Conteúdo especial
MotoGP GP de Aragon

Randy Mamola: Valentino Rossi precisa rever seus modos

Coluna do ex-piloto das 500cc fala sobre as atitude multicampeão dentro e fora das pistas

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Marc Marquez, Repsol Honda Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Marc Marquez, Repsol Honda Team
Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Podium: third place Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing, Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Yonny Hernandez, Aspar Racing Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Na sexta-feira passada, soubemos que a FIM, liderada pela IRTA, contatou as equipes da MotoGP e mandou um aviso: gestos ofensivos e comportamentos desrespeitosos não beneficiam o campeonato e precisam ser evitados, e que os comandantes da categoria têm o direito de aplicar multas a quem quebrar essas regras.

Esta mensagem veio em decorrência do que aconteceu no GP de San Marino, quando Valentino Rossi mostrou o dedo do meio para Aleix Espargaro porque, segundo o italiano, ele estava devagar na reta do circuito de Marco Simoncelli, cheio de fãs da Tavullia.

Esse gesto provavelmente deixou a multidão enlouquecida, mas também acabou obrigando a FIM intervir, e eu sou a favor disso.

Às vezes, aqueles que estão no paddock tendem a esquecer os milhões de pessoas que estão assistindo as corridas, e acho que pedir aos pilotos para não esquecerem disso não é pedir demais.

Isso nem sempre é fácil, especialmente agora em que a tensão entre alguns deles está em um ponto mais alto, mas é um esforço que tenho certeza que trará consequências positivas para todos nós que amam o esporte.

Você tem que ter cuidado, porque uma imagem pode causar uma série de danos. No sábado, Nicolo Bulega foi o primeiro piloto a ser multado - 300 euros - pelo mesmo gesto que seu chefe na equipe VR46 fez dias antes.

E essa imagem, vinda de um jovem piloto é ainda mais doloroso do que no caso entre Valentino e Aleix.

Liderança pelo exemplo

Estamos vindo de uma temporada muito delicada, que levou os organizadores da série a ter que pedir aos fãs que lotam as arquibancadas a se comportarem de maneira civilizada, e para evitar gestos desrespeitosos, como vaias.

Mas não podemos esperar que eles se comportem assim se nós não dermos o exemplo. Dito isto, podemos agora passar para o próximo item que causou uma grande agitação em San Marino: a guerra de palavras entre Rossi e Lorenzo durante a coletiva de imprensa após a corrida.

O que aconteceu lá é simplesmente a confirmação de um fato: a impossibilidade de dividir a mesma garagem. É por isso que acho bom que eles tenham caminhos diferentes no próximo ano.

Neste caso, a MotoGP enfrenta um tipo diferente de problema que requer um tipo diferente de atitude dos organizadores. Eu estou falando sobre o comportamento dos pilotos durante suas aparições na TV ao vivo.

Em Misano, Lorenzo trouxe a tona novamente a falta de modos de Rossi, de como o italiano tende a começar a falar quando é a vez de outra pessoa responder as perguntas.

Isso faz com que os fotógrafos concentrem seus tiros nele, algo que logicamente incomoda quem estiver falando, dado o barulho que isso gera. Stoner uma vez parou de falar no meio de sua resposta e olhou para Rossi, até que ele calasse a boca antes de prosseguir.

O problema, como em muitas outras áreas deste campeonato, é encontrar alguém disposto a enfrentar Valentino e dizer a ele o que as crianças estão aprendendo no jardim de infância: quando alguém está falando, ninguém pode começar outra conversa paralela, mesmo que seja em voz baixa, isso é muito rude.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Marquez vê chance de título no Japão "como ganhar na loteria"
Próximo artigo Hayden admite que subestimou dificuldades de volta à MotoGP

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil