MotoGP - Quartararo culpa Yamaha por ano problemático: "Enquanto os outros avançavam, ficamos estagnados"
Se francês foi mais político na coletiva de imprensa, nas entrevistas individuais traçou críticas à inação da montadora e a falta de apoio dos demais pilotos da Yamaha
Pela primeira vez desde o GP de Portugal, em abril, Fabio Quartararo apareceu na coletiva oficial da MotoGP sem ocupar a vaga do meio, separada para o líder do Mundial. Hoje, foi a vez de Francesco Bagnaia, que somou 105 pontos a mais que o francês desde o GP da Holanda em junho. E o atual campeão sabe apontar o dedo para quem é o responsável por essa queda de rendimento.
À direita de Pecco, Quartararo parecia tranquilo, e com uma mensagem muito bem pensada: "Não tenho nada a perder, vou com tudo".
Durante a coletiva, Quartararo apontou a origem de seus problemas, mas tentou não tecer duras críticas à montadora pela assombrosa falta de reação ao longo dos meses, uma inação que é difícil de entender sem estar dentro da garagem.
Mas ele não falou apenas da Yamaha, com duros comentários sobre seu companheiro de equipe, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli: "Se eu sou competitivo, Morbidelli também deveria ser".
Assim que concluída a coletiva, os pilotos partiram para as entrevistas individuais, onde Quartararo foi mais incisivo em seus comentários.
"Para ser sincero, nunca estivemos realmente cômodos, sempre sofremos, mesmo quando ganhamos corridas", disse.
Por primera vez desde Portimao, en abril, Fabio Quartararo no apareció en el centro de la rueda de prensa previa a un gran premio
Photo by: motogp.com
"Em Barcelona [onde venceu com 6s5 de vantagem para Jorge Martín], nunca pensei que escaparia daquele modo. Na Alemanha [vitória com 5s de diferença para Johann Zarco], meu rendimento foi bom, mas arriscamos com a escolha dos pneus".
"Em Portimão, tivemos condições chuvosas o fim de semana todo e sabemos que terminamos do mesmo modo que começamos. Já de cara, na quarta volta, marquei o recorde da pista. Conseguimos estar no jeito, e isso fez a diferença. Mas na segunda metade da temporada, quando os demais mostraram grande avanço, ficamos estagnados".
Vendo os passos gigantes dados pela Ducati, a progressão da Aprilia e o retorno de Marc Márquez na Honda, a situação da Yamaha parece ir de mal a pior, podendo piorar ainda mais em 2023, já que a montadora contará com apenas as duas motos oficiais, perdendo a RNF para a Aprilia.
"Penso que isso [não ter equipe satélite] não nos penalizará, comparado com o que temos nesse momento. Somos três [pilotos] e isso não nos ajuda em nada. Cal Crutchlow é um piloto de testes, e nunca pude tirar nada de útil de Morbidelli".
A inação da Yamaha e sua falta de capacidade para desenvolver a moto estão no centro dos problemas de Quartararo.
"Claro que culpo a Yamaha. Mas não quero me queixar, nem para eles, nem publicamente. Não quero dizer que a moto não é boa. Sei muito bem que a moto não é rápida, mas preciso colocar na cabeça que é isso que tenho no momento".
A queda da Yamaha veio, coincidentemente, logo após garantir uma renovação com Quartararo até o fim de 2024, em meio a ofertas importantes de outras montadoras. Mas o francês não pensa duas vezes sobre a decisão tomada.
"Não, não me arrependo de nada, porque eles sabiam muito bem que eu estava perto de sair. Mas ao dar esse impulso [renovando], eles mudaram a mentalidade. Eles contrataram engenheiros italianos, estão desenvolvendo mais o motor, então sinto que houve uma mudança. Teremos novidades na próxima temporada".
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.