Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

Campeão de 2021 atribui queda ao foco da marca japonesa no desenvolvimento da nova M1 com motor V4, abandonando o trabalho em cima do modelo quatro em linha

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Apesar de uma aparente progressão para o início da temporada 2025 da MotoGP, iniciando o campeonato de forma forte, Fabio Quartararo acredita que a Yamaha não deu nenhum "grande passo" com a M1 desde o teste de pós-temporada de Barcelona em 2024.

Leia também:

O campeão de 2021 acha que o desempenho da M1 reduziu porque a Yamaha não conseguiu fazer atualizações significativas na moto desde o início da temporada. Apesar de uma boa sequência próximo da pausa de verão, com três pódios consecutivos e um pódio em Jerez, a marca japonesa vem sofrendo nas últimas corridas, com a Catalunha sendo a última vez em que um dos pilotos da Yamaha conquistou um top 5.

A queda na forma se deve, pelo menos em parte, ao fato de a Yamaha ter mudado o foco para o desenvolvimento de sua M1 com motor V4, que pretende introduzir no próximo ano como substituta de sua atual moto com motor em linha.

"O maior progresso que fizemos para 2025 foi o teste que realizamos em Barcelona em 2024", disse ele. "Experimentamos um novo chassi que nos deu um pouco de direção, mas nesta temporada não demos nenhum grande passo".

"Mudamos um pouco a aerodinâmica, trocamos o motor duas vezes, mas podemos ver que nossa velocidade máxima é muito, muito baixa. No entanto, acho que o maior passo que demos foi em Barcelona, onde descobrimos um pouco mais de sensibilidade na entrada das curvas".

Ele acrescentou: "Vimos que, na verdade, os melhores momentos que tivemos foram no início do ano, nas três corridas de Le Mans, Jerez e Silverstone. Desde então, estamos realmente lutando, mas quero me concentrar em mim mesmo e tentar melhorar como piloto".

A Yamaha está organizando uma série de testes privados em outubro e novembro para melhorar a M1 e aumentar suas perspectivas para a temporada de 2026.

Perguntado se está frustrado com a falta de progresso, Quartararo disse: "No momento, o equipamento que temos definitivamente não nos dá a chance de lutar por um lugar entre os cinco primeiros no campeonato. Precisamos trabalhar nisso, e é por isso que estou pressionando os engenheiros para conseguir uma moto melhor para o próximo ano".

Dúvidas de Quartararo sobre o V4

Augusto Fernandez, Yamaha Factory Racing

Augusto Fernandez, Yamaha Factory Racing

Foto de: Yamaha MotoGP

A Yamaha depositou todas as suas esperanças em seu novo motor V4, tendo avançado com seu desenvolvimento apesar das mudanças de regulamento iminentes em 2027. Quartararo não ficou impressionado com o V4 depois de testá-lo em Misano no mês passado, embora outros pilotos da marca tenham ficado mais animados com seu desempenho.

Embora a M1 com especificação V4 ainda esteja em seus primeiros passos e, portanto, com muito espaço para melhorar, o francês acredita que o modelo em linha atual continua sendo uma escolha melhor por enquanto.

Potencialmente, o projeto de 2026 é o V4, mas, para mim, o potencial do V4 ainda está muito distante do quatro em linha", disse ele. "Sabemos que o projeto está apenas começando e que ainda há muito trabalho a ser feito. Mas, por enquanto, o potencial da nossa moto é maior do que o da V4".

DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação
Próximo artigo Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros