandri a partir da metade da prova. Com motos de fábrica da Honda, o trio ganhava de Valentino no equilíbrio, enquanto que o italiano lutava bravamente para se manter no mesmo ritmo.

Mas Rossi não só se manteve com os três até o fim da corrida como os derrotou de maneira heroica. Afinal de contas, Rossi cruzou a linha de chegada com apenas 0s145, 0s266 e 0s307 à frente de Melandri, Hayden e Pedrosa respectivamente.

Não bastasse a grande alegria para os italianos, Rossi ainda homenageou a 'Azzurra' na comemoração. A seleção havia tetracampeã do mundo uma semana antes sobre a França bem perto dali, em Berlim.

O 'Doutor' foi ao pódio com a camisa 23 de Marco Materazzi, famoso por ter recebido uma cabeçada de Zinedine Zidane durante o jogo final após ter ofendido o francês. Materazzi inclusive é amigo pessoal de Valentino até hoje.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Segundo Viñales, Rossi não afetou decisão de ir para Yamaha
Próximo artigo Johann Zarco é confirmado na Tech 3 para 2017

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil