NASCAR Brasil: Lastro acrescenta novo desafio entre ‘ponteiros’

Campeonato realiza segunda etapa no dia 30 de abril, no autódromo de Interlagos

Carros da NASCAR Brasil

Foto de: Luciano Santos

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, será palco da segunda etapa da NASCAR Brasil Sprint Race e as duas corridas marcadas para o domingo, dia 30 de abril, geram enorme expectativa, pois será imputado o “Lastro de sucesso” (peso extra) aos líderes. O item, inserido no regulamento do campeonato, que permanecerá em todas as etapas da temporada, seguem na seguinte proporção: 30 kg ao primeiro colocado, 25 kg ao segundo e 20 kg ao terceiro, em cada classe.

Leia também:

O peso é um fator importantíssimo no automobilismo, pois está diretamente relacionado ao desempenho ao completar uma volta. Quanto menor for o peso do veículo, mais rápido ele será. O peso total dos carros da NASCAR Brasil é de 1.100 quilos.

A NASCAR Brasil já se destaca no automobilismo brasileiro por proporcionar equilíbrio e o lastro visa potencializar esse aspecto, procurando deixar os competidores em equidade na disputa das provas. Por isso, os três primeiros colocados no campeonato das divisões PRO, PROAM e AM, carregarão este peso extra que será adicionado ao carro pela organização, conforme a pontuação no campeonato ao final de cada etapa.

Diogo Moscato, líder da PRO, soma 40 pontos e computou dois pódios na segunda posição. “Será um desafio extra que terei que enfrentar em Interlagos e espero que para o resto da temporada. Vai ser bem chato, já que é uma pista que gosto bastante, mas espero me sair bem, mesmo com esse peso a mais”, afirmou o piloto de Salvador (BA) que comanda o carro #54.

A dupla paranaense Brendon Zonta e Rômulo Molinari (#07) soma 39 pontos na classe AM: “O lastro será uma grande novidade, deste modo não sabemos dizer o quanto vai prejudicar, mesmo assim acredito que possamos fazer um bom trabalho, dá pra superar com muita dedicação nos treinos e sabedoria na hora das corridas”, garantiu Molinari que faz a sua temporada de estreia.

Para Brendon, quarto colocado da segunda corrida na categoria, o sistema de lastro vai trazer ainda mais emoção para a prova. “Tivemos um ótimo começo de campeonato e, justamente por isso, sabemos que daqui para frente só irá ficar mais difícil, por ter pilotos com muita experiência em Interlagos”, mencionou o piloto. “O lastro por um lado é ruim, porque o circuito tem características com algumas subidas, mas por outro lado é isso que todo piloto que é competitivo quer, que é de andar na frente, assim será um desafio bem interessante para manter a nossa vantagem na tabela de classificação”, enfatizou o curitibano.

Léo Reis, que divide o carro #12 com Rafa Reis, disse que os irmãos estão ansiosos para voltar às atividades no final do mês. Os paranaenses são líderes na PROAM, com uma pole, um terceiro e uma vitória, registrando 45 pontos na tabela de classificação e estão empatados com Luan Lopes (#98).

“É uma boa forma de tentar equilibrar mais o campeonato, claro que em uma categoria tão disputada e com carros iguais a todos os pilotos, esse lastro vai fazer diferença, mas se estamos levando a carga extra de 30 kg é por um bom motivo”, declarou Léo.

Para Rafa Reis, a expectativa é manter a regularidade no campeonato. “Correndo em dupla, vamos procurar uma média nas duas corridas", apontou. "Eu vejo como uma forma de todos terem chance de brigar pelo top 5 e de deixar a categoria mais competitiva, mas a dedicação será trabalhar para uma boa pontuação, terminar as disputas sempre bem independentes do lastro que carregamos. É sempre divertido brigar pelo topo da NASCAR Brasil”, concluiu.

O Motorsport.com transmite todas as emoções da NASCAR Brasil.

Classificação do campeonato, após duas corridas:

PRO

1) #54 Diogo Moscato, 40 pontos

2) #46 Vitor Genz / Rapha Teixeira, 35

3) #9 Arthur Gama, 31

4) #2 Guga Lima, 30

5) #3 Beto Monteiro / Alex Seid, 26

6) #11 Rafa Dias, 26

7) #27 Rodrigo Sperafico / Lucas Mendes, 12

8) #1 Julio Campos / Léo Torres, 8

PROAM

1) #32 Léo Reis / Rafa Reis, 45 pontos

2) #98 Luan Lopes, 45

3) #72 Lourenço Beirão/ Giovani Girotto, 22

4) #57 Fe Tozzo  / João Bortoluzzi, 22

5) #87 Jorge Martelli, 22

6) #80 Rafael Seibel, 22

7) #20 Guilherme Backes, 16

8) #4 Pedro Bürger / Cayan Chianca, 16

AM

1) #07 Rômulo Molinari / Brendon Zonta, 39 pontos

2) #42 Fernando Nakamura, 36

3) #78 Léo Yoshii, 33

4) #8 Alexandre Kauê, 30

5) #12 Edson Reis, 24

6) #0 Henry Couto, 20

7) #59 Cassiano Lopes / Dorivaldo Gondra Jr., 20

8) #31 Roberto Possas, 0

A bronca de Hamilton com a Mercedes: como 'cockpit adiantado' atrapalha o heptacampeão na F1 2023

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior NASCAR Brasil: Crianças autistas realizarão sonho de conhecer categoria em Interlagos
Próximo artigo NASCAR Brasil prevê espetáculo em disputas por tabela de classificação

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil