MotoGP: Como a Gresini realizou uma 'operação de resgate' com Álex Márquez
Em três anos, espanhol deixou de não ter vaga na categoria para uma Ducati com status de fábrica

Álex Márquez estava a um passo de ser forçado a deixar a MotoGP em 2023, sem nenhuma opção na mesa, até que Nadia Padovani, proprietária da Gresini Racing, decidiu apostar nele.
A trajetória de Márquez tem sido uma montanha-russa. Um início explosivo o coroou campeão da Moto3 apenas em sua segunda temporada completa (2014). Em seguida, veio a verificação da realidade dos primeiros anos na Moto2, antes de ele finalmente se destacar em 2019, conquistando o título da classe intermediária. A carreira na MotoGP foi igualmente cheia de altos e baixos - estreando na Honda em 2020, antes de pular para a Ducati em 2023, onde apenas dois anos depois agora se encontra no caminho para terminar em segundo lugar, logo atrás do irmão Marc Márquez.
E, embora Álex tenha feito sua parte, não há dúvida de que o maior responsável por essa transformação é Padovani. Quando ninguém mais estava disposto a correr o risco, ela o fez, o que salvou a carreira dele. Sem a intervenção da esposa do falecido Fausto Gresini, é muito provável que o piloto que corre com o número 73 nem sequer estivesse no grid da MotoGP hoje.
A primeira temporada do jovem Márquez na categoria rainha foi definida pela COVID e pela ausência de Marc na garagem da Honda que compartilhavam, após a brutal lesão no ombro do irmão em Jerez. O peso de tudo isso foi difícil de carregar para Álex, que se mudou para a equipe satélite LCR Honda em 2021. Mas ele não conseguiu igualar sua promissora temporada de estreia, na qual foi ao pódio duas vezes e, em meados de 2022, estava enfrentando o impensável: nenhuma vaga na MotoGP para 2023.
Com as férias de verão e o mercado de pilotos em alta, Márquez viu um rival atrás do outro definir seu futuro. Ele admite que a incerteza o deixou ansioso: "Estávamos em Sachsenring e eu não tinha equipe para 2023. Tudo estava se fechando e eu não tinha lugar na MotoGP. Não era só porque eu estava preocupado, eu estava ansioso. Eu já havia conversado com Marc e com meus pais. Se nada acontecesse, eu voltaria para casa, pelo menos por um ano. Claro, havia outros campeonatos, mas eu queria estar aqui [MotoGP]".
Foi quando a aposta pessoal de Padovani mudou tudo: "Graças a isso, estou na posição em que estou agora. Quando você entra na Gresini, entende por que essa equipe funciona tão bem. Nadia é a chefe e está envolvida em todas as decisões. Não é apenas a minha equipe - é a minha família".

Nadia Padovani, Gresini Racing
Foto de: Alexander Trienitz
Por respeito, ele promete não dar ouvidos a ofertas de outros lugares até que a Gresini coloque suas cartas na mesa para 2027. "Sei que, se continuar tendo bom desempenho, no próximo ano terei muitas opções. Mas nunca falarei com outras equipes enquanto estiver aqui, por causa do respeito que eles demonstraram por mim", disse.
Se há uma coisa que Marc Márquez mais destaca em seu irmão mais novo é sua força mental, algo vital para alguém que passou toda a sua carreira vivendo à sombra de um dos maiores pilotos de todos os tempos.
Os irmãos já dividiram a garagem duas vezes. Primeiro em 2020, com a HRC, embora a lesão no braço de Marc em Jerez, que acabou com a temporada, tenha interrompido o trabalho, e novamente no ano passado, na Gresini, quando Padovani conseguiu mais um resgate, dessa vez trazendo Marc após sua separação da Honda.
Por causa dessas experiências, Álex sabe melhor do que ninguém o efeito que Marc tem quando chega a uma garagem, algo que Francesco Bagnaia está experimentando agora em primeira mão na equipe de fábrica da Ducati em 2025.
"Você está em uma garagem onde foi o principal por anos e, de repente, esse tsunami chamado Marc aparece, com tudo o que vem com ele e a pressão que isso gera. Ele tem essa aura, é um líder natural", explicou Álex. "Você acha que já está sob o mais alto nível de pressão, mas aí o Marc chega e a coisa vai para outra dimensão. Você tem que estar realmente preparado para lidar com isso. Mas não acho que o problema do Pecco seja esse. Eu o vejo como mentalmente muito forte".
Liberty DESRESPEITA MotoGP? MARC MÁRQUEZ rumo ao título. ÁLEX promovido IRRITA ROSSI? Diogo Moreira!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.