MotoGP: Martín pede mudança de penalidades de voltas longas após sprint na Áustria
Frustrado por ser penalizado, apesar de perder tempo saindo da pista, Martín acha que é hora de reavaliar a regra da volta longa na MotoGP
O piloto da Pramac, Jorge Martín, pediu que a regra de voltas longas da MotoGP seja repensada depois de receber uma penalidade por cortar a chicane no sprint do GP da Áustria neste sábado (17).
Martín estava liderando a corrida sprint, quando passou por cima da Curva 2 e teve que sair para a estrada de escape, antes de voltar à pista na segunda posição, atrás da Ducati de Francesco Bagnaia.
Em fala após a corrida, Martín achou "injusto" que os pilotos sejam penalizados por passar por cima de Bagnaia dessa maneira, quando já perderam tempo ao sair da pista.
"Certamente, a regra deveria ser revisada", disse ele à emissora espanhola DAZN. "Teria sido uma corrida mais divertida e espetacular".
Embora ele tenha diminuído a velocidade e perdido uma posição por causa do erro, dados mostraram que ele não perdeu um segundo no mesmo setor, conforme exigido pelas regras, o que levou os comissários de pista a aplicar uma penalidade de volta longa.
O piloto de 26 anos estava apenas alguns décimos atrás de Bagnaia quando finalmente fez o loop na saída da Curva 4, mas isso o deixou em terceiro lugar, quase quatro segundos atrás de seu rival pelo título.
A queda de Marc Marquéz, da Gresini, o levou para a segunda posição, mas ele não teve chance de recuperar o terreno perdido e atacar Bagnaia, que conquistou sua terceira vitória em sprints do ano e se igualou a ele no topo da classificação do campeonato. Sobre a disputa por dois candidatos ao título, esperava que deixassem os dois rivais lutarem pela liderança diretamente.
"Acho que eu poderia ter lutado com Pecco, eu estava esperando algumas voltas para entrar com a regra de pressão". "No final, há muitas coisas para se pensar ao mesmo tempo. E quando eu quis atacar, fui direto e eles me mandaram para a volta longa".
Jorge Martin, Pramac Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
"Tendo perdido tempo [ao sair da pista], não acho justo [receber uma penalidade por isso]. Se você já perdeu tempo, não sei qual é a necessidade [da penalidade]".
"Não é que eu esteja indo direto porque quero, é que estou indo direto porque estou no limite em uma briga. Nessa circunstância, talvez eu esteja perdendo tempo..."
"Talvez [a melhor coisa] seja deixar a corrida correr e pelo menos desfrutar de uma boa luta".
Martín e Bagnaia já haviam trocado de posição várias vezes na volta inicial, mas o duelo terminou quando o espanhol acelerou demais na descida para a Curva 2 e foi forçado a seguir em frente.
Os comissários de bordo lhe entregaram oficialmente a sanção na quinta volta, que ele cumpriu devidamente na oitava volta - retornando à pista logo à frente de Aleix Espargaró, da Aprilia.
Martín afirmou que teria continuado normalmente e não teria ficado atrás de Bagnaia propositalmente se soubesse que receberia uma penalidade.
"Justo ou não justo, no final das contas é o que é", disse ele. "Hoje foi um dia com complicações. Dei o meu melhor nessa situação". "No final, fui um pouco longo [na curva 2] porque também não tinha muito espaço com Pecco, e até o deixei passar".
"Não fiz o 'atalho' rápido, apenas perdi a posição para Pecco. Mesmo assim, houve uma penalidade de uma volta longa". "Se eu soubesse, teria ficado em primeiro e esperado a penalidade. Mas foi assim que aconteceu".
Bagnaia tem um forte histórico no Red Bull Ring, tendo vencido duas das últimas edições do GP da Áustria em 2022 e 2023. Martín levou a melhor sobre ele no treino classificatório, batendo-o na pole position, mas foi Bagnaia quem saiu na frente na sprint.
Depois de concluir que está mais perto de Bagnaia do que muitos esperavam, ele acredita que tem a velocidade necessária para desafiar o bicampeão na corrida de domingo.
"Acho que salvei a corrida, ser o segundo colocado com essas complicações foi bom", disse ele.
"A volta longa foi muito próxima do limite. Houve um momento em que pensei que ia sair e que até teria outro. Mas consegui salvá-la".
"Outro segundo lugar, que na realidade teria sido o terceiro". "Mas acho que, sem a volta longa, tenho potencial para brigar com Pecco amanhã", conclui.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Volta | Tempo | Intervalo | km/h | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | F. Bagnaia Ducati Team | 1 | Ducati | 2 |
1'28.782 |
175.413 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | M. Marquez Gresini Racing | 93 | Ducati | 2 |
+0.251 1'29.033 |
0.251 | 174.919 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | J. Martin Pramac Racing | 89 | Ducati | 4 |
+0.269 1'29.051 |
0.018 | 174.884 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | A. Espargaro Aprilia Racing Team | 41 | Aprilia | 2 |
+0.386 1'29.168 |
0.117 | 174.654 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | F. Morbidelli Pramac Racing | 21 | Ducati | 2 |
+0.825 1'29.607 |
0.439 | 173.798 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | E. Bastianini Ducati Team | 23 | Ducati | 3 |
+0.910 1'29.692 |
0.085 | 173.634 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | J. Miller Red Bull KTM Factory Racing | 43 | KTM | 2 |
+0.976 1'29.758 |
0.066 | 173.506 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | M. Bezzecchi Team VR46 | 72 | Ducati | 3 |
+1.014 1'29.796 |
0.038 | 173.433 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | B. Binder Red Bull KTM Factory Racing | 33 | KTM | 2 |
+1.020 1'29.802 |
0.006 | 173.421 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | P. Espargaro Red Bull KTM Factory Racing | 44 | KTM | 2 |
+1.099 1'29.881 |
0.079 | 173.269 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | M. Viñales Aprilia Racing Team | 12 | Aprilia | 6 |
+1.225 1'30.007 |
0.126 | 173.026 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | M. Oliveira Trackhouse Racing Team | 88 | Aprilia | 3 |
+1.242 1'30.024 |
0.017 | 172.993 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | A. Marquez Gresini Racing | 73 | Ducati | 5 |
+1.265 1'30.047 |
0.023 | 172.949 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | P. Acosta Tech 3 | 31 | KTM | 3 |
+1.308 1'30.090 |
0.043 | 172.867 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP | 20 | Yamaha | 6 |
+1.363 1'30.145 |
0.055 | 172.761 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | R. Fernandez Trackhouse Racing Team | 25 | Aprilia | 7 |
+1.699 1'30.481 |
0.336 | 172.120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | J. Zarco LCR Honda | 5 | Honda | 5 |
+1.713 1'30.495 |
0.014 | 172.093 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | J. Mir Repsol Honda Team | 36 | Honda | 4 |
+1.756 1'30.538 |
0.043 | 172.011 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | L. Marini Repsol Honda Team | 10 | Honda | 6 |
+1.877 1'30.659 |
0.121 | 171.782 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | L. Savadori Aprilia Racing Team | 32 | Aprilia | 6 |
+2.072 1'30.854 |
0.195 | 171.413 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | T. Nakagami LCR Honda | 30 | Honda | 3 |
+2.080 1'30.862 |
0.008 | 171.398 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | A. Fernandez Tech 3 | 37 | KTM | 6 |
+2.140 1'30.922 |
0.060 | 171.285 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23 | A. Rins Movistar Yamaha MotoGP | 42 | Yamaha | 6 |
+2.147 1'30.929 |
0.007 | 171.272 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
24 | S. Bradl HRC Test Team | 6 | Honda | 3 |
+2.647 1'31.429 |
0.500 | 170.335 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Rossi DETONA escolha por Márquez: Ducati vai PAGAR CARO? Pramac encaminha contratação | ARENA CROSS
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST analisa declaração polêmica de Rossi sobre Márquez e Ducati
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.