Pré-temporada começa com queda espetacular de Rossi
Italiano destroçou sua Yamaha M1 na primeira saída da pista que fez no teste pré-temporada de 2018 da MotoGP, que começou nesta terça-feira em Valência
Sem tempo para se recuperar das emoções do final da temporada de 2017 em Valência, nesta terça-feira, as equipes da MotoGP começaram a pré-temporada 2018 com o primeiro dia de testes oficiais, que terminam nesta quarta-feira em Cheste.
O pit lane da pista valenciana foi aberto às 10h (horário local), mas as baixas temperaturas predominantes não convidaram os pilotos a madrugarem na pista. O primeiro a fazer foi Álvaro Bautista, precisamente às 10h18, com a equipe Asca Ducati. No entanto, a moto do espanhol soltou fumaça do motor, retornando ao box. Bautista não retornou à pista, então não deu nenhuma volta cronometrada.
Acidente de Valentino
O primeiro susto da manhã foi protagonizado por Valentino Rossi, que em sua primeira saída para a pista sofreu um forte acidente na curva 10, exatamente onde Marc Márquez escapou de queda no domingo, que lhe valeu a vitória e deu ao espanhol seu quarto título.
A Yamaha com a qual Rossi foi à pista foi a mesma coisa que o italiano usou na corrida de domingo, com o chassi de 2016 e o motor deste ano. A moto, como você pode ver na captura de imagem da MovistarTV, foi absolutamente destruída.
Tanto Rossi quanto Maverick Viñales têm esses dois dias de teste com quatro protótipos à sua disposição: uma motocicleta com chassi e motor de 2016, outra com chassis 2016 e motor 2017, uma terceira com o chassi 2016 e uma evolução do motor que é a base de 2018 e, finalmente, um com o chassi 2017 e o motor do próximo ano.
"Este teste serve para a gente comparar as soluções deste ano e do ano passado com os benefícios de Zarco. De novidade, teremos um protótipo do motor que poderia ser para 2018, dependendo da opinião dos pilotos", explicou esta manhã Massimo Meregalli, coordenador da equipe oficial Yamaha.
"Os dois pilotos estão usando a moto de domingo como ponto de partida para começar a trabalhar", acrescentou.
A pedido de Viñales, que disse no domingo que queria continuar com o chassi de 2016, que recuperou para a corrida, Meregalli se recusou a dar detalhes.
"Nós não sabemos se a moto de 2016 será a do ano que vem, há pontos positivos em todas as versões e até que tenhamos comentários dos pilotos na terça-feira à noite, não vamos decidir o caminho a seguir".
Zarco tem à sua disposição uma moto com chassis e motor de 2017, como a usada nos treinos oficiais.
"É importante que Zarco teste a moto de 2017 para ter mais informações, os engenheiros terão mais dados para trabalhar".
A Yamaha tem muitos problemas e pouco tempo para resolvê-los, disse Valentino Rossi, portanto, eles vão exprimir as opções ao máximo no teste.
"Na próxima semana, estaremos em Sepang e tentaremos o mesmo que aqui, será importante fazer a mesma comparação em diferentes circuitos".
Sobre a data em que a moto de 2018 estará completa, 'maio', mas assegurou que teremos que esperar.
"A moto do próximo ano será testada em Sepang em janeiro", 2018.
Márquez, o mais rápido da manhã
O campeão Marc Márquez foi o mais rápido da manhã neste primeiro dia de teste com um tempo de 1m30s673, um pouco mais lento que o melhor tempo da Honda no TL3 de sábado (1m30s255). Em sua primeira saída, Marc andou com a moto do domingo, para mudar para um híbrido com peças deste ano e do próximo no final da tarde.
Para a estreia na categoria de Franco Morbidelli, a Honda da Marc VDS usou uma moto que, de acordo com a equipe, é a mesma usada pelos pilotos oficiais da marca no domingo.
Quanto à Ducati, os pilotos estão trabalhando com a moto deste ano e com um "híbrido" com algumas partes deste ano e novos recursos para 2018, embora a nova moto completa não estará disponível até o teste de janeiro.
Os dois pilotos da Suzuki, Andrea Iannone e Alex Rins, afligidos por um vírus intestinal não foram para a pista pela manhã, embora se espere que os espanhóis possam fazê-lo à tarde se melhorarem suas doenças.
Resultados das quatro horas de teste
Pos |
|
Piloto |
Equipe |
Tempo |
Dif. |
int. |
V |
Últ.V. |
1 |
P |
MARQUEZ, Marc |
Repsol Honda Team |
1:30.673 |
|
|
11 / 41 |
Pit In |
2 |
P |
ESPARGARO, Aleix |
Aprilia Racing Team Gresini |
1:30.756 |
0.083 |
0.083 |
31 / 39 |
Pit In |
3 |
P |
DOVIZIOSO, Andrea |
Ducati Team |
1:30.850 |
0.177 |
0.094 |
28 / 29 |
Pit In |
4 |
P |
VIÑALES, Maverick |
Movistar Yamaha MotoGP |
1:31.215 |
0.542 |
0.365 |
34 / 49 |
Pit In |
5 |
P |
ZARCO, Johann |
Monster Yamaha Tech 3 |
1:31.227 |
0.554 |
0.012 |
15 / 34 |
Pit In |
6 |
P |
MILLER, Jack |
OCTO Pramac Racing |
1:31.276 |
0.603 |
0.049 |
31 / 33 |
Pit In |
7 |
P |
PEDROSA, Dani |
Repsol Honda Team |
1:31.328 |
0.655 |
0.052 |
13 / 28 |
Pit In |
8 |
|
SMITH, Bradley |
Red Bull KTM Factory Racing |
1:31.415 |
0.742 |
0.087 |
30 / 34 |
1:32.398 |
9 |
|
ESPARGARO, Pol |
Red Bull KTM Factory Racing |
1:31.446 |
0.773 |
0.031 |
17 / 38 |
1:32.864 |
10 |
|
LORENZO, Jorge |
Ducati Team |
1:31.586 |
0.913 |
0.140 |
7 / 26 |
1:41.195 |
11 |
P |
ROSSI, Valentino |
Movistar Yamaha MotoGP |
1:31.596 |
0.923 |
0.010 |
23 / 37 |
Pit In |
12 |
P |
CRUTCHLOW, Cal |
LCR Honda Castrol |
1:31.685 |
1.012 |
0.089 |
4 / 26 |
Pit In |
13 |
P |
PETRUCCI, Danilo |
OCTO Pramac Racing |
1:31.721 |
1.048 |
0.036 |
19 / 23 |
Pit In |
14 |
P |
REDDING, Scott |
Aprilia Racing Team Gresini |
1:32.317 |
1.644 |
0.596 |
37 / 41 |
Pit In |
15 |
P |
RABAT, Tito |
Reale Avintia Racing |
1:32.483 |
1.810 |
0.166 |
45 / 46 |
Pit In |
16 |
|
ABRAHAM, Karel |
Pull&Bear Aspar Team |
1:32.484 |
1.811 |
0.001 |
39 / 40 |
1:37.757 |
17 |
P |
MORBIDELLI, Franco |
EG 0,0 Marc VDS |
1:33.101 |
2.428 |
0.617 |
53 / 55 |
Pit In |
18 |
P |
NAKAGAMI, Takaaki |
LCR Honda IDEMITSU |
1:33.765 |
3.092 |
0.664 |
36 / 37 |
Pit In |
19 |
P |
TAKAHASHI, Takumi |
EG 0,0 Marc VDS |
1:34.234 |
3.561 |
0.469 |
30 / 36 |
Pit In |
20 |
|
SIMEON, Xavier |
Reale Avintia Racing |
1:35.331 |
4.658 |
1.097 |
22 / 26 |
1:36.053 |
NC |
|
BAUTISTA, Alvaro |
Pull&Bear Aspar Team |
|
|
|
|
|
NC |
|
IANNONE, Andrea |
Team SUZUKI ECSTAR |
|
|
|
|
|
NC |
|
RINS, Alex |
Team SUZUKI ECSTAR |
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