Governo galês rejeita financiamento do Circuito de Gales
Projeto do Circuito de Gales sofre duro golpe após governo decidir contra o oferecimento de garantias financeiras necessárias para construção de pista, que deveria receber prova da MotoGP
O projeto do Circuito de Gales, que deveria receber uma prova da MotoGP, sofreu um duro golpe. O secretário do Gabinete de Economia e Infraestrutura do País de Gales, Ken Skates, divulgou um comunicado nesta terça-feira confirmando que o governo do país rejeitou a proposta de financiamento do circuito.
A proposta, enviada pelos idealizadores do projeto, falava em um orçamento de £ 433 milhões (pouco mais de R$ 1,8 bilhão). Inicialmente, o processo sofreu atrasos porque os responsáveis pelo circuito não forneceram informações suficientes sobre a proposta, mas ao confirmar a rejeição, Skates disse que “o impacto potencial nas finanças públicas seria grande demais na proposta atual."
Além disso, o secretário acrescentou que os potenciais 6 mil empregos foram "superestimados significativamente e em 2024 a expectativa seria de "pouco mais de 100" empregos em tempo integral.
Apesar de a proposta ter se adequado aos critérios sugeridos por Skates há um ano - que exigia financiamento privado em 50% do projeto - o secretário ressaltou que "devido ao modo como o acordo é estruturado, a proposta atual veria o governo galês exposto a mais de 50% do risco."
“Como resultado, após conversas com o Escritório de Estatísticas Nacionais e com o Tesouro, chegou-se à conclusão de que há um risco significativo de que todo o débito do Circuito de Gales poderia ser classificado contra o gasto de capital do governo galês."
Skates disse ainda que o total seria equivalente a construir um grande hospital, dez escolas ou cinco mil moradias populares.
Após rejeitar o Circuito de Gales, o governo galês anunciou que providenciará financiamento de £ 100 milhões (cerca de R$ 424 milhões) em dez anos para a construção de um centro de tecnologia automotiva.
A rejeição da proposta de financiamento pode se tornar um golpe fatal para o Circuito de Gales, inicialmente apresentado há seis anos, mas que enfrentou uma série de atrasos e questionamentos sobre a viabilidade do projeto.
Apesar disso, havia um contrato de cinco temporadas para sediar o GP da Grã-Bretanha de MotoGP entre 2015 e 2019, com opção de renovação. Como a pista não saiu do papel, Silverstone assumiu a prova e o contrato atual vale até a edição deste ano.
Se este for o fim do projeto, Silverstone, que deseja manter a corrida por mais tempo, será considerada favorita para um novo acordo com a Dorna, promotora da MotoGP.
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