MotoGP GP da Áustria

MotoGP: Martín pede mudança de penalidades de voltas longas após sprint na Áustria

Frustrado por ser penalizado, apesar de perder tempo saindo da pista, Martín acha que é hora de reavaliar a regra da volta longa na MotoGP

Jorge Martin, Pramac Racing

O piloto da Pramac, Jorge Martín, pediu que a regra de voltas longas da MotoGP seja repensada depois de receber uma penalidade por cortar a chicane no sprint do GP da Áustria neste sábado (17).

Martín estava liderando a corrida sprint, quando passou por cima da Curva 2 e teve que sair para a estrada de escape, antes de voltar à pista na segunda posição, atrás da Ducati de Francesco Bagnaia.

Leia também:

Em fala após a corrida, Martín achou "injusto" que os pilotos sejam penalizados por passar por cima de Bagnaia dessa maneira, quando já perderam tempo ao sair da pista.

"Certamente, a regra deveria ser revisada", disse ele à emissora espanhola DAZN. "Teria sido uma corrida mais divertida e espetacular".

Embora ele tenha diminuído a velocidade e perdido uma posição por causa do erro, dados mostraram que ele não perdeu um segundo no mesmo setor, conforme exigido pelas regras, o que levou os comissários de pista a aplicar uma penalidade de volta longa.

O piloto de 26 anos estava apenas alguns décimos atrás de Bagnaia quando finalmente fez o loop na saída da Curva 4, mas isso o deixou em terceiro lugar, quase quatro segundos atrás de seu rival pelo título.

A queda de Marc Marquéz, da Gresini, o levou para a segunda posição, mas ele não teve chance de recuperar o terreno perdido e atacar Bagnaia, que conquistou sua terceira vitória em sprints do ano e se igualou a ele no topo da classificação do campeonato. Sobre a disputa por dois candidatos ao título, esperava que deixassem os dois rivais lutarem pela liderança diretamente.

"Acho que eu poderia ter lutado com Pecco, eu estava esperando algumas voltas para entrar com a regra de pressão". "No final, há muitas coisas para se pensar ao mesmo tempo. E quando eu quis atacar, fui direto e eles me mandaram para a volta longa".

Jorge Martin, Pramac Racing

Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Tendo perdido tempo [ao sair da pista], não acho justo [receber uma penalidade por isso]. Se você já perdeu tempo, não sei qual é a necessidade [da penalidade]".

"Não é que eu esteja indo direto porque quero, é que estou indo direto porque estou no limite em uma briga. Nessa circunstância, talvez eu esteja perdendo tempo..."

"Talvez [a melhor coisa] seja deixar a corrida correr e pelo menos desfrutar de uma boa luta".

Martín e Bagnaia já haviam trocado de posição várias vezes na volta inicial, mas o duelo terminou quando o espanhol acelerou demais na descida para a Curva 2 e foi forçado a seguir em frente.

Os comissários de bordo lhe entregaram oficialmente a sanção na quinta volta, que ele cumpriu devidamente na oitava volta - retornando à pista logo à frente de Aleix Espargaró, da Aprilia.

Martín afirmou que teria continuado normalmente e não teria ficado atrás de Bagnaia propositalmente se soubesse que receberia uma penalidade.

"Justo ou não justo, no final das contas é o que é", disse ele. "Hoje foi um dia com complicações. Dei o meu melhor nessa situação". "No final, fui um pouco longo [na curva 2] porque também não tinha muito espaço com Pecco, e até o deixei passar".

"Não fiz o 'atalho' rápido, apenas perdi a posição para Pecco. Mesmo assim, houve uma penalidade de uma volta longa". "Se eu soubesse, teria ficado em primeiro e esperado a penalidade. Mas foi assim que aconteceu".

Bagnaia tem um forte histórico no Red Bull Ring, tendo vencido duas das últimas edições do GP da Áustria em 2022 e 2023. Martín levou a melhor sobre ele no treino classificatório, batendo-o na pole position, mas foi Bagnaia quem saiu na frente na sprint.

Depois de concluir que está mais perto de Bagnaia do que muitos esperavam, ele acredita que tem a velocidade necessária para desafiar o bicampeão na corrida de domingo.

"Acho que salvei a corrida, ser o segundo colocado com essas complicações foi bom", disse ele.

"A volta longa foi muito próxima do limite. Houve um momento em que pensei que ia sair e que até teria outro. Mas consegui salvá-la".

"Outro segundo lugar, que na realidade teria sido o terceiro". "Mas acho que, sem a volta longa, tenho potencial para brigar com Pecco amanhã", conclui.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Volta Tempo Intervalo km/h
1 Italy F. Bagnaia Ducati Team 1 Ducati 2

1'28.782

  175.413
2 Spain M. Marquez Gresini Racing 93 Ducati 2

+0.251

1'29.033

0.251 174.919
3 Spain J. Martin Pramac Racing 89 Ducati 4

+0.269

1'29.051

0.018 174.884
4 Spain A. Espargaro Aprilia Racing Team 41 Aprilia 2

+0.386

1'29.168

0.117 174.654
5 Italy F. Morbidelli Pramac Racing 21 Ducati 2

+0.825

1'29.607

0.439 173.798
6 Italy E. Bastianini Ducati Team 23 Ducati 3

+0.910

1'29.692

0.085 173.634
7 Australia J. Miller Red Bull KTM Factory Racing 43 KTM 2

+0.976

1'29.758

0.066 173.506
8 Italy M. Bezzecchi Team VR46 72 Ducati 3

+1.014

1'29.796

0.038 173.433
9 South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 2

+1.020

1'29.802

0.006 173.421
10 Spain P. Espargaro Red Bull KTM Factory Racing 44 KTM 2

+1.099

1'29.881

0.079 173.269
11 Spain M. Viñales Aprilia Racing Team 12 Aprilia 6

+1.225

1'30.007

0.126 173.026
12 Portugal M. Oliveira Trackhouse Racing Team 88 Aprilia 3

+1.242

1'30.024

0.017 172.993
13 Spain A. Marquez Gresini Racing 73 Ducati 5

+1.265

1'30.047

0.023 172.949
14 Spain P. Acosta Tech 3 31 KTM 3

+1.308

1'30.090

0.043 172.867
15 France F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP 20 Yamaha 6

+1.363

1'30.145

0.055 172.761
16 Spain R. Fernandez Trackhouse Racing Team 25 Aprilia 7

+1.699

1'30.481

0.336 172.120
17 France J. Zarco LCR Honda 5 Honda 5

+1.713

1'30.495

0.014 172.093
18 Spain J. Mir Repsol Honda Team 36 Honda 4

+1.756

1'30.538

0.043 172.011
19 Italy L. Marini Repsol Honda Team 10 Honda 6

+1.877

1'30.659

0.121 171.782
20 Italy L. Savadori Aprilia Racing Team 32 Aprilia 6

+2.072

1'30.854

0.195 171.413
21 Japan T. Nakagami LCR Honda 30 Honda 3

+2.080

1'30.862

0.008 171.398
22 Spain A. Fernandez Tech 3 37 KTM 6

+2.140

1'30.922

0.060 171.285
23 Spain A. Rins Movistar Yamaha MotoGP 42 Yamaha 6

+2.147

1'30.929

0.007 171.272
24 Germany S. Bradl HRC Test Team 6 Honda 3

+2.647

1'31.429

0.500 170.335

Rossi DETONA escolha por Márquez: Ducati vai PAGAR CARO? Pramac encaminha contratação | ARENA CROSS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST analisa declaração polêmica de Rossi sobre Márquez e Ducati

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Bagnaia vence com folga sprint da Áustria com Martín em 2º e empatam no Mundial
Próximo artigo MotoGP: "Otimismo" de Marquéz causou queda e perda de "pódio fácil" na sprint da Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil