Porsche Cup: Neugebauer compara frenagens de novo carro com modelo anterior da Carrera Cup
Além dele, Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto e Processo e Qualidade da Fremax, fornecedora oficial de discos de freio da categoria, também comentou
O fim de semana reserva o início da 18ª temporada da história da Porsche Cup Brasil. O maior evento de carros GT da América Latina aquece os motores para a primeira etapa Sprint (de corridas curtas). E a categoria chega com uma grande novidade: os novos modelos Porsche 911 GT3 992 de última geração, que integrarão a classe principal da disputa, a Carrera Cup. Os 991.2 usados na classe até o ano passado passam a formar a categoria Sprint Challenge.
O formato de disputa permanece o mesmo, com tomadas de tempo classificatórias e corridas separadas para as duas classes, e as principais atividades de pista acontecem no sábado (2) com classificação e a primeira corrida e no domingo (3) com a segunda corrida.
Os novos carros foram testados no início do mês em Interlagos e receberam diversos elogios dos pilotos, especialmente no acerto da suspensão e nos freios.
“A principal diferença entre os dois é que nas frenagens o 991.2 precisava de algumas correções no volante, pois a traseira levantava um pouco e por ficar mais leve, ficava mais suscetível a momentos de instabilidade, enquanto no 992 ele freia mais reto e sem afetar muito a trajetória e o comportamento do carro”, comparou Werner Neugebauer, dono de dois títulos na categoria.
Apesar de dividirem praticamente o mesmo motor boxer seis cilindros 4.0, o modelo 992 traz pouco mais de 25 cavalos de potência a mais (510 do novo carro contra 485 do bólido que agora será usado na Sprint Challenge); o torque também é superior: 47,9 kgfm contra 41,8 do modelo já utilizado anteriormente. O câmbio segue sequencial de seis marchas acionado por aletas atrás do volante (como na Fórmula 1, por exemplo), mas mudou um componente eletrônico que deixou a peça mais leve, com troca de marchas mais precisas e uma durabilidade maior.
Além da diferença de potência, a dirigibilidade do novo carro empolgou os pilotos, especialmente nas frenagens. E na pista de Goiânia, que é considerada de média para alta velocidade com pontos importantes de frenagem, acredita-se que os tempos de volta devam cair consideravelmente.
“Goiânia é uma pista bastante exigente para os discos de freio, com trechos de alta velocidade sucedidos por fortes frenagens que reduzem as velocidades em mais de 100 km/h em poucos metros. Outro desafio interessante que o traçado goiano proporciona aos pilotos e principalmente aos carros são as temperaturas, geralmente muito altas; assim, o trabalho do piloto nas retas passa a ser, além de ganhar velocidade, também resfriar o conjunto de freios. As curvas 3, 5 e a curva final do circuito são pontos particularmente interessantes do ponto de vista dos freios. É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil”, destacou Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto e Processo e Qualidade da Fremax, fornecedora oficial de discos de freio da categoria desde 2008.
Neugebauer aguarda os primeiros treinos para confirmar o bom diagnóstico feito na pré-temporada de Interlagos.
“O modelo 992 é bem mais estável em frenagens que o anterior. O carro é mais ‘quieto’, o ABS funciona muito bem, todo o freio do carro é uma evolução. Em Goiânia temos dois pontos mais críticos de frenagem, nos quais o carro sofre um pouco mais: o primeiro é na entrada da curva 3, que é o acesso ao miolo do circuito, onde a gente freia já atacando a curva, de intensidade razoável e que enquanto o piloto freia, ele já vai conduzindo o carro para dentro da curva; a outra freada é a da curva 5, onde chegamos em quarta ou quinta marcha reduzindo para segunda. É um ponto onde a frenagem ocorre sobre muitas ondulações do asfalto, e estou curioso para sentir o comportamento do carro neste ponto, justamente por ele ser mais estável nas freadas, e ver o quanto vamos melhorar em tempo de volta com essas características”, disse.
VETTEL FORA da F1? Ex-chefe de equipe DETONA Aston e Lawrence Stroll: PÕE LANCE NO CENTRO DO NEGÓCIO
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #170 – Leclerc x Verstappen tem potencial para ser novo Verstappen x Hamilton?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.