Acertando nos pneus, Crutchlow vence primeira; Rossi é 2º
Cal Crutchlow escolheu os pneus mais adequados ao asfalto molhado em Brno e conquistou primeira vitória da carreira;
Com uma escolha precisa em meio às incertezas do piso molhado, Cal Crutchlow venceu o GP da República Tcheca, realizado neste domingo (21), conquistando o primeiro triunfo da carreira na MotoGP.
Em uma corrida de muitas variáveis, o britânico veio de trás com pneus duros na frente e na traseira – escolha que se mostrou acertada conforme a pista ia secando – e escalou o pelotão para dar ao Reino Unido a primeira vitória em 35 anos – desde Barry Sheene, em 1981, não se via a bandeira britânica no topo do pódio.
Quem também se recuperou de um início ruim foi Valentino Rossi, que terminou em segundo. Marc Márquez se manteve entre os primeiros a corrida toda e conseguiu cruzar a linha de chegada em terceiro, completando o pódio. Jorge Lorenzo sofreu com o piso molhado e não foi além do 17º lugar.
A corrida
Márquez partiu mal, mas se recuperou na primeira curva e reassumiu a liderança. Lorenzo, como de costume, largou bem, porém começou a perder posições já na primeira volta. Rossi também não teve um início positivo e despencou para a 11ª posição.
No fim da primeira volta, Márquez era o líder, com Dovizioso em segundo e Iannone em terceiro. Aleix Espargaró seguia na quarta posição, com Scott Redding em quinto e Maverick Viñales em sexto. Lorenzo era o 11º e Rossi o 12º - as Yamahas sofriam para ter aderência na dianteira.
Ao final da terceira volta, Dovizioso colocou por dentro na curva 13 e superou Márquez, assumindo a liderança da volta. O líder do campeonato ainda perdeu posição para Iannone e Redding na quarta volta, caindo para quarto. Lá atrás, Rossi era o 12º e Lorenzo caía para 13º.
Mesmo com a Ducati de 2015, Redding acompanhava o ritmo de Dovizioso e de Iannone. A 19 giros do fim, Iannone superou Dovizioso na entrada da 11 e assumiu a liderança. Na volta seguinte, Redding também superou o italiano e pulou para segundo.
Enquanto isso, Iannone apertava o ritmo e tentava se distanciar de Redding e Dovizioso, com Márquez fazendo de tudo para acompanhar a velocidade das motos italianas. Rossi seguia em 12º e Lorenzo despencava para a 16ª posição, sem condições de imprimir um ritmo mais forte.
Hector Barbera, por sua vez, fazia uma prova surpreendente e ocupava a quarta posição, pressionando Márquez na briga pelo quarto lugar e superando o líder do campeonato. Outro que vinha se destacando na prova era Cal Crutchlow, andando mais rápido do que os líderes da prova e ganhando posições.
A 13 voltas do final, Dovizoso enfrentou problemas mecânicos na Ducati e começou a se arrastar pela pista, caindo para último. Com isso, Barbera assumiu a terceira posição. Enquanto isso, Crutchlow seguia escalando o pelotão e já se aproximava de Márquez para brigar pela quinta posição.
Rossi e Lorenzo também começavam a se recuperar na prova. O italiano vinha em oitavo, enquanto o espanhol ocupava o 12º lugar a 11 voltas do fim, quando Crutchlow superou Márquez para subir para quarto.
Faltando dez voltas para o fim, Iannone seguia em primeiro, com Redding em segundo e Barbera em terceiro e já sofrendo pressão de Crutchlow, que entrou definitivamente na briga pela vitória. No giro seguinte, uma batalha tríplice pela segunda posição culminou em Crutchlow assumindo a segunda posição.
A intensidade da briga era tanta que Márquez se juntou aos quatro primeiros e Rossi também se aproximava, criando um clima de indefinição nas voltas finais em Brno. O líder do campeonato superou Redding a sete voltas do fim e assumiu a quarta posição, com Rossi também superando o britânico. Lá na frente, Crutchlow superou Iannone para assumir a liderança.
Rossi superou Márquez e partiu para cima de Barbera, enquanto Crutchlow abria vantagem sobre Iannone. Uma volta depois, Rossi passou Barbera e foi imediatamente para o ataque sobre o piloto da Ducati, assumindo instantes depois o segundo lugar.
Iannone, sofrendo com o desgaste dos pneus de pista molhada macios em uma pista que secava, perdeu posições e despencou até o oitavo lugar. Lá na frente, Crutchlow seguiu seguro para a primeira vitória da carreira na MotoGP, quebrando um jejum de 35 anos sem vitórias do Reino Unido - a última havia sido de Barry Sheene, no GP da Suécia de 1981.
Rossi consolidou a recuperação na prova com o segundo lugar, enquanto Márquez levou a melhor sobre Barberá para completar o pódio. O espanhol da Avintia ainda perdeu a batalha contra o companheiro de equipe, Loris Baz, outro que fez uma corrida de recuperação impressionante para terminar em quarto – melhor resultado do francês na MotoGP.
Eugene Laverty foi o sexto, com Danilo Petrucci, Iannone, Viñales e Tito Rabat completando o grupo dos dez primeiros em Brno. Lorenzo, que fez duas passagens pelo box, terminou em 17º, a uma volta do vencedor – foi a primeira vez que o atual campeão finalizou uma corrida com uma volta de desvantagem.
Confira o resultado final:
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda | Honda | 47'44.290 |
2 | 20 | 46 | Valentino ROSSI | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 7.298 |
3 | 16 | 93 | Marc MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 9.587 |
4 | 13 | 76 | Loris BAZ | Avintia Racing | Ducati | 12.558 |
5 | 11 | 8 | Hector BARBERA | Avintia Racing | Ducati | 13.093 |
6 | 10 | 50 | Eugene LAVERTY | Pull & Bear Aspar Team | Ducati | 13.812 |
7 | 9 | 9 | Danilo PETRUCCI | OCTO Pramac Yakhnich | Ducati | 23.414 |
8 | 8 | 29 | Andrea IANNONE | Ducati Team | Ducati | 24.562 |
9 | 7 | 25 | Maverick VIÑALES | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 24.581 |
10 | 6 | 53 | Tito RABAT | Estrella Galicia 0,0 Marc VDS | Honda | 37.131 |
11 | 5 | 68 | Yonny HERNANDEZ | Pull & Bear Aspar Team | Ducati | 39.911 |
12 | 4 | 26 | Dani PEDROSA | Repsol Honda Team | Honda | 41.097 |
13 | 3 | 44 | Pol ESPARGARO | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 43.202 |
14 | 2 | 6 | Stefan BRADL | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 45.687 |
15 | 1 | 45 | Scott REDDING | OCTO Pramac Yakhnich | Ducati | +1'02.201 |
16 | 19 | Alvaro BAUTISTA | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | +1'18.841 | |
17 | 99 | Jorge LORENZO | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1 volta | |
Não completaram | ||||||
4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | 7 voltas | ||
38 | Bradley SMITH | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 8 voltas | ||
41 | Aleix ESPARGARO | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 9 voltas |
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