Recomendado para você

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport
Porsche Cup: Veja o que disseram os campeões após a final da Sprint

Porsche Cup: Veja o que disseram os campeões após a final da Sprint

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Veja o que disseram os campeões após a final da Sprint
Antonella Bassani destaca ano de novidades na Porsche e Stock Car

Antonella Bassani destaca ano de novidades na Porsche e Stock Car

Porsche Cup
Porsche Cup
Antonella Bassani destaca ano de novidades na Porsche e Stock Car
Porsche Cup: Sanchez luta até o fim pelo título e agora mira final da Endurance

Porsche Cup: Sanchez luta até o fim pelo título e agora mira final da Endurance

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Sanchez luta até o fim pelo título e agora mira final da Endurance

ANÁLISE: O que esperar de Balaton Park, novo circuito da MotoGP

Técnica, lenta, curta, mas, acima de tudo, com curvas para a esquerda: pista húngara que sediará o retorno da categoria no próximo mês tem muito a oferecer a Marc Márquez

Toprak Razgatlioglu, BMW Motorrad

Dois anos após a inauguração, o circuito Balaton Park sediará seu primeiro GP de MotoGP no mês que vem. É um momento que Marc Márquez está aguardando ansiosamente, pois ele vê a chegada de uma nova pista no sentido anti-horário no calendário, que é o que ele mais gosta.

Leia também:

O espanhol foi, sem dúvida, um dos poucos a se empolgar quando o vídeo abaixo apareceu nas redes sociais, mostrando imagens a bordo de uma volta no Balaton pelo húngaro Gabor Talmacsi. Onde a maioria dos observadores viu uma pista com um ritmo muito agitado, o sorriso de Márquez se alargou quando ele contou as curvas à esquerda: são dez no total, em comparação com sete à direita. "Eu adorei!", reagiu ele. "Pelo que vi nas câmeras onboard e no papel, gostei do circuito. Depois disso, teremos que ver o que podemos fazer com ele". 

 

Nesse sentido, o Balaton Park lembra o Sachsenring, do qual o líder do campeonato já gosta muito. Apesar de plana, ao contrário do circuito que sedia o GP da Alemanha, a pista húngara também é bastante curta, com apenas 4,08km para percorrer e sem uma longa reta, com a principal tendo apenas 668 metros. 

Embora possa ser criticado por sua lentidão, nos últimos meses o circuito realizou trabalhos para eliminar certas seções que eram rápidas demais para as exigências do automobilismo. Esse é o caso da criação da curva 8, uma direita bastante íngreme que interrompe uma longa aceleração, assim como a chicane 13, que parece apertar a pista no ponto de uma curva muito longa e, finalmente, a última seção do traçado, onde os pilotos ligarão três curvas quase em ângulo reto, com a primeira parte em forma de chicane e a segunda um pouco mais rápida.

"Não é rápido, sem retas longas. São curvas lentas, muitas chicanes lentas, uma pista muito técnica", resumiu Michele Pirro para o site oficial da MotoGP, após um teste no local.

"O layout é bom, é uma pista muito técnica com muitas chicanes, por isso é especial", descreveu Augusto Fernández. "É lenta, com curvas lentas, mas é bem divertida. Vai exigir muito trabalho dos pilotos para encontrar as trajetórias certas e se adaptar. Acho que podemos ver ótimas corridas aqui. É uma pista atípica, diferente de todas as outras, então pode ser divertido".

Nicolo Bulega, Aruba.it Ducati 

A MotoGP será disputada no Balaton Park de 22 a 24 de agosto.

Foto de : Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

"Ela é bastante singular", concordou Stefan Bradl. "Eu diria que ela é um pouco estreita, com muitas freadas grandes, e você tem que ter muito cuidado para pegar os pontos de frenagem certos, o que será complicado. Há muita frenagem, mas também muita aceleração. Não é uma pista rápida, porque não há uma reta longa, mas fisicamente vai ser difícil".

"É uma pista pequena. Há muitas mudanças de direção, o que tornará esse circuito bastante físico", explicou Pol Espargaró, que também estava convencido, especialmente porque sentiu que os problemas relacionados à segurança haviam sido resolvidos. "As velocidades não são muito altas, é uma pista lenta, e temos boas condições de segurança, o que é muito importante para nós".

Os pilotos de teste de todos os fabricantes de MotoGP puderam recentemente realizar um teste na pista, o que lhes deu a oportunidade de coletar dados que lhes permitirão antecipar os fundamentos da configuração e, em particular, o comprimento das relações da caixa de câmbio, embora esse trabalho só se torne realmente concreto quando o fim de semana do GP começar.

Enquanto isso, o Mundial de SuperBike disputou sua primeira etapa na Hungria neste fim de semana, dando à pista a oportunidade de testar as exigências das corridas de motos, embora com máquinas menos potentes do que as motos da MotoGP. E houve um piloto que gostou da experiência: Toprak Razgatlioglu, que deve competir em um GP no próximo ano e gosta particularmente das lentas chicanes do Balaton, venceu as três corridas do programa, estabelecendo os tempos mais rápidos e fazendo a pole.

 

Embora o futuro piloto da Pramac tenha apreciado o tipo de pista, Nicolò Bulega, que também deve competir na MotoGP a médio prazo, não escondeu sua falta de entusiasmo com a ideia de passar a primeira curva com uma moto mais rápida do que a que ele pilota atualmente. A curva à direita tem um efeito semelhante ao de um funil, o que não deixa de causar algum nervoso com a perspectiva de imaginar as motos da MotoGP enfrentando esse trecho.

"Na minha opinião, a Curva 1 é um pouco apertada e é cotovelo com cotovelo, por isso é fácil cometer um erro ou ir para fora", descreveu Nicoló Bulega, citado pela GPOne. "Se você errar os freios por até três metros, você sai da pista e isso acontece especialmente na largada, quando há muitas motos juntas. Torna-se mais complicado identificar a referência para a frenagem. Como as motos da MotoGP são mais rápidas, eu não gostaria de estar no lugar delas".

Toprak Razgatlioglu, BMW Motorrad

O Balaton Park tem 17 curvas, incluindo várias que são muito fechadas.

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

As imagens que temos agora do Balaton Park mostram um circuito stop-and-go bastante clássico, embora sem qualquer alternância entre seções lentas e curvas mais rápidas. É essencialmente uma sequência de frenagem e aceleração pesadas, o que certamente é técnico, mas provavelmente fará com que os pilotos de MotoGP se sintam um pouco apertados, sem nenhuma maneira de soltar o acelerador.

De acordo com a Pirelli, fabricante do WorldSBK, por outro lado, a configuração da pista ofereceu um desempenho consistente dos pneus, sem que nenhuma parte do layout pudesse gerar altas temperaturas na borracha e, assim, desgastá-la. A qualidade do asfalto ainda é motivo de debate nesta fase, pois não é tão áspero quanto o encontrado em circuitos que já foram experimentados e testados em vários tipos de corrida. Entretanto, sua abrasividade foi considerada moderada, contribuindo também para o baixo desgaste e o desempenho consistente dos pneus.

No Mundial de Superbike, o melhor tempo estabelecido durante o primeiro fim de semana de corrida no Balaton Park foi 1'38"357, proporcionando uma velocidade média de 149,151 km/h. A velocidade máxima foi de 282,0 km/h. Em menos de um mês, poderemos ver o que as motos da MotoGP poderão fazer. 

Panca ASSUSTADORA na MotoE, MOTOGP, MÁRQUEZ x VALENTINO, Diogo Moreira e cia: ERIC GRANADO | Sertões

Ouça a versão áudio do PÓDIO CAST: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP - Martín: "Meta é terminar o ano no pódio e estar pronto para 2026"
Próximo artigo MotoGP: Márquez revela piloto com quem mais aprendeu e que 'tentou copiar'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros