Gustavo Ariel e Dudu Barrichello vencem em Le Mans pela segunda rodada do Porsche Esports Carrera Cup

Ariel assume a liderança com vantagem mínima sobre Jeff Giassi após duas baterias decididas na última volta

Porsche Esports Carrera Cup - Le Mans

Foto de: Ferrari Promo

A dobradinha histórica entre Porsche e Le Mans novamente rendeu muitas emoções. O lendário traçado francês coroou Gustavo Ariel e Dudu Barrichello como os vencedores da segunda etapa do Porsche Esports Carrera Cup.

Com as duas baterias de tirar o fôlego sendo decididas apenas nos metros finais do traçado de 13.626m, o campeonato viu grandes reviravoltas em 60 minutos de ação.

Leia também:

Jeff Giassi, atual bicampeão do torneio cravou a pole-position para a primeira bateria, com Ariel na segunda posição e Barrichello na terceira. Como previsto, os ponteiros andaram com diferença mínima entre eles, trocando constantemente de posição por conta da já conhecida batalha pelo vácuo nas longas retas do traçado.

Com Ariel e Giassi sempre brigando pelas duas primeiras posições, a emoção ficou para a última volta, quando Barrichello, Rafa Martins e Caique Oliveira tentavam tirar o domínio dos dois ponteiros. No freada para a curva Indianápolis com os três lado a lado, um toque lateral provocou a queda dos três para o fim do top 10. Ariel recebeu a quadriculada após retomar a primeira posição na última volta com Giassi em segundo e Felipe Baptista em terceiro depois de brilhante corrida de recuperação.

A inversão de grid colocou Martins na primeira colocação e o representante virtual do carro Lego de Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr fez valer a posição - saltou bem para abrir boa vantagem ainda nas curvas Dunlop. Ao fim do primeiro giro Giassi já era segundo e Baptista o terceiro. Novamente o trabalho de vácuo foi crucial e o pelotão se aproximou de Martins que havia aberto 2s nas duas primeiras voltas.

Assim como na bateria 1, as principais emoções da prova ficaram reservadas para a última volta. Martins liderava e defendia bem as ofensivas de Giassi e Baptista. Novamente na aproximação da curva Indianápolis, Victor Miranda posicionou seu carro ao lado de Martins, que foi tocado e se desequilibrou, levando consigo o então líder Giassi e também Felipe Baptista. Baronio via o triunfo cair em seu colo, mas a alegria durou pouco, pois Barrichello pressionou e assumiu a dianteira nos metros finais para garantir a vitória. Miranda chegou em segundo, seguido de muito perto por Renan Azeredo, em terceiro.

Com os resultados, Gustavo Ariel assumiu a liderança do campeonato com vantagem de apenas 1 ponto sobre Jeff Giassi.

“Foi uma noite fantástica para mim, o quali foi extremamente próximo, estavam todos andando muito perto, consegui atacar o Jeff na primeira bateria e sustentar a vitória, na segunda larguei mal e me concentrei em ganhar o maior número de pontos possíveis. Feliz com a liderança e com os dois top 5 na etapa". disse Gustavo Ariel, da Full Time e-Sports by TK.

“Infelizmente não tive muito o que fazer na segunda bateria, na primeira tivemos disputas interessantes, mas nessa tentei ser previsível e cauteloso, empurrando o Rafa Martins para abrirmos e pontuar", comentou Jeff Giassi, do Team Redline. "Tomei o toque por trás no final e não tinha o que fazer. Coisas de corrida".

“Foi uma corrida meio doida, tomei dois slow-down e caí para o fundo do pelotão", disse Felipe Baptista, representante da BRB KTF e-Sports. "Vim junto com o Bruno do Carmo escalando o pelotão e consegui esse pódio. Na segunda bateria  foi exatamente o que o Jeff pontuou, um toque de corrida que acontece e bagunçou ainda mais o campeonato".

“Antes de tudo eu parabenizo a todos que subiram ao pódio", disse Dudu Barrichello, que corre pela P1 Speed. "Estou muito feliz com essa vitória. Honestamente não consigo me lembrar de alguma vez que fiquei tão nervoso na minha vida".

"Nos dedicamos muito para estar aqui e conseguir os bons resultados, para mim significa tanto quanto uma corrida real. Larguei bem na primeira prova, fiquei no comboio do líder e é assustador andar no vácuo. Arriscamos muito no fim e acabei batendo com o Rafa e caímos para o fundo do top 10".

"Larguei mal na segunda e fui subindo aos poucos, sobrevivi bem aos acidentes e cheguei na hora certa no pelotão, desviei da confusão final e consegui vencer. Estou muito orgulhoso com essa vitória, estava precisando dela para me dar um ânimo depois de um ano difícil nas pistas".

Após duas semanas seguidas de Carrera Cup, os Porsche 911 GT3 Cup “992” recolhem para a garagem e abrem espaço para os Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Sprint Challenge, que na próxima terça (09/11) partem para a segunda rodada do campeonato em Mount Panorama.

Corrida 1 (top 10)

  1. Gustavo Ariel
  2. Jeff Giassi
  3. Felipe Baptista
  4. Victor Miranda
  5. Matheus Machado
  6. Rodrigo Baronio
  7. Gabriel Silva
  8. Renan Azeredo
  9. Daniel Machado
  10. Rafael Martins

Corrida 2 (top 10)

  1. Dudu Barrichello
  2. Victor Miranda
  3. Renan Azeredo
  4. Gustavo Ariel
  5. Gabriel Silva
  6. Rodrigo Baronio
  7. Jeff Giassi
  8. Rafael Martins
  9. Felipe Baptista
  10. Neto Nascimento

Campeonato (top 10)

          1.Gustavo Ariel – 121 pontos

  1. Jeff Giassi – 120
  2. Dudu Barrichello – 103
  3. Felipe Baptista – 78
  4. Rodrigo Baronio – 76
  5. Rafael Martins – 70
  6. Victor Miranda – 67
  7. Matheus Machado – 65
  8. César Froener – 63
  9. Gabriel Silva - 59

F1 2021: RED BULL se dando bem no MÉXICO e BRASIL? Entenda por que ALTITUDE ajuda time de Verstappen

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #141 – Verstappen e Hamilton vão bater como Senna e Prost?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche Esports Carrera Cup chega à Le Mans após eletrizante etapa inaugural em Interlagos
Próximo artigo Com um Porsche 718 Spyder como prêmio, Porsche XP Private Cup realiza All-Star Race no dia do GP de F1 em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil