Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

NASCAR assume risco por apostas altas na Xfinity e Truck

Chase nas duas divisões inferiores à Cup mexem mais do que Caution Clock da categoria das picapes

Brian France, presidente e CEO da NASCAR
Rookie of the Year winners Daniel Suarez, Erik Jones
Race winner Matt Crafton, Thorsport Racing celebrates
NASCAR Camping World Truck Series 2015 champion Erik Jones, Kyle Busch Motorsports celebrates
NASCAR Camping World Truck Series 2015 champion Erik Jones, Kyle Busch Motorsports celebrates

Onde há fumaça, há fogo. Esta frase nunca fez tanto sentido para o mundo da NASCAR. Desde o término dos campeonatos de 2015, rumores apontavam que mudanças profundas viriam para a Xfinity Series e Camping World Truck Series. Adicione opiniões favoráveis importantes, como a de Dale Earnhardt Jr., piloto mais popular e dono de equipe das duas divisões, um período de férias e voilà: a notícia arrebatadora logo no primeiro dia de rodada de média que abrem o campeonato.

A NASCAR tem como prática nos últimos anos mexer onde não há clamor popular por mudança. O formato anterior do Chase da Sprint Cup não demonstrava desgaste, e Brian France não titubeou em modificá-lo novamente. Hoje, goste ou não, trouxe bons resultados para os fãs e para a NASCAR como negócio. Outro exemplo, só que com aparente naufrágio, foi a mudança em superspeedways, com apenas uma prorrogação. Talladega trouxe consigo, além de big one, a insatisfação de público e de mídia. Resultado: até agora não há confirmação se a prática será repetida em Daytona.

Se havia - ou ainda há - um clamor popular na Xfinity e Truck era da presença de pilotos da Cup participando e dominando as corridas. O Chase dividia opiniões, devido às particularidades de cada campeonato. Ao modificá-los brutalmente, a NASCAR faz uma alta aposta, assim como já havia feito na Cup. Sucesso ou derrocada será proporcional ao tamanho da mudança. Ou seja, muito grande.

Ficam os temores de deixar a "fase de classificação" menos interessante, já que os "invasores" da Cup continuarão e com a presença de nomes pouco pesados na fase final. Talvez uma adequação ao número de participantes daria a ideia mais bem-vinda àqueles mais conservadores.

Caution Clock

Talvez a medida mais surpreendente foi a inclusão do "Caution Clock", que aciona uma bandeira amarela automática a cada 20 minutos, caso não aconteça algo que interrompa a prova. À primeira vista, a ideia parece diferente até demais, mas ponderando alguns fatores, ela não merece tanta gritaria como se ouve.

Em média, uma prova da Truck dura duas horas. Pensando em uma corrida sem amarelas - e que certamente os fãs estariam entediados - teríamos aproximadamente cinco paradas pelo relógio, o que é normal para a categoria.

As mudanças para valer ficarão do início até antes da parte final, já que faltando 20 voltas, a contagem regressiva não vai valer. As estratégias serão diferentes, principalmente para aqueles que necessitam fazer uma corrida de recuperação, e também na questão dos custos, já que serão necessários um pouco mais de jogos de pneus. Tirando esses fatores, tudo é festa e comerciais de TV.

O que há de se pensar é que a NASCAR adotou o Caution Clock como uma espécie de teste em laboratório. Se Brian France e sua trupe tivessem convicção total de que esse mecanismo fosse realmente eficaz, as outras duas divisões o adotariam também.

O fã pode ser contra o principal mandatário da NASCAR, mas não pode acusá-lo de omissão. O ano de 2016 será um grande teste para a Truck Series. Se caso der errado, a categoria deve voltar atrás sem nenhuma vergonha, como em outros casos do passado.

Artigo anterior Crafton vence; Erik Jones é campeão da Truck Series de 2015
Próximo artigo Paludo aprova Chase e acha Caution Clock "interessante"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros