Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Feldmann e Salas vencem abertura da Porsche Endurance na Argentina

Christian Hahn e Diego Nunes lideram campeonato alavancados por triunfo no primeiro segmento

Alceu Feldmann e Gui Salas

A Porsche C6 Bank Mastercard Endurance Challenge abriu seu campeonato em grande estilo em Termas de Río Hondo com a decisão da vitória no stint final, após disputa tripla envolvendo Guilherme Salas, Werner Neugebauer e Christian Hahn. Eles receberam a bandeirada da prova de 300 km nesta ordem, uma posição à frente do carro #3, de Rubens Barrichello e Franco Giaffone, os vencedores na Carrera Sport.

Com a nova pontuação atribuída ao término do primeiro segmento, a liderança ficou com a dupla formada por Hahn e Diego Nunes com o carro #26.

Leia também:

A vitória na Carrera Rookie coube ao Porsche #87, de Nelson Monteiro e Alan Hellmeister. Já a dupla do #199, Nelson Marcondes e Renan Guerra, levantou a vitória na Challenge. Pela Challenge Sport o vencedor foi o carro #777, de Josimar Junior e Sergio Ramalho, enquanto o triunfo na Challenge Rookie foi do #66, do estreante Sadak Leite em dupla com Fabio Carbone.

Enzo Elias também foi um dos destaques do dia, com direito a dupla quebra de recorde com o carro de corrida mais produzido no planeta no moderno autódromo argentino.

A temporada será retomada em Goiânia, nos dias 8 e 9 de outubro.

Logo no início da corrida, contato entre os carros da primeira fila fez o pole Dennis Dirani e Rafael Suzuki perderem muitas posições. Lineu Pires foi o maior beneficiado pelo entrevero, avançando de quinto no grid para a liderança com o #888.

O top 5 era completado por Diego Nunes, Rodrigo Mello, Danilo Dirani e Rouman Ziemkiewicz. Já pela Sprint Challenge, o carro #199 fez valer a vantagem de sair na pole e liderava com 20º lugar no geral.

Na terceira volta, Diego Nunes atacou Lineu pela liderança após fazer meia volta emparelhado. Outro que se destacava àquela altura da prova era o #73, de Enzo Elias, ocupando sexto lugar depois de largar em 16º.

O Porsche #26 aparecia em primeiro lugar quando foi acionado o safety-car para resgatar os carros de Luiz Razia e de Ricardo Fontanari, que haviam tido contato.

Na volta 7 veio a relargada, com bonita disputa entre Enzo Elias, Danilo Dirani e Jeff Giassi. Enzo prevaleceu e imediatamente passou também por Mello para ser terceiro. Na décima volta, foi a vez do #888 ser ultrapassado pelo #73. Neste mesmo giro, Franco Giaffone trouxe o #3 para abrir a jornada de pits, trocando a pilotagem com Rubens Barrichello.

Enzo alcançou Diego na volta 15 e abriu ataque pela ponta da prova. Lineu era terceiro, com Giassi e Cesar Ramos completando o top5. Na Challenge, a liderança era do #555, pilotado por Sergio Jimenez no primeiro stint.

Na volta 19, Enzo passou Diego para ser líder, e o #26 entrou no box a seguir. Enzo seguiu na pista até a volta 27.

Com todos tendo servido seu primeiro pit, o #73 voltou na liderança com Adroaldo Weisheimer. Chris Hahn era segundo, com Beto Gresse, Barrichello e Nicolas Costa completando o top5.

Na volta 29, Adroaldo perdeu posições para Hahn e Gresse. Barrichello levou o Porsche #3 para o segundo pit na mesma volta.

O fim do primeiro segmento veio na 32ª passagem, com liderança de Hahn, seguido por Gresse, Costa, Piquet e Salas. O #888 liderava na Carrera Rookie e o #80, com Gabriel Casagrande em sétimo, era o melhor na Carrera Sport. Pela classe Challenge o líder era o #199. Já o #66, de Sadak Leite e Fabio Carobne, acumulava as lideranças na Challenge Sport e Rookie.

Hahn entrou no box na volta 37, bem como Piquet, que era o terceiro colocado. A liderança ficou com o Porsche #1, que vinha com Guilherme Salas.

A 20 voltas do final, o #1 seguia na pista, à frente do #73 e do #16 -todos com apenas um pit-stop obrigatório realizado. Entre os que haviam cumprido duas paradas, o mais bem colocado era o #26, com Diego Nunes em décimo. Logo depois vinham o #888, com Lineu Pires, #99, com Jeff Giassi e o #8, com Ricardo Zonta. Na volta 45, Zonta passou Giassi e Lineu.

Concluída a segunda janela de pits, Hahn liderava na volta 48. Nesta ordem, Feldmann, Zonta, Giaffone e Mello completavam o top5.

A 13 voltas do fim da prova, foi acionado novamente o safety-car para resgate do carro #74, parado em local de risco fora do traçado. Os ponteiros todos entraram nos pits para a parada final.

Após uma volta apenas sob bandeira amarela, a prova foi retomada em ritmo normal. Na pista a batalha que valia a liderança era entre os carros #26 e #8, com Christian Hahn e Werner Neugebauer respectivamente. Salas saiu do box logo atrás de Werner, de modo que a disputa pela liderança envolvia três pilotos separados por apenas 1.793s a 10 voltas da bandeirada.

Na volta 53 Werner passou Hahn, com contato lateral entre os carros. O #26 deu o troco três curvas depois. Duas passagens mais tarde, novamente Hahn e Werner trocaram tinta, desta vez com o #8 prevalecendo. Gui Salas aproveitou e avançou para segundo lugar na entrada da reta principal. Barrichello e Salles completavam o top5, disputando a vitória na Carrera Sport. O líder na Carrera Rookie era o #87, de Nelson Monteiro.

Na volta 58, Werner alargou a trajetória na curva 1 e deixou a porta aberta para Salas avançar à liderança. E ele levou com tranquilidade até o final, negociando com segurança ultrapassagens sobre os retardatários. Werner recebeu a bandeirada em segundo, Hahn em terceiro. Em quarto, Rubens Barrichello venceu a Carrera Sport, com o #99 completando o top5. Alan Hellmeister fechou a prova em oitavo, vencendo na Carrera Rookie.

Em 23º, o #199 venceu a Challenge. Duas posições atrás chegou o #777, de Josimar Junior e Sergio Ramalho, para vencer a Challenge Sport. Logo atrás veio o #66, com Sadak Leite e Fabio Carbone, vencedores na Challenge Rookie.

O que eles disseram:

“Dedico essa vitória para meu pai. A equipe está de parabéns porque tivemos uma batida na corrida de Sprint e trabalharam duro para arrumar o carro. Foi um trabalho maravilhoso”

Alceu Feldmann

“Corrida hoje bem difícil. Na classificação não andamos bem com a temperatura que fazia de manhã. Mas na prova o ritmo era ótimo e conseguimos levar até o final”

Guilherme Salas

“A gente não conseguiu fazer um bom quali, mas, na corrida de endurance, a classificação não conta tanto assim. O que fez diferença foi um bom ritmo. A dupla estava bem equilibrada. Quando deu o safety sai logo atrás do Hahn, que era o primeiro. Consegui passar e fui para a liderança. Depois um errinho e o Salas me passou. Mas estamos na briga pelo campeonato e isso é o que importa.”

Werner Neugebauer

“Está de parabéns o evento. Gostei bastante de competir aqui. A pista, os boxes, tudo muito bom. O carro é diferente do que eu guiava até o ano passado, então precisei ir me adaptando. A corrida foi muito legal porque mesmo largando em décimo fiz várias ultrapassagens e entendendo cada vez melhor o carro na corrida. Meu ritmo estava bom e a equipe fez uma estratégia perfeita para conseguirmos terminar entre os primeiros.”

Ricardo Zonta

“Foi muito legal. Andar do lado do Rubinho é sempre um enorme aprendizado. Ele veio desde o início da semana ajudando no setup e explicando como se ataca as curvas, como sai. Estou muito feliz com o resultado, e ainda deixei o carro morrer na saída de box, além de ter errado um pouco no quali que não vi a bandeirada. Era para ter largado mais à frente, mas fui punido. Então estou bem feliz com o quarto lugar.”

Franco Giaffone

“Foi muito legal. Depois que o Franco me convidou, eu que sou amigo da família Giaffone por tanto tempo, fiquei muito feliz. Quando eu cheguei aqui, guiei o carro e conheci a pista senti ‘Foi feita quase pra mim’. Me identifiquei na hora e foi um prazer muito grande. Tentamos uma estratégia diferente e foi ok. Foi muito bom andar novamente nesta família aqui e, mais ainda, sendo competitivo o tempo todo.”

Rubens Barrichello

“Infelizmente o safety car acabou com a nossa estratégia. A gente estava muito bem posicionado, entrou e ficou alguns minutos no box quando veio o safety-car. Isso afetou muito a gente, pois a vitória possivelmente viria com facilidade. Mas são coisas que acontecem nas corridas e as disputas depois foram duras, com alguns concorrentes jogando no limite da pista. Mas conseguimos pontuar bem e com certeza estamos na briga para levar o troféu de campeão, que é mais importante do ano”

Christian Hahn

“Nossa estratégia era perfeita até o safety-car, que acabou estragando os planos. Tínhamos uma vantagem de mais de 15 segundos e ganharíamos com folga. Mas não tem como prever um safety-car... O importante é começar pontuando bem no campeonato e lutar pelo título da Endurance”

Diego Nunes

“Feliz demais. Nelsinho está de parabéns com um ritmo forte o tempo todo. Tivemos um sustinho no meu stint com um toque, o carro ficou vibrando, mas não quebrou nada. Agradeço a parceria e os engenheiros que fizeram uma grande estratégia”

Renan Guerra

“Foi uma semana sensacional. Começamos com uma viagem de moto, eu e Renan curtimos bastante. Ai P4 e vitória na Sprint, depois pole e vitória de ponta a ponta praticamente na Endurance. Só tenho que agradecer”

Nelson Marcondes

“A gente conseguiu um bom resultado desde a etapa de sprint, quando avançamos para o Q2 e disputamos a pole entre os 10 mais rápidos. Para o Endurance isso nos deu mais confiança. Fiz bem o meu trabalho. Chegamos a pegar um pouco de tráfego ali no meu primeiro stint, e o segundo foi bem mais livre e consegui colocar um ritmo mais constante para entregar para o Alan. Ele fez um excelente trabalho e conseguimos finalizar em primeiro no final. É muito importante sair com esses resultados”

Nelson Monteiro

“Esse domingo foi excelente para a gente. Os três pilares principais têm pontos a serem melhorados. O Nelsão tem pontos a melhorar, a equipe tem também e eu da mesma forma. Eu, sendo profissional, teoricamente teria menos pontos mas cometi uma falha também. Então foi um resultado positivo e a próxima etapa em Goiânia é uma pista onde o Nelson sempre anda forte, então temos bastante potencial”

Alan Hellmeister

“Foi uma experiência fantástica, em uma pista nova e maravilhosa. Duas etapas dentro da mesma semana exigem bastante do piloto, pois são estratégias e ritmos diferentes de prova. Consegui pegar bem o traçado, mas alguns infortúnios na Sprint me tiraram da vitória. Mas, consegui vencer na Endurance e fiquei muito contente com isso.”

Josimar Junior

“Muito feliz de participar da minha primeira corrida na Porsche Cup na Endurance. Aprendi muito e me diverti tanto quanto. Espero que seja a primeira de muitas com o Josimar e que a gente consiga mais vitórias na categoria.”

Sergio Ramalho

“Foi uma experiência fantástica, foi minha primeira corrida profissional na vida e o Fábio Carbone foi muito bom comigo, me explicou tudo e me ajudou a evoluir muito. Muito feliz e ansioso por Goiânia na próxima.”

Sadak Leite

“Primeiro preciso falar do Sadak, primeira corrida dele e já encarou o ninho das cobras. Mostrou muito potencial e não errou nenhuma vez em uma prova longa e difícil. Vitória na primeira corrida e já vamos para a próxima e pensando no campeonato.”

Fábio Carbone

“Estou feliz demais. Bati o recorde da pista no treino livre da Sprint, ai no quali. Aí fiz outra volta e bati de novo e agora na corrida. Fizemos alguns ajustes e foi muito duro, mudamos as barras do carro, que respondeu bem. Acredito que achamos o ideal, estou feliz demais com a velocidade a semana inteira e vamos continuar lutando para disputar os títulos, tanto de sprint, quanto de endurance.”

Enzo Elias

Porsche C6 Bank Mastercard Endurance Challenge – Termas de Río Hondo:

  1. #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas 2:09:19.488
  2. #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta +4.914
  3. #26 Christian Hahn e Diego Nunes +6.275
  4. #3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello* +16.173
  5. #99 Jeff Giassi e Nicolas Costa +21.013
  6. #29 Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr +22.234
  7. #70 Lucas Salles e Rafael Suzuki* +24.000
  8. #87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister** +27.767
  9. #80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +31.168
  10. #116 Marcelo Hahn e Allam Khodair* +40.795
  11. #17 Leonardo Sanchez e Átila Abreu** +43.382
  12. #88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos* +46.263
  13. #888 Lineu Pires e Beto Gresse** +47.137
  14. #16 Renan Pizii e Danilo Dirani +54.747
  15. #73 Adroaldo Weisheimer e Enzo Elias** +1:08.134
  16. #25 Paulo Sousa e Galid Osman** +1:31.980
  17. #77 Francisco Horta e William Freire* +1:34.948
  18. #44 Gustavo Farah e Sebastian Moreno** -1 volta
  19. #9 Edu Guedes e Carlos Ambrosio** -1 volta
  20. #85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel* -1 volta
  21. #33 Bruno Campos e Giuliano Losacco** -1 volta
  22. #121 João Barbosa e João Gonçalves** -1 volta
  23. #199 Nelson Marcondes e Renan Guerra -1 volta
  24. #555 Ayman Darwich e Sergio Jimenez -1 volta
  25. #777 Josimar Junior e Sergio Ramalho*-2 voltas
  26. #66 Sadak Leite e Fabio Carbone** -2 voltas
  27. #83 Marco Billi e Maurizio Billi**-3 voltas
  28. #14 Andre Gaidzinski e Ramon Alcaraz** -3 voltas
  29. #002 Junior Dinardi e Yuri Alves** -4 voltas
  30. #74 Piero Cifali e André Bragantini Jr** -4 voltas

DNF

#7 Miguel Paludo e Dennis Dirani

#5 Sylvio de Barros e Ricardo Mauricio**

#34 Ricardo Fontanari e Matheus Iorio

#145 Carlos Renaux e Luiz Razia

*Sport

**Trophy

Em itálico carros da classe Challenge

Pontuação Endurance Challenge

Carrera Cup

  1. #26 Christian Hahn, 60 pontos#26 Diego Nunes, 603. #1 Alceu Feldmann, 58#1 Guilherme Salas, 585. #8 Ricardo Zonta, 52  #8 Werner Neugebauer, 527. #99 Jeff Giassi, 49  #99 Nicolas Costa, 499. #29 Nelson Piquet Jr., 44  #29 Rodrigo Mello, 4411. #888 Beto Gresse, 36  #888 Lineu Pires, 3613. #87 Alan Hellmeister, 32  #87 Nelson Monteiro, 3215. #70 Lucas Salles, 31  #70 Rafael Suzuki, 31  #80 Gabriel Casagrande, 31  #80 Rouman Ziemkiewicz, 3119. #3 Franco Giaffone, 30  #3 Rubens Barrichello, 3021. #116 Allam Khodair, 23  #116 Marcelo Hahn, 2323. #17 Átila Abreu, 22  #17 Leonardo Sanchez, 22  #88 Cesar Ramos, 22  #88 Georgios Frangulis, 2227. #73 Adroaldo Weisheimer, 20  #73 Enzo Elias, 2029. #16 Danilo Dirani, 16  #16 Renan Pizii, 1631. #77 Francisco Horta, 14  #77 William Freire, 1433. #25 Galid Osman, 13  #25 Paulo Sousa, 1335. #44 Gustavo Farah, 8  #44 Sebastian Moreno, 837. #9 Carlos Ambrósio, 7  #9 Edu Guedes, 739. #33 Bruno Campos, 6  #33 Giuliano Losacco, 641. #121 João Barbosa, 5  #121 João Gonçalves, 543. #85 Eduardo Menossi, 4  #85 Pedro Boesel, 445. #5 Ricardo Maurício, 0  #5 Sylvio de Barros, 0  #7 Dennis Dirani, 0  #7 Miguel Paludo, 0

Carrera Sport

  1. #87 Nelson Monteiro, 55 pontos#87 Alan Hellmeister, 553. #70 Lucas Salles, 54#70 Rafael Suzuki, 54  #80 Rouman Ziemkiewicz, 54  #80 Gabriel Casagrande, 547. #888 Lineu Pires, 46  #888 Beto Gresse, 469. #3 Franco Giaffone, 40  #3 Rubens Barrichello, 40  #116 Marcelo Hahn, 40  #116 Allam Khodair, 4013. #17 Leonardo Sanchez, 38  #17 Átila Abreu, 3815. #73 Adroaldo Weisheimer, 37  #73 Enzo Elias, 37  #88 Georgios Frangulis, 37  #88 Cesar Ramos, 3719. #25 Paulo Sousa, 25  #25 Galid Osman, 2521. #77 Francisco Horta, 11  #77 William Freire, 1123. #5 Sylvio de Barros, 0  #5 Ricardo Mauricio, 0  #9 Edu Guedes, 0  #9 Carlos Ambrósio, 0  #33 Bruno Campos, 0  #33 Giuliano Losacco, 0  #44 Gustavo Farah, 0  #44 Sebastian Moreno, 0  #85 Eduardo Menossi, 0  #85 Pedro Boesel, 0  #121 João Barbosa, 0  #121 João Gonçalves, 0

Carrera Trophy

  1. #87 Nelson Monteiro, 64 pontos#87 Alan Hellmeister, 643. #888 Lineu Pires, 60#888 Beto Gresse, 605. #17 Leonardo Sanchez, 56  #17 Átila Abreu, 567. #73 Adroaldo Weisheimer, 52  #73 Enzo Elias, 529. #25 Paulo Sousa, 45  #25 Galid Osman, 4511. #44 Gustavo Farah, 35  #44 Sebastian Moreno, 3513. #9 Edu Guedes, 34  #9 Carlos Ambrósio, 3415. #33 Bruno Campos, 33  #33 Giuliano Losacco, 33  #121 João Barbosa, 33  #121 João Gonçalves, 3319. #5 Sylvio de Barros, 10  #5 Ricardo Mauricio, 10

Sprint Challenge

  1. #199 Nelson Marcondes, 67 pontos#199 Renan Guerra, 673. #555 Ayman Darwich, 60#555 Sergio Jimenez, 605. #777 Josimar Junior, 53  #777 Sergio Ramalho, 537. #66 Sadak Leite, 52  #66 Fabio Carbone, 529. #83 Marco Billi, 45  #83 Maurizio Billi, 4511. #14 Andre Gaidzinski, 38  #14 Ramon Alcaraz, 3813. #74 Piero Cifali, 35  #74 André Bragantini Jr., 3515. #2 Junior Dinardi, 34  #2 Yuri Alves, 3417. #34 Ricardo Fontanari, 0  #34 Matheus Iorio, 0  #145 Carlos Renaux, 0  #145 Luiz Razia, 0

Challenge Sport

  1. #777 Josimar Junior, 64 pontos#777 Sergio Ramalho, 643. #66 Sadak Leite, 63#66 Fabio Carbone, 635. #83 Marco Billi, 55  #83 Maurizio Billi, 557. #14 Andre Gaidzinski, 48  #14 Ramon Alcaraz, 489. #74 Piero Cifali, 44  #74 André Bragantini Jr., 4411. #2 Junior Dinardi, 43  #2 Yuri Alves, 43

Challenge Trophy

  1. #66 Sadak Leite, 67 pontos#66 Fabio Carbone, 673. #83 Marco Billi, 60#83 Maurizio Billi, 605. #14 Andre Gaidzinski, 53  #14 Ramon Alcaraz, 537. #74 Piero Cifali, 49  #74 André Bragantini Jr., 499. #2 Junior Dinardi, 48  #2 Yuri Alves, 48

Veja com foi a etapa Endurance da Porsche Cup em Termas de Río Hondo:

PODCAST: É o fim da linha para Ricciardo na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Feldmann e Salas vencem os 300km de Termas de Río Hondo da Porsche Endurance
Próximo artigo OAK Racing Team completa 100% de pódios na jornada argentina da Porsche Cup

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros