Grazie Vale: Rossi encerra história na MotoGP com décima colocação em Valência; Bagnaia vence
Corrida na Espanha é marcada por emoção com despedida do maior nome da história do motociclismo e triunfo de Pecco

Francesco Bagnaia venceu a etapa de Valência da MotoGP, que teve suas atenções voltadas à Valentino Rossi. A lenda do motociclismo fez sua última corrida na categoria rainha e chegou na décima colocação, encerrando uma das histórias mais gloriosas do esporte a motor sob aplausos da torcida na Espanha e queima de fogos no autódromo.
Foram nove títulos no mundial da divisão, 89 vitórias, 199 pódios e a consagração como o maior nome da história sobre duas rodas. O Doutor agora começará um novo legado e partirá para os carros, com participação já marcada nas 12 Horas do Golfo.
A corrida
Jorge Martín manteve a liderança na largada, enquanto o segundo colocado Bagnaia perdeu duas posições, para Jack Miller e Bagnaia. Saindo de décimo, Rossi ganhou uma posição e o campeão antecipado Fabio Quartararo subiu duas.
O espanhol disputava a ponta com o australiano da Ducati, que cometeu um erro quando tentava assumir a primeira colocação e acabou ultrapassado por Joan Mir e Pecco, que se recuperava do mau começo.
Quartararo foi mais um a deixar Miller para trás e já estava no top 5 com 23 voltas para o final da corrida. Mais atrás, Takaaki Nakagami caía e ficava de fora da corrida.
Álex Rins foi um dos que largaram bem e conseguiu subir posições no pelotão até tomar o terceiro lugar de Mir para ir ao ataque de Bagnaia, que já era o vice-líder. O italiano teria que se aproximar de Martín, que abria na liderança, para não ter que se preocupar em segurar os ataques do espanhol da Suzuki.
No entanto, o ímpeto do rival não durou muito, pois ele caiu na Curva 6 com 17 voltas para o final e abandonou a corrida.
Isso deixou Pecco mais 'relaxado' na segunda colocação, o que o deu a oportunidade de focar em atacar Martín pela liderança e os dois ficaram colados. Mir recuperava a terceira posição e o pódio com a queda de seu compatriota e sem muito perigo oferecido por Miller, que aparecia mais distante em quarto. Quartararo fechava o top 5 a quase dois segundos do australiano.
Com 13 voltas para o final, Bagnaia assumiu a liderança com uma ultrapassagem na última curva do circuito e abria caminho para a segunda vitória consecutiva, com direito a volta mais rápida e quebra do recorde da pista, que era de Marc Márquez.
Martín teria que se preocupar com Mir e Miller, que havia conseguido tirar a diferença e os quatro primeiros estavam agora muito próximos.
A disputa mais equilibrada era pelo terceiro lugar. Martín conseguiu se afastar de Mir e Miller e ficou a um segundo dos dois, enquanto o piloto da Ducati seguia na cola do rival da Suzuki.
Pouco depois, o australiano conseguiu a ultrapassagem e tentava diminuir a desvantagem para Martín e buscar a segunda colocação com cinco voltas para o final, enquanto Bagnaia abria na liderança.
Apesar dos pneus do espanhol estarem gastos, ele conseguiu manter sua posição e o top 3 se manteve inalterado até o fim, com a quarta vitória de Bagnaia em um segundo semestre muito forte do italiano.
Seu compatriota, a lenda Valentino Rossi, terminava a corrida na décima colocação e encerrava uma história de 25 anos no mundial de motociclismo, com nove títulos contando os triunfos na 250cc e 125cc, 89 vitórias e 199 pódios. As atenções do circuito se voltaram para ele na última corrida do ano da MotoGP.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 63 | Ducati | 27 | - | 25 | ||||||
2 | 89 | Ducati | 27 | 0.489 | 0.489 | 0.489 | 20 | ||||
3 | 43 | Ducati | 27 | 0.823 | 0.823 | 0.334 | 16 | ||||
4 | 36 | Suzuki | 27 | 5.214 | 5.214 | 4.391 | 13 | ||||
5 | 20 | Yamaha | 27 | 5.439 | 5.439 | 0.225 | 11 | ||||
6 | 5 | Ducati | 27 | 6.993 | 6.993 | 1.554 | 10 | ||||
7 | 33 | KTM | 27 | 8.437 | 8.437 | 1.444 | 9 | ||||
8 | 23 | Ducati | 27 | 10.933 | 10.933 | 2.496 | 8 | ||||
9 | 41 | Aprilia | 27 | 12.651 | 12.651 | 1.718 | 7 | ||||
10 | 46 | Yamaha | 27 | 13.468 | 13.468 | 0.817 | 6 | ||||
11 | 21 | Yamaha | 27 | 14.085 | 14.085 | 0.617 | 5 | ||||
12 | 4 | Yamaha | 27 | 16.534 | 16.534 | 2.449 | 4 | ||||
13 | 73 | Honda | 27 | 17.059 | 17.059 | 0.525 | 3 | ||||
14 | 88 | KTM | 27 | 18.221 | 18.221 | 1.162 | 2 | ||||
15 | 27 | KTM | 27 | 19.233 | 19.233 | 1.012 | 1 | ||||
16 | 12 | Aprilia | 27 | 19.815 | 19.815 | 0.582 | |||||
17 | 10 | Ducati | 27 | 28.860 | 28.860 | 9.045 | |||||
18 | 9 | KTM | 27 | 32.169 | 32.169 | 3.309 | |||||
dnf | 42 | Suzuki | 10 | Abandono | |||||||
dnf | 30 | Honda | 4 | Abandono |
F1 2021: Guerra na pista e nos bastidores: Interlagos FERVE no sábado | Q4
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #145 - TELEMETRIA: Rico Penteado analisa fim de semana em Interlagos
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.