Fórmula 1
05 set
-
08 set
Evento encerrado
19 set
-
22 set
Corrida em andamento . . .
MotoGP
13 set
-
15 set
Evento encerrado
IndyCar
30 ago
-
01 set
Evento encerrado
20 set
-
22 set
Evento encerrado
NASCAR Cup
19 set
-
21 set
Evento encerrado
R
Charlotte II
27 set
-
29 set
Próximo evento em
4 dias
Stock Car Brasil
13 set
-
15 set
Evento encerrado
18 out
-
20 out
Próximo evento em
25 dias

Em despedida, Kaesemodel tenta vitória inédita em Curitiba

compartilhar
comentários
Em despedida, Kaesemodel tenta vitória inédita em Curitiba
18 de mai de 2016 16:16

Piloto curitibano, líder da Porsche GT3, tenta vitória na categoria pela primeira vez e fala do sentimento ao fazer última prova no circuito que está prestes a ser extinto

A Porsche GT3 Cup vai para Curitiba pela segunda vez no ano, mas com clima que contrasta do habitual. Será a última passagem pela capital paranaense, já que o Autódromo Internacional de Curitiba será fechado nos próximos meses. 

Líder do campeonato, Lico Kaesemodel nunca venceu em casa pela categoria da fabricante alemã e espera quebrar o jejum justamente na despedida.

"Estou indo para essa etapa com um sentimento de muita tristeza por saber que será a última vez que vou correr nesse autódromo. Sou curitibano, foi aqui que dei meus primeiros passos no automobilismo, quando andei pela primeira vez durante um teste com um Fórmula Chevrolet." 

"Depois me direcionei para carros de turismo e desde 2004 disputei dezenas de provas aqui. Guardo muitas lembranças, tanto do autódromo como do kartódromo, o Raceland, onde treino até hoje." 

"Nesse fim de semana meu desejo é poder me despedir com a melhor lembrança possível, que seria uma vitória e me manter na liderança", disse.

A história da família Kaesemodel com o automobilismo começou pouco antes de 1995, quando Lico passou a se interessar pelo kart. Seu pai, Buko Kaesemodel, um amante do esporte, ao perceber o verdadeiro interesse do filho, foi em busca de um local para que o menino, então com 12 anos, pudesse aprender. 

"Em São José dos Pinhais tinha o Kart Clube Curitibano, mas era uma pista abandonada, muito perigosa, com muitas arvores e manilhas, o Lico treinava lá. Fui procurar o administrador do kartódromo e investi na reforma do local. Em 1995 o Lico estreou numa corrida lá com vitória", relembra Buko.

 

Lico Kaesemodel lidera prova da Copa do Brasil de Kart
Lico Kaesemodel lidera prova da Copa do Brasil de Kart

Tempos depois, Buko foi procurado Jaunival de Oms, o Peteco, dono do autódromo de Curitiba. 

"Ele me procurou e como sabia do meu envolvimento com o automobilismo e com a reforma do Kart Clube Curitiba, me fez a seguinte proposta: 'vamos fazer um kartódromo ao lado do autódromo? Faremos em quatro sócios, eu, você, o Roberto Beltrão de Almeida e o Paulo Roberto Marques'. Porém, quando as obras começaram, dois sócios saíram e ficamos só eu e o Peteco. Terminamos a obra do Raceland em 1999 e na corrida de inauguração o Lico ganhou, sendo campeão da Copa do Brasil de Kart", conta Buko.

Buko lamenta muito o fim do autódromo: "o que sinto é uma tristeza enorme em ver que o Autódromo de Curitiba e o Raceland vão acabar. Essa pista sempre foi uma das melhores do Brasil, quem viu o auge sabe bem disso. Uma pena..."

 

Pódio da Copa do Brasil de Kart - Lico Kaesemodel vencedor
Pódio da Copa do Brasil de Kart - Lico Kaesemodel vencedor e Sérgio Jimenez o segundo colocado
Próximo artigo
Gini e Daniel Paludo vencem bateria final na Argentina

Artigo anterior

Gini e Daniel Paludo vencem bateria final na Argentina

Próximo artigo

Paludo e Piquet comandam grids da Porsche em Curitiba

Paludo e Piquet comandam grids da Porsche em Curitiba
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Porsche
Evento Curitiba II
Localização Autodromo Internacional de Curitiba
Pilotos Lico Kaesemodel