MotoGP: Bagnaia segura Quartararo e vence corrida de San Marino
Italiano da Ducati fez a pole position, manteve a liderança durante toda a prova e levou a melhor sobre o francês, que se aproximou nas últimas voltas
Francesco Bagnaia liderou de ponta a ponta e resistiu aos ataques de Fabio Quartararo nas últimas voltas para garantir a vitória na etapa de San Marino da MotoGP, disputada neste domingo (19). O italiano da Ducati largou de pneus macios, abriu vantagem sobre o pelotão no começo da prova e viu o rival se aproximar nas últimas voltas, mas manteve a posição.
É o segundo triunfo consecutivo em 2021 e também da carreira do piloto, que ganha fôlego na briga pelo campeonato ao reduzir a vantagem do francês para 48 pontos. Joan Mir, terceiro colocado no mundial, terminou em sexto e perdeu terreno.
A corrida
Bagnaia e Jack Miller optaram por começar de pneus macios, enquanto Quartararo foi de médios. O italiano manteve a liderança na largada enquanto o australiano chegou a perder a posição para o francês na primeira curva, mas recuperou logo depois.
Pecco aumentou a vantagem e já abria 1s5 do pelotão após as primeiras voltas. A disputa mais próxima era pelo terceiro lugar, com Jorge Martín pressionando o líder do campeonato e conseguindo tomar a posição depois de três tentativas.
Restando 25 voltas, o espanhol caiu na Curva 14 e caiu para o fundo do pelotão. Apesar de ter conseguido retornar à pista, ficou de fora da briga pelo pódio.
Mais atrás, Enea Bastianini superava Aleix Esparagaró e assumia o quinto lugar, enquanto Marc Márquez se mantinha em quarto e tentava buscar Quartararo após a queda de Martín. No entanto, ele teve que se preocupar mais com o jovem italiano, que o atacou e fez a ultrapassagem pouco depois.
Quartararo aproveitou um erro de Miller na oitava volta para se aproximar do australiano e disputar a segunda colocação, enquanto Bagnaia já abria 2s6 na liderança. Bastianini, em quarto, aparecia a 2s7 do top 3.
Martín abandonou na 12ª volta após levar duas punições de volta longa quase consecutivas por cortar caminho. Fim de corrida para o espanhol. Na frente, o líder do campeonato marcou o melhor tempo da prova e colou em Miller. O francês levou a melhor na disputa e assumiu a segunda colocação no 14º giro.
Bastianini fez a melhor volta e aproveitou a disputa dos dois para chegar perto e trazer Marc Márquez e Alex Rins com ele. Na aproximação, o espanhol da Suzuki ultrapassou seu compatriota e assumiu a quinta colocação. No entanto, caiu e o hexacampeão recuperou o posto.
Enquanto isso, o jovem italiano já estava a cerca de quatro décimos de Miller e começou a caçá-lo pela terceira posição. Não demorou muito para ele conseguir o movimento e entrar no top 3.
Restando seis voltas, Quartararo começou a reduzir a diferença e em poucos giros ficou a pouco mais de um segundo. Com três para o final, a vantagem de Bagnaia caiu para cinco décimos e os dois estavam juntos na pista.
Apesar de próximo, o francês não conseguiu o ataque e o italiano se segurou na liderança para vencer a segunda corrida seguida. Bastianini completou o pódio em terceiro.
Classificação final
Cla | # | Piloto | Moto | Tempo | Diferença | Km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati | 1'31.065 | 167.142 | ||
2 | 43 | Jack Miller | Ducati | 1'31.314 | 0.249 | 166.686 | |
3 | 20 | Fabio Quartararo | Yamaha | 1'31.367 | 0.302 | 166.589 | |
4 | 89 | Jorge Martín | Ducati | 1'31.663 | 0.598 | 166.051 | |
5 | 5 | Johann Zarco | Ducati | 1'31.836 | 0.771 | 165.738 | |
6 | 44 | Pol Espargaro | Honda | 1'31.923 | 0.858 | 165.582 | |
7 | 93 | Marc Marquez | Honda | 1'31.935 | 0.870 | 165.560 | |
8 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia | 1'31.937 | 0.872 | 165.556 | |
9 | 42 | Alex Rins | Suzuki | 1'32.017 | 0.952 | 165.412 | |
10 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia | 1'32.121 | 1.056 | 165.226 | |
11 | 36 | Joan Mir | Suzuki | 1'32.426 | 1.361 | 164.680 | |
12 | 23 | Enea Bastianini | Ducati | 1'32.461 | 1.396 | 164.618 | |
13 | 30 | Takaaki Nakagami | Honda | 1'32.210 | 1.145 | 165.066 | |
14 | 51 | Michele Pirro | Ducati | 1'32.287 | 1.222 | 164.928 | |
15 | 10 | Luca Marini | Ducati | 1'32.289 | 1.224 | 164.925 | |
16 | 21 | Franco Morbidelli | Yamaha | 1'32.296 | 1.231 | 164.912 | |
17 | 33 | Brad Binder | KTM | 1'32.427 | 1.362 | 164.679 | |
18 | 6 | Stefan Bradl | Honda | 1'32.439 | 1.374 | 164.657 | |
19 | 73 | Alex Marquez | Honda | 1'32.476 | 1.411 | 164.591 | |
20 | 27 | Iker Lecuona | KTM | 1'32.481 | 1.416 | 164.582 | |
21 | 88 | Miguel Oliveira | KTM | 1'32.821 | 1.756 | 163.980 | |
22 | 9 | Danilo Petrucci | KTM | 1'32.891 | 1.826 | 163.856 | |
23 | 46 | Valentino Rossi | Yamaha | 1'32.967 | 1.902 | 163.722 | |
24 | 4 | Andrea Dovizioso | Yamaha | 1'33.098 | 2.033 | 163.492 |
Saiba como F1 na BAND vem AMEAÇANDO GLOBO e quais GPs de MAIOR e MENOR audiência em 2021
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton x Verstappen na F1
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.