CEO da KTM acusa Honda de trapacear em competições
Stefan Pierer, CEO da KTM, acusa time japonês de tentar burlar regulamento em competições, citando a Moto3 e o Dakar deste ano como exemplo
A KTM apresentou oficialmente nesta segunda-feira (20) a pintura que as motos da marca levarão nas três classes do Mundial de Motovelocidade - em 2017, a fabricante austríaca estreia na MotoGP e entra com chassi próprio na Moto2.
Durante o evento, Stefan Pierer, CEO da KTM, reservou um momento para disparar críticas à Honda, rival na Moto3 e em competições como o Dakar, além de fornecedora única de motor para a Moto2 até o fim de 2018 - a partir de 2019, a Triumph passa a fabricar propulsores para a classe.
Quando questionado sobre a possibilidade de fornecer motores para a Moto2 no futuro, Pierer aproveitou para alfinetar a rival. "A Moto2 é mais barata do que a Moto3, pois os motores são congelados. É um motor que vem do rival que mais odeio, a Honda", disse.
"Mas eu não tenho problemas com isso, cobrir e colocar isso no chassi da KTM. Além disso, pelo que me contaram, o que a Triumph vai fornecer vai soar melhor", afirmou.
Quando perguntado sobre os motivos que o levam a odiar a Honda, Pierer citou algumas situações nas quais acredita que a Honda passou dos limites.
Durante o Dakar deste ano, os pilotos da Honda foram punidos em uma hora por reabastecer em uma zona proibida, com a briga pela vitória caindo no colo da KTM.
No início do ano passado, Pierer acusou a fabricante japonesa de exceder o limite de rotações do motor na Moto3 em 2015, temporada na qual Danny Kent, que pilotava a Honda da Leopard, bateu Miguel Oliveira por seis pontos.
“A Honda é um grande desafio, além de sempre tentar driblar o regulamento. Olhe para o Dakar, o que aconteceu há dois meses. É sempre a mesma coisa - aconteceu na Moto3. Não sei por que fazem esse tipo de coisa, eles não precisam disso. Por isso gostamos de derrotar a Honda", completou.
Reportagem adicional por Toni Boerner
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.