Acordo com MotoGP é trunfo de grupo por terreno no Rio
Usando apenas dinheiro privado, Rio Motorsports pretende utilizar pré-contrato para vencer PMI por local em Deodoro
Nesta sexta-feira (15) a Dorna anunciou oficialmente um “acordo prévio” para o retorno da MotoGP ao Brasil a partir de 2021. A promotora do Mundial de Motovelocidade assinou o pré-contrato com a Rio Motorsports, que planeja utilizar o terreno disponibilizado para um novo autódromo, em Deodoro, no Rio de Janeiro, para sediar a prova.
O terreno ainda pertence à prefeitura carioca, que abriu um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para passar o local, que era utilizado para treinamentos do exército e já teve o solo completamente desinfectado, para a iniciativa privada.
Um dos grupos interessados em adquirir o terreno é a Rio Motorsports, que assinou o pré-acordo para receber o Mundial de Motovelocidade. A ‘carta de interesse’ é o principal trunfo do grupo comandado por JR Pereira para vencer a PMI e estar por trás da construção da pista e do evento.
No entanto, o grupo não faz parte das empresas que apresentaram um plano de R$ 850 milhões para uma pista no terreno, utilizando um circuito desenhado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke – desenhista favorito do cenário mundial nos últimos tempos.
O projeto, revelado pelo site GloboEsporte.com no início deste mês, envolve a empresa de consultoria Crown Consulting, a CSM - empresa de gestão esportiva - e a B+ABR Backheuser e Riera, empresa de arquitetura, além da própria Tilke Engineers & Architects.
Exatamente por isso, o contrato com a Dorna é uma excelente notícia para a Rio Motorsports, que já tem um grande evento para tentar garantir a vitória no PMI.
O grupo planeja agora captar recursos privados no Brasil e no exterior para conseguir o orçamento necessário para que a pista fique pronta a tempo de receber a prova, em 2021.
No entanto, o primeiro passo ainda é vencer o PMI da prefeitura, que deverá ter seu resultado divulgado nos próximos dois meses.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.