Recomendado para você

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

Moto2
Moto2
Algarve
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2
F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo

F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo
Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

MotoGP: Rossi testou Ferrari na F1 e quase foi piloto da Sauber; relembre história

Doutor foi cogitado na escuderia de Maranello pouco antes de aposentadoria de Schumacher e surpreendeu nos tempos

Valentino Rossi tests the Ferrari F2008

Em 2004, Valentino Rossi já era um ícone italiano com seis títulos mundiais de MotoGP, o último após a mudança da Honda para a Yamaha. Na época, o Doutor, que anunciou aposentadoria nesta quinta-feira (05), parecia quase imbatível e flertou com as quatro rodas para emular John Surtees, como o único piloto a vencer nas 500cc e na Fórmula 1.

Naquela época, a Ferrari dominava a categoria máxima do automobilismo com Michael Schumacher e o sonho de muitos era ver um piloto italiano vencer com o carro vermelho, principalmente com a aposentadoria do alemão cada vez mais próxima.

Leia também:

De 2004 a 2010, Rossi participou de vários testes com a escuderia de Maranello e o que começou como uma brincadeira esteve muito perto de acontecer em 2006, como confessou seu pai, Graziano Rossi. Tanto que a equipe valorizou a possibilidade de alinhá-lo a um terceiro carro se o regulamento fosse alterado.

O italiano testou pela primeira vez um carro da Ferrari em Fiorano, em abril de 2004, usando um capacete de Schumacher, e ficou a 0s7 do alemão, que parecia incrédulo nos tempos, segundo Luigi Mazzola, um dos engenheiros da marca que supervisionou os testes do motociclista na F1.

No final das contas, Rossi decidiu ficar na MotoGP e fazer sua lenda crescer ainda mais, mas como tudo começou? Em entrevista ao Motorsport.com, Luca di Montezemolo, então presidente da escuderia, explicou.

“Todo mundo sabe que não era uma operação publicitária, a Ferrari não precisava disso”, afirmou. "No início, foi quase uma cortesia ao desejo de um grande campeão. Vi que ele estava forte, tinha muito potencial e vontade."

Valentino Rossi tests the Ferrari F2008

Valentino Rossi tests the Ferrari F2008

Photo by: Ferrari Media Center

Eles então valorizaram uma opção do Doutor estrear em sua equipe cliente, a Sauber, como um "estágio": “A certa altura pensamos que ele poderia passar um ano com eles, mas Rossi foi inteligente e preferiu permanecer na como o nº 1 na motovelocidade do que o quarto ou quinto nos carros."

De fato, ele seguiu como a maior referência do esporte sobre duas rodas e conquistou mais dois títulos após a quase ida à F1, em 2008 e 2009. Na manhã desta quinta-feira (5), o italiano anunciou sua aposentadoria da MotoGP ao fim da temporada de 2021 e deixa um legado de sete campeonatos, 89 vitórias e 199 pódios, números que poderiam ter sido menores se ele tivesse embarcado nos monopostos.

URGENTE! VALENTINO ROSSI confirma APOSENTADORIA da MOTOGP ao final de 2021; relembre trajetória

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: A primeira metade do campeonato da F1 foi a mais incrível dos últimos anos?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior MotoGP: Relembre as 10 maiores vitórias de Valentino Rossi
Próximo artigo MotoGP: Mundo do esporte presta homenagem a Valentino Rossi, o "Michael Jordan das motos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros