Relato da corrida

Iannone encerra jejum da Ducati e vence primeira na MotoGP

Andrea Iannone triunfa no GP da Áustria e quebra jejum da Ducati, que não vencia desde 2010; Jorge Lorenzo termina em terceiro,Valentino Rossi é quarto e Marc Márquez o quinto

Race winner Andrea Iannone, Ducati Team

Foto de: Toni Börner

Demorou, mas Andrea Iannone finalmente conquistou a primeira vitória da carreira na MotoGP neste domingo (14), ao triunfar no GP da Áustria. O italiano, que largou na pole, levou a Ducati novamente ao topo do pódio – o que não acontecia desde o GP da Austrália de 2010, com Casey Stoner.

Iannone apostou em uma combinação de macio na frente e médio na traseira. O que poderia ser um problema no fim da prova em relação ao desgaste de pneus não aconteceu e o ‘Crazy Joe’ cruzou a linha de chegada em primeiro, vibrando bastante.

Dovizioso foi o segundo e Jorge Lorenzo, após uma sequência de resultados abaixo da média, voltou ao pódio em terceiro lugar. Valentino Rossi, que largou em segundo, terminou em quarto e Marc Márquez foi o quinto, mantendo-se na liderança do campeonato.

Márquez segue com uma vantagem confortável no topo da tabela: o piloto da Honda tem 181 pontos, contra 138 de Lorenzo e 124 de Rossi.

A corrida

Com a escolha de macio na dianteira e médio na traseira, diferente da maioria dos pilotos da frente, Iannone pulou na liderança. Rossi largou mal e caiu para quinto na primeira curva, mas contou com Márquez e Lorenzo para voltar a terceiro.

Na abertura da segunda volta, uma disputa espetacular envolveu as duplas da Yamaha e da Ducati. O resultado da intensidade da disputa foi a subida de Lorenzo para a segunda posição e Rossi caiu para quinto, atrás de Márquez.

A 24 giros do final da prova, formou-se um grupo de seis pilotos colados: Iannone, Lorenzo, Dovizioso, Márquez, Rossi e Maverick Viñales. Na volta seguinte, o líder do campeonato errou a freada da curva 3 e Rossi voltou ao quarto lugar. Na freada da curva 4, Dovizioso superou Lorenzo e subiu para segundo.

Com as trocas de posições, Rossi passou a pressionar Lorenzo pela terceira posição, mas sem tentar a manobra nos primeiros instantes. Quem partia para cima do companheiro de equipe era Dovizioso, que executou a manobra a 19 voltas do final e assumiu a ponta da prova.

O italiano ultrapassou e logo começou a abrir vantagem sobre Iannone. Enquanto isso, Hector Barbera - que, assim como Yonny Hernandez, Cal Crutchlow, Stefan Bradl e Alvaro Bautista, queimou a largada – foi excluído da prova por não cumprir o ride through.

A quinze voltas do fim, Dovizioso e Iannone, que não deixou o companheiro de equipe abrir muito, estabeleceram certa vantagem sobre Lorenzo e Rossi. Quem ficava para trás era Márquez, pressionado por Viñales na disputa pela quinta posição.

Quatro voltas depois, no entanto, os quatro primeiros andavam juntos novamente, com Dovizioso seguindo à frente de Iannone, Lorenzo e Rossi. Pouco depois, a dupla italiana apertou o ritmo e voltou a abrir do duo da Yamaha.

Iannone colocou por dentro a oito voltas do fim na curva 9 e reassumiu a liderança. Rossi seguia próximo de Lorenzo, mas sem chance de ultrapassar. Apesar da pressão de Dovizioso até a última volta, Iannone se manteve firme na liderança para vencer pela primeira vez na MotoGP.

De quebra, o piloto – que vai para a Suzuki em 2017 após ser o escolhido para deixar a Ducati por causa da chegada de Lorenzo para a próxima temporada – encerrou o jejum do time de Borgo Panigale sem vitórias: desde o GP da Austrália de 2010, vencido por Casey Stoner, a equipe italiana não vencia na MotoGP.

Dovizioso completou a dobradinha da Ducati e Lorenzo voltou ao pódio após três corridas, terminando em terceiro. Apesar de ter largado em segundo, Rossi não conseguiu superar o companheiro de equipe e cruzou a linha de chegada em quarto, com Márquez em quinto.

Viñales, Dani Pedrosa, Scott Redding, Bradley Smith e Pol Espargaró, nesta ordem, completaram o grupo dos dez primeiros do GP da Áustria.

Confira o resultado final:

Pos. Pontos Num. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 25 29 Andrea IANNONE Ducati Team Ducati 39'46.255
2 20 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati +0.938
3 16 99 Jorge LORENZO Movistar Yamaha MotoGP Yamaha +3.389
4 13 46 Valentino ROSSI Movistar Yamaha MotoGP Yamaha +3.815
5 11 93 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda +11.813
6 10 25 Maverick VIÑALES Team SUZUKI ECSTAR Suzuki +14.341
7 9 26 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda +17.063
8 8 45 Scott REDDING OCTO Pramac Yakhnich Ducati +29.437
9 7 38 Bradley SMITH Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +29.785
10 6 44 Pol ESPARGARO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +37.094
11 5 9 Danilo PETRUCCI OCTO Pramac Yakhnich Ducati +39.765
12 4 51 Michele PIRRO Ducati Team Ducati +39.766
13 3 76 Loris BAZ Avintia Racing Ducati +44.284
14 2 53 Tito RABAT Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Honda +45.004
15 1 35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda Honda +1'03.246
16   19 Alvaro BAUTISTA Aprilia Racing Team Gresini Aprilia +1'12.448
17   68 Yonny HERNANDEZ Pull & Bear Aspar Team Ducati +1'14.517
18   50 Eugene LAVERTY Pull & Bear Aspar Team Ducati +1'36.510
19   6 Stefan BRADL Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 1 volta
Não completou   41 Aleix ESPARGARO Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 4 voltas
Desclassificado   8 Hector BARBERA Avintia Racing Ducati  

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Separando as Ducatis, Rossi comemora volta “fantástica”
Próximo artigo Mesmo terminando em 5º, Márquez segue líder; confira tabela

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil