Porsche Cup: Leite vence na Challenge e Tomasoni é destaque com grande recuperação

Pilotos foram destaque no primeiro fim de semana da Porsche Cup em 2023

Marcelo Tomasoni

Fernanda Freixosa

A primeira das seis etapas da temporada 2023 da Porsche Cup foi concluída neste domingo (5) com a disputa da segunda corrida em Interlagos, São Paulo. Uma das principais categorias de Gran Turismo do mundo, a competição levou um ótimo público ao autódromo paulista para acompanhar grandes duelos na pista.

Na Sprint Challenge, a corrida 2 teve seu grid definido pela ordem de chegada da prova 1, realizada no sábado (4), mas com os oito primeiros invertidos. Partindo da terceira posição, o piloto Sadak Leite assumiu a primeira colocação logo após a largada e conquistou a vitória, seguido por Christian Mohr e Urubatan Júnior.

Leia também:

Estreando na competição, Antonella Bassani também foi ao pódio, em quarto lugar. Na quinta posição, Marcelo Tomasoni – pole position e vencedor da corrida de sábado – fez uma grande prova de recuperação para chegar ao pódio.

Com o grid invertido, o piloto do Porsche #5 largou em oitavo e levou um toque no S do Senna, que o fez rodar e sair da pista. Tomasoni teve cabeça fria para voltar à disputa, mesmo caindo para o 20º lugar.

Ainda na primeira volta, outro acidente, entre os pilotos Artur Ramos e Walter Lester, provocou a entrada do safety car. Com o carro de segurança na pista, Tomasoni conseguiu voltar e alcançar os demais competidores. Mesmo no final do pelotão, o piloto mostrou ritmo forte desde a saída do Safety Car e foi ganhando várias posições. Na nona volta já estava entre os top 10.

Assim como no sábado, o piloto marcou a volta mais rápida da corrida (1min40s492) e fechou a disputa com o quinto lugar. Com o resultado, Tomasoni está na vice-liderança do campeonato, com 44 pontos, apenas três a menos que Mohr, que com os segundos lugares no sábado e domingo, terminou a etapa em primeiro na classificação.

“Toda largada com grid invertido exige um cuidado maior de quem quer brigar pelo título. Larguei com toda a cautela do mundo, não apertei ninguém, mas infelizmente pela terceira vez levei um toque do Miguel Mariotti. Rodei no meio do pelotão, o que pode ser muito perigoso”, destacou Tomasoni.

“Foi muito frustrante, porque tínhamos boas chances na corrida, mas a imprudência de um piloto tirou pontos importantes”, lamentou.

“Tirando isso, a corrida foi super positiva. Mostramos um ritmo muito forte e o Safety Car também nos ajudou, quando juntou todo mundo”, lembrou.

“Fui muito agressivo e onde dava para passar, fui conseguindo ganhar as posições. É uma pena, porque o campeonato é construído por pontos. Então, fico triste porque sei que tínhamos total chances de sair daqui na liderança”, continuou Tomasoni.

“Mas bola pra frente. Fico feliz com a performance do carro, com o todo o trabalho da equipe e o aprendizado. Na hora que rodei, tive cabeça fria pra voltar e lutar pelo pódio”, finalizou Tomasoni, que é patrocinado pela Ativa Investimentos, DSM e Plant Power.

De Interlagos, a Porsche Cup parte agora para o Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). A segunda etapa acontecerá nos dias 14 e 15 de abril.

Confira os 10 primeiros na corrida 2 da Sprint Challenge:

1. Sadak Leite 14 voltas2. Cristian Mohr a 0s0903. Urubatan Junior a 4s9354. Antonella Bassani a 5s3325. Marcelo Tomasoni a 5s6036. Antonio Junqueira a 9s1317. Miguel Mariotti a 9s2398. SangHo Kim a 9s4599. Sebá Malucelli a 9s63310. Ramon Alcaraz a 10s211

Os 10 primeiros no campeonato:

1. Cristian Mohr 472. Marcelo Tomasoni 443. Urubatan Junior 434. Sadak Leite 425. Antonio Junqueira 356. Antonella Bassani 347. Miguel Mariotti 278. Junior Dinardi 259. Ramon Alcaraz 2310. Sebá Malucelli 23

Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Feldmann e Leite vencem provas de domingo da Porsche Cup em Interlagos
Próximo artigo Zanon faz balanço positivo da etapa inaugural da Porsche Cup Brasil, em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil