Lorenzo lidera dobradinha da Ducati em Mugello; Márquez cai
Fábrica italiana tem dia de sonho colocando seus dois pilotos no pódio em corrida de casa; Valentino Rossi é 3º
Aquilo que parecia impossível após as primeiras provas do mundial aconteceu neste domingo (3) em Mugello. Jorge Lorenzo, depois de várias corridas sem se adaptar ao modo de guiar da Ducati, finalmente se acertou neste final de semana com a Desmosedici.
Depois de ficar a 0s03 da pole position de Valentino Rossi, o espanhol fez a melhor largada e liderou a corrida da primeira curva até a última volta, conquistando sua primeira vitória na MotoGP desde sua última corrida na Yamaha, no GP de Valência de 2016. Foi também a primeira de sua carreira na Ducati após 24 GPs.
Saindo de sétimo, Andrea Dovizioso fez corrida de recuperação, mas não conseguiu chegar perto do companheiro de equipe. Depois de abandonar as duas últimas provas, o italiano preferiu não arriscar no final e ficou com o segundo lugar, fazendo a primeira dobradinha da Ducati desde o GP da Malásia de 2017.
O último lugar do pódio foi definido por uma briga entre Valentino Rossi e Andrea Iannone. O piloto da Suzuki parecia estar com o melhor ritmo no meio da prova, mas no fim o Doutor prevaleceu e retornou ao pódio em Mugello pela primeira vez desde 2015.
Líder do campeonato, Marc Márquez se recuperou até o segundo posto após ter largado de sexto. Ele pressionava o líder Jorge Lorenzo até que caiu na curva Scarperia ainda no início da corrida. Ele ainda religou a moto e voltou. Mas terminou em 16º, não somando nenhum ponto, e agora tem 23 pontos de vantagem no campeonato, após chegar à Itália com 36.
Álex Rins foi o quinto, com Cal Crutchlow em sexto e Danilo Petrucci em sétimo. Maverick Viñales, Álvaro Bautista e Johann Zarco fecharam o top-10.
A próxima etapa da MotoGP é em duas semanas, na Catalunha (Espanha).
Confira o resultado:
Pos. | # | Piloto | Moto | Vts. | Tempo | Dif. | Int. | km/h | Pts. | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati | 23 | 41'43.230 | 173.4 | 25 | ||||
2 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati | 23 | 41'49.600 | 6.370 | 6.370 | 173.0 | 20 | ||
3 | 46 | Valentino Rossi | Yamaha | 23 | 41'49.859 | 6.629 | 0.259 | 173.0 | 16 | ||
4 | 29 | Andrea Iannone | Suzuki | 23 | 41'51.115 | 7.885 | 1.256 | 172.9 | 13 | ||
5 | 42 | Alex Rins | Suzuki | 23 | 41'51.137 | 7.907 | 0.022 | 172.9 | 11 | ||
6 | 35 | Cal Crutchlow | Honda | 23 | 41'52.350 | 9.120 | 1.213 | 172.8 | 10 | ||
7 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati | 23 | 41'54.128 | 10.898 | 1.778 | 172.7 | 9 | ||
8 | 25 | Maverick Viñales | Yamaha | 23 | 41'54.290 | 11.060 | 0.162 | 172.7 | 8 | ||
9 | 19 | Alvaro Bautista | Ducati | 23 | 41'54.384 | 11.154 | 0.094 | 172.7 | 7 | ||
10 | 5 | Johann Zarco | Yamaha | 23 | 42'00.874 | 17.644 | 6.490 | 172.2 | 6 | ||
11 | 44 | Pol Espargaro | KTM | 23 | 42'03.486 | 20.256 | 2.612 | 172.0 | 5 | ||
12 | 55 | Hafizh Syahrin | Yamaha | 23 | 42'05.665 | 22.435 | 2.179 | 171.9 | 4 | ||
13 | 53 | Tito Rabat | Ducati | 23 | 42'05.694 | 22.464 | 0.029 | 171.9 | 3 | ||
14 | 38 | Bradley Smith | KTM | 23 | 42'05.725 | 22.495 | 0.031 | 171.9 | 2 | ||
15 | 21 | Franco Morbidelli | Honda | 23 | 42'09.874 | 26.644 | 4.149 | 171.6 | 1 | ||
16 | 93 | Marc Marquez | Honda | 23 | 42'22.541 | 39.311 | 12.667 | 170.8 | |||
17 | 10 | Xavier Simeon | Ducati | 23 | 42'44.441 | 1'01.211 | 21.900 | 169.3 | |||
18 | 30 | Takaaki Nakagami | Honda | 18 | 42'34.319 | 5 voltas | 5 voltas | 133.0 | |||
dnf | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia | 19 | 34'44.756 | 4 voltas | 172.0 | ||||
dnf | 43 | Jack Miller | Ducati | 1 | 1'56.650 | 22 voltas | 18 voltas | 161.8 | |||
dnf | 12 | Thomas Luthi | Honda | 1 | 1'59.032 | 22 voltas | 2.382 | 158.6 | |||
dnf | 26 | Dani Pedrosa | Honda | 0 | |||||||
dnf | 17 | Karel Abraham | Ducati | 0 | |||||||
dnf | 45 | Scott Redding | Aprilia | 0 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.