MotoGP revela novo formato de fim de semana com a chegada das sprints em 2023

Proposta da Dorna não teve aceitação unânime pelo paddock da categoria

Francesco Bagnaia, Ducati Team, Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, leads at the start

Foto de: Dorna

Como forma de aumentar o interesse pela categoria, a MotoGP anunciou recentemente a introdução das corridas sprint aos sábados em todas as etapas a partir do próximo ano. E durante a passagem por Aragón, a direção da categoria revelou como ficará o cronograma de um fim de semana do Mundial para acomodar as provas de curta duração.

As sprints distribuirão metade dos pontos de uma corrida normal, sem ter influência no grid de largada da corrida principal do domingo, como é o caso da Fórmula 1.

Leia também:

A proposta não teve aceitação unânime, com Marc Márquez dizendo que o formato tornará a categoria "mais espetacular", enquanto o atual campeão Fabio Quartararo classificou de "ideia estúpida".

A introdução do modelo trará consigo uma mudança no cronograma de fim de semana, com o objetivo de manter os tempos de pista iguais a hoje. Na sexta-feira serão mantidas as duas sessões de treinos livres, com a primeira mantendo os 45 minutos de duração enquanto a segunda passará a ter uma hora.

Os grupos da classificação serão determinados pelos tempos combinados das duas sessões. O TL3 no modelo atual será abandonado, com o terceiro treino livre passando a ser o atual TL4, com 30 minutos de duração antes do quali.

As corridas sprint acontecerão sempre às 15h local do sábado, com o GP do domingo mantendo seu horário tradicional de 14h.

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

No domingo, a sessão de warm up seguirá apenas para a MotoGP, com Moto2 e Moto3 perdendo o tempo de pista. E o aquecimento da categoria rainha terá apenas 10 minutos de duração.

Para os registros históricos, vitórias nas corridas sprint não contarão como vitórias do mesmo modo que os triunfos nos GPs.

Nas corridas sprint, infrações de limites de pista serão reduzidas de cinco para três antes da aplicação de uma penalização. Punições sofridas nas sprints serão carregadas para o GP, a não ser que o piloto já tenha que cumprir uma.

Podcast #195 - Fantasma de Abu Dhabi assombra Monza: o que mudar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Bagnaia faz a pole para o GP de Aragón com Quartararo em 6º; Márquez é 13º em retorno
Próximo artigo MotoGP: Bastianini passa Bagnaia no fim e vence em Aragón; Quartararo abandona e vê vantagem no Mundial cair

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil