MotoGP detalha novo formato de fim de semana com introdução das sprints
Categoria rainha perde uma sessão de treinos livres, reduzindo o tempo de pista dos pilotos
Após anunciar no ano passado a implementação das corridas sprints em todas as etapas da temporada 2023, a MotoGP divulgou nesta quarta-feira os horários do fim de semana e detalhes do novo formato e alterações ao programa.
Nos tempos-base, previstos para os GPs da Europa, a categoria anunciou que as sessões da Moto2 e da Moto3 acontecerão levemente mais cedo do que em anos anteriores. A outra mudança diz respeito às sessões de aquecimento, que acontecerão apenas com a MotoGP aos domingos.
A MotoGP anunciou ainda que os fãs terão mais tempo pela manhã para se aproximar dos pilotos. Às 10h acontecerá o desfile, onde os pilotos darão voltas pela pista para terem contato com os espectadores, terminando com o "Hero Walk", antes da corrida da Moto3 às 11h.
A programação dos finais de semana de MotoGP* :
Sexta-feira | |||
Horário | Sessão | Categoria | Duração |
09h00 - 09h35 | Treino Livre 1 | Moto3 | 35 minutos |
09h50 - 10h30 | Treino Livre 1 | Moto2 | 40 minutos |
10h45 - 11h30 | Treino Livre 1 | MotoGP | 45 minutos |
13h15 - 13h50 | Treino Livre 2 | Moto3 | 35 minutos |
14h05 - 14h45 | Treino Livre 2 | Moto2 | 40 minutos |
15h00 - 16h00 | Treino Livre 2 | MotoGP | 01 hora |
Sábado | |||
08h40 - 09h10 | Treino Livre 3 | Moto3 | 30 minutos |
09h25 - 09h55 | Treino Livre 3 | Moto2 | 30 minutos |
10h10 - 10h40 | Treino Livre 3 | MotoGP | 30 minutos |
10h50 - 11h05 | Classificação - Q1 | MotoGP | 15 minutos |
11h15 - 11h30 | Classificação - Q2 | MotoGP | 15 minutos |
12h50 - 13h05 | Classificação - Q1 | Moto3 | 15 minutos |
13h15 - 13h30 | Classificação - Q2 | Moto3 | 15 minutos |
13h45 - 14h00 | Classificação - Q1 | Moto2 | 15 minutos |
14h10 - 14h25 | Classificação - Q2 | Moto2 | 15 minutos |
15h00 | Corrida Sprint | MotoGP | |
Domingo | |||
09h45 - 09h55 | Aquecimento | MotoGP | 10 minutos |
11h00 | Corrida | Moto3 | |
12h15 | Corrida | Moto2 | |
14h00 | Corrida | MotoGP |
*Programação tendo como base os GPs europeus
Uma corrida a mais e uma sessão de treinos a menos
Como já sabíamos, as corridas sprint, com metade da duração de um GP de domingo, acontecerá na tarde de sábado. Ela ocupará a vaga que pertencia à classificação nos GPs europeus: 15h, jogando o quali para o fm da manhã e causando a eliminação do quarto treino livre.
As duas sessões de sexta-feira terão uma duração combinada de 1h45min em vez de 1h30min, sendo as únicas que contarão para a formação dos grupos da classificação. Já o TL3 assumirá a função do TL4, acontecendo minutos antes do início do quali.
A corrida da MotoGP no domingo terá ainda um warm-up de dez minutos de duração, que deixará de existir para as demais categorias.
No total, os pilotos da MotoGP terão 02h55min de tempo de pista entre treinos, treinos livres, classificação e aquecimento, contra 03h55min até o ano passado.
Já as Motos 2 e 3, que não disputam a sprint e perdem o aquecimento, o tempo de pista cai de 02h40min para 02h10min na Moto3 e de 02h40min para 02h20min na Moto2. A duração das corridas será reduzida "para alinhar com outras competições de máquinas semelhantes", indo para 36min na Moto2 e 34min na Moto3.
Outra mudança: durante os GPs da Europa, as sessões da MotoGP serão sempre as últimas, depois da Moto3 e Moto2, sem serem intercaladas como no ano passado, para poder organizar uma cerimônia de pódio mais longa, permitindo a invasão da pista pelo público.
A sprint da MotoGP seguirá um procedimento de grid de apenas 15 minutos. A ordem de largada será determinada pela classificação, assim como o GP do domingo. Já a cerimônia de pódio será mais informal, permitindo a aproximação dos pilotos dos fãs.
Quanto aos pontos, eles serão atribuídos com base na seguinte escala:
- 1ª posição : 12 pontos
- 2ª posição: 9 pontos
- 3ª posição: 7 pontos
- 4ª posição: 6 pontos
- 5ª posição: 5 pontos
- 6ª posição: 4 pontos
- 7ª posição: 3 pontos
- 8ª posição: 2 pontos
- 9ª posição: 1 ponto
Já a distribuição de pontos no domingo segue inalterada, com os 15 primeiros colocados pontuando na seguinte ordem: 25 / 20 / 16 / 13 / 11 / 10 / 9 / 8 / 7 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2 / 1.
Como NASCE um carro da F1? RICO PENTEADO explica e revela detalhes sobre TÚNEL DE VENTO e CFD; veja
Podcast #215 - Novo chefe da Ferrari erra ou acerta nos primeiros atos?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.