Recomendado para você

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition
Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana

Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana
Últimas notícias

MotoGP - Quartararo culpa Yamaha por ano problemático: "Enquanto os outros avançavam, ficamos estagnados"

Se francês foi mais político na coletiva de imprensa, nas entrevistas individuais traçou críticas à inação da montadora e a falta de apoio dos demais pilotos da Yamaha

Fabio Quartararo,  Yamaha Factory Racing MotoGP, Lin Jarvis

Pela primeira vez desde o GP de Portugal, em abril, Fabio Quartararo apareceu na coletiva oficial da MotoGP sem ocupar a vaga do meio, separada para o líder do Mundial. Hoje, foi a vez de Francesco Bagnaia, que somou 105 pontos a mais que o francês desde o GP da Holanda em junho. E o atual campeão sabe apontar o dedo para quem é o responsável por essa queda de rendimento.

À direita de Pecco, Quartararo parecia tranquilo, e com uma mensagem muito bem pensada: "Não tenho nada a perder, vou com tudo".

Leia também:

Durante a coletiva, Quartararo apontou a origem de seus problemas, mas tentou não tecer duras críticas à montadora pela assombrosa falta de reação ao longo dos meses, uma inação que é difícil de entender sem estar dentro da garagem.

Mas ele não falou apenas da Yamaha, com duros comentários sobre seu companheiro de equipe, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli: "Se eu sou competitivo, Morbidelli também deveria ser".

Assim que concluída a coletiva, os pilotos partiram para as entrevistas individuais, onde Quartararo foi mais incisivo em seus comentários.

"Para ser sincero, nunca estivemos realmente cômodos, sempre sofremos, mesmo quando ganhamos corridas", disse.

Por primera vez desde Portimao, en abril, Fabio Quartararo no apareció en el centro de la rueda de prensa previa a un gran premio

Por primera vez desde Portimao, en abril, Fabio Quartararo no apareció en el centro de la rueda de prensa previa a un gran premio

Photo by: motogp.com

"Em Barcelona [onde venceu com 6s5 de vantagem para Jorge Martín], nunca pensei que escaparia daquele modo. Na Alemanha [vitória com 5s de diferença para Johann Zarco], meu rendimento foi bom, mas arriscamos com a escolha dos pneus".

"Em Portimão, tivemos condições chuvosas o fim de semana todo e sabemos que terminamos do mesmo modo que começamos. Já de cara, na quarta volta, marquei o recorde da pista. Conseguimos estar no jeito, e isso fez a diferença. Mas na segunda metade da temporada, quando os demais mostraram grande avanço, ficamos estagnados".

Vendo os passos gigantes dados pela Ducati, a progressão da Aprilia e o retorno de Marc Márquez na Honda, a situação da Yamaha parece ir de mal a pior, podendo piorar ainda mais em 2023, já que a montadora contará com apenas as duas motos oficiais, perdendo a RNF para a Aprilia.

"Penso que isso [não ter equipe satélite] não nos penalizará, comparado com o que temos nesse momento. Somos três [pilotos] e isso não nos ajuda em nada. Cal Crutchlow é um piloto de testes, e nunca pude tirar nada de útil de Morbidelli".

A inação da Yamaha e sua falta de capacidade para desenvolver a moto estão no centro dos problemas de Quartararo.

"Claro que culpo a Yamaha. Mas não quero me queixar, nem para eles, nem publicamente. Não quero dizer que a moto não é boa. Sei muito bem que a moto não é rápida, mas preciso colocar na cabeça que é isso que tenho no momento".

A queda da Yamaha veio, coincidentemente, logo após garantir uma renovação com Quartararo até o fim de 2024, em meio a ofertas importantes de outras montadoras. Mas o francês não pensa duas vezes sobre a decisão tomada.

"Não, não me arrependo de nada, porque eles sabiam muito bem que eu estava perto de sair. Mas ao dar esse impulso [renovando], eles mudaram a mentalidade. Eles contrataram engenheiros italianos, estão desenvolvendo mais o motor, então sinto que houve uma mudança. Teremos novidades na próxima temporada".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior MotoGP: Com primeiro 'match point' na Malásia, Bagnaia "começa a sentir pressão" da conquista do título
Próximo artigo MotoGP: Binder é o mais rápido na sexta de treinos na Malásia afetada pela chuva

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros