MotoGP: Marc e Álex Márquez falam sobre duelo dos irmãos pelo título de 2025

Hexacampeão afirma que irmão mais novo é um dos rivais mais duros que já teve

Marc und Alex Marquez über ihr Bruderduell: "Kennen uns jetzt besser"

A briga pelo título de 2025 da MotoGP é uma disputa fraternal. Correndo juntos há anos na categoria rainha, inclusive como companheiros de equipe, Marc e Álex Márquez são os grandes protagonistas deste ano, ocupando sempre as primeiras posições do Mundial. Agora, eles abrem o jogo sobre como que essa disputa interfere no relacionamento dos espanhóis.

Leia também:

O hexacampeão afirma que não vê mais seu irmão apenas como um familiar no grid, mas sim como um sério rival: "Ele é meu principal desafiante no campeonato no momento", disse.

O duelo com seu próprio irmão é especial, mas não há respiros: "Ele é extremamente consistente. Não é que às vezes ele seja melhor, às vezes pior, ele está sempre lá. Isso força você a pilotar de forma absolutamente impecável todo fim de semana".

Álex quer marcar pontos com consistência

O líder do mundial admite que Álex deu um passo significativo nesta temporada, assim como fez na Moto3 e na Moto2. "Quando ele tem o pacote certo, ele é super rápido. E este ano, com a moto 2024, ele foi rápido desde o início. Você pôde ver isso logo de cara quando ele testou em Montmeló".

Por sua vez, Álex responde à pergunta sobre o duelo de irmãos com um objetivo claro: luta pelo título, mas com realismo. "Marc é oito vezes campeão mundial, e não é por acaso. Ele está com a moto de fábrica, enquanto eu estou com o modelo do ano passado de uma equipe cliente. Não podemos esquecer isso".

No entanto, ele não se considera em desvantagem, mas está confiando em sua maior força: a consistência. "Tento tirar o máximo proveito de cada fim de semana, não cometo erros e, se houver a oportunidade de vencê-lo, eu ataco".

Aprendendo ainda mais uns com os outros como rivais

É particularmente importante para ele o fato de ser o único piloto até agora a vencer Marc em uma sprint. "Se você está sempre em segundo e o vencedor continua mudando, isso pode ser frustrante. Mas quando o primeiro piloto é consistentemente o melhor, você tem que reconhecer isso. Eu faço tudo o que posso e, às vezes, isso é P2".

Alex Marquez

Os irmãos Marquez já dividiram o pódio várias vezes nesta temporada

Foto: Gresini

Mas isso não significa que ele esteja satisfeito com isso: "Vou esperar pela minha chance e, quando ela chegar, serei agressivo." O piloto da Gresini atribui o fato de a dinâmica entre os irmãos ter mudado à experiência crescente deles.

"Nós nos conhecemos melhor agora. No início da temporada, ainda era um processo de sentir. O que ele vai fazer, o que eu vou fazer? Agora sabemos mais um sobre o outro, estamos na pista juntos com mais frequência. Sabemos melhor em quais áreas o outro é mais forte. Isso faz com que seja mais natural e fácil atacar um ao outro".

Marc: "Um dos meus adversários mais difíceis"

Mais uma vez, Álex rejeita firmemente as críticas de que não ataca seu irmão o suficiente. "Se um piloto é mais rápido, você não pode ultrapassá-lo. É simples assim. É tão simples quanto isso. Eu ataco quando posso, mas faço minha própria corrida. E, no final, veremos o que acontece", explica ele.

Marc enfatiza que está atualmente em uma de suas melhores fases como piloto. Ele está ainda mais satisfeito com o fato de Álex estar lutando em igualdade de condições com ele: "Ele é um dos adversários mais difíceis da minha carreira. Rápido, consistente e forte em todas as pistas. Este é um momento especial para mim e para toda a nossa família".

GUTO NEJAIM e FAUSTO MACIEIRA: Márquez x Valentino, MANIAS da DUPLA, 'causos' e MUITA RESENHA!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST traz GUTO NEJAIM para um REENCONTRO HISTÓRICO com FAUSTO MACIEIRA

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Juliane Ziegengeist
MotoGP
Marc Marquez
Alex Marquez
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP - Martín fala sobre teste privado em Barcelona: "Quatro voltas e parece que fiz uma corrida"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros