Rossi reclama de Michelin: “punição f***u meu treino”
Piloto da Yamaha interpreta solicitação de maneira errada, dá mais uma volta do que o permitido com o pneu supermacio dianteiro e cai para 20º
Heptacampeão da MotoGP, Valentino Rossi fez o segundo melhor tempo do único treino livre disputado nesta sexta-feira (21) em Phillip Island, na Austrália. O piloto da Yamaha acabou, no entanto, tendo seu tempo de volta deletado por ter dado um giro a mais do que o estipulado pela Michelin com o pneu dianteiro supermacio de chuva.
Com isso, Rossi caiu para 20º na classificação dos treinos livres, que dá apenas aos dez primeiros a oportunidade de chegar ao Q2 deste sábado.
"Antes do início, eu queria usar o supermacio na frente, porque eu conhecia o pneu e acreditava que era um bom pneu para hoje, porque tínhamos 10°C”, disse Rossi.
"Eles me disseram: 'você pode dar um máximo de 10 voltas', e eu fiz nove. O problema é que eles também contam as voltas de instalação e de retorno. Ficaram 11. E isso fodeu todo meu treino. Estou em penúltimo.”
"É uma pena, porque isso pode ser ruim para amanhã se eu não conseguir melhorar o meu tempo de volta no TL3. Eu teria que fazer o Q1, então esperamos que amanhã esteja um pouco melhor. Hoje foi difícil para todo mundo."
Rossi acrescentou que não entendeu por que a Michelin sentiu a necessidade de impor uma regulamentação tão rigorosa sobre o uso do pneu supermacio de chuva.
"Para mim, é muito estranho, porque é um bom pneu para a corrida", disse o piloto de 37 anos.
"Mas a Michelin está preocupada porque em Brno este pneu teve um problema. Em Brno, estávamos com 25°C na pista e ela estava secando.”
"Aqui é um bom lugar para o pneu supermacio dianteiro. Se não for aqui, você nunca vai usá-lo. Na verdade, eu fiz a minha saída, fiz um bom tempo de volta e depois o pneu estava como novo.”
"Para mim, é uma opção também para a corrida se o tempo for este. Mas a Michelin diz que não, eles dizem para ‘não fazer mais que dez voltas’."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.