Relato da corrida

Porsche Cup: Zonta e Neugebauer vencem no Velocitta; carro de Massa fica em 6º

Na GT3 Cup, William Freire e Chico Horta foram os vencedores, seguidos de Átila Abreu e Leo Sanchez

Ricardo Zonta no Velocitta

A Porsche Cup Brasil realizou neste sábado a primeira etapa do campeonato de endurance, em 88 voltas no Velocitta, em Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo.

Quem se deu melhor foi a dupla Ricardo Zonta e Werner Neugebauer, que foi a grande vencedora, após uma prova agitada e com diversas estratégias.

Leia também:

Líder na Porsche Cup Sprint, Miguel Paludo teve Beto Gresse como companheiro e o duo ficou na segunda posição, finalizando a corrida a oito segundos do carro da Shell. Felipe Massa, a maior atração do evento, e que formou dupla com Lico Kaesemodel, ficou com a terceira posição na pista, mas após a prova, os comissários o puniram em 20 segundos por um incidente coom o carro #100, de Alceu Feldmann e Dennis Dirani. No final, Massa foi o sexto.

Ricardo Maurício e Edu Azevedo foram os melhores na classe Sport da Carrera Cup, em quinto no geral. Cacá Bueno e Marcelo Franco chegaram logo em seguida (5º no geral), à frente de Nelsinho Piquet e Fran Lara (7º).

Na GT3 Cup, a vitória ficou com o carro #77 de William Freire e Francisco Horta, à frente de Átila Abreu e Leo Sanchez. A dupla que é a atual campeã da Endurance foi a melhor na classe Sport da categoria. A ‘dupla de Nelsons’, Nelson Marcondes e Nelson Monteiro, triunfaram pela classe Trophy.

A próxima etapa do campeonato de endurance da Porsche acontece no dia 24 de outubro em Goiânia.

A Corrida

A largada dos 300 km do Velocitta foi limpa, com Neugebauer mantendo a liderança, seguido de perto de Guilherme Salas. O carro da Shell acabou cedendo a ponta na terceira volta.

Urubatan Jr. assumiu a liderança logo nos primeiros giros na GT3 Cup. Ele acabou saindo da pista na quarta volta e teve um dos pneus furado, indo para os boxes em seguida. Fabio Carbone herdava a liderança naquele momento.

Kaesemodel, parceiro de Massa, caiu do terceiro para o quinto posto nos primeiros giros. Miguel Paludo avançou bem e era o terceiro colocado.

Atual campeão da Endurance, Luca Seripieri enfrentou problemas logo no início, foi atingido em uma batalha na pista e teve o radiador danificado, tendo que ir para os boxes logo na abertura da janela.

Quem ‘passeou’ pela terra foi Rodolfo Toni, parceiro de Danilo Dirani na Carrera Sport na 20ª volta.

Massa foi à pista na 32ª volta, das 88 programadas, com seu carro ocupando o sexto lugar na classificação geral.

Na 33ª, Antônio Junqueira, da GT3 Cup, saiu da pista e bateu de leve na barreira de proteção, mas conseguiu retornar à pista tranquilamente.

Em seguida, Lucas Salles, o pole da GT3, via a carenagem do seu carro raspando no pneu traseiro direito, após leve toque em Cacá Bueno.

A dupla campeã da GT3 veio com estratégia diferente, com Leo Sanchez fazendo 36 voltas sem parar, cedendo o carro Átila Abreu, que faria o restante da prova, com o piloto de Sorocaba tendo que fazer mais uma parada obrigatória até o final.

Beto Gresse e Werner Neugebauer travaram grande disputa pelo segundo lugar na 39ª volta, com o carro #7 levando a melhor.

Na metade da corrida, Pedro Aguiar e Guilherme Salas lideravam, seguido de Gresse, Massa, Alceu Feldman e Ricardo Maurício. Na GT3 Cup, Cesar Ramos comandava.

Massa fez sua parada no 50º giro, mas se manteve na pista para um segundo stint. O estreante da Porsche Cup chegou a liderar, após grande ultrapassagem sobre Pedro Aguiar na 68ª volta.

Massa acabou se envolvendo em uma disputa com Guilherme Salas na 75ª volta, com o piloto que também corre na Stock Car levando a pior, com um pneu furado e se vendo na obrigação de ir para os pits. O incidente foi colocado sob investigação dos comissários.

No giro seguinte, o vice-campeão mundial de F1 de 2008 voltou aos pits para entregar o carro de volta a Kaesemodel para ir até o final.

Gabriel Casagrande, que vinha com bom ritmo e já havia feito todos os pits, acabou saindo da pista na reta oposta e conseguiu voltar, mas com chances de triunfo diluídas.

Na 80ª volta, a direção de prova divulgou que Guilherme Salas levou uma advertência por causa do incidente com Massa. A briga, em teoria, não poderia ocorrer, já que ele era retardatário naquele momento.

Após todos pararem e as estratégias serem colocadas à prova, Ricardo Zonta aparecia na liderança, com vantagem de cerca de oito segundos sobre Miguel Paludo. Lico Kaesemodel superava Alceu Feldmann faltando duas voltas. Os comissários prometeram investigar a manobra após a corrida.

Nas voltas finais, nada mudou. Ricardo Zonta garantiu a vitória na Carrera Cup, seguido de Paludo e Kaesemodel. Na Sport, Eduardo Azevedo e Ricardo Maurício levaram a melhor, terminando em quinto no geral.

Na GT3 Cup, William Freire e Chico Horta foram os vencedores, seguidos de Átila Abreu e Leo Sanchez, que triunfaram na Sport. Nelson Marcondes e Nelson Monteiro levaram pela GT3 Cup Trophy.

Resultado final

Carrera Cup

1. Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 3h31:56.406
2. Miguel Paludo e Beto Gresse +10.641
3. Alceu Feldmann e Dennis Dirani +27.273
4. Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* +39.605
5. Marcelo Franco e Cacá Bueno* +44.060
6. Lico Kaesemodel e Felipe Massa +26.745***
7. Fran Lara e Nelson Piquet Jr* +58.704
8. Pedro Aguiar e Guilherme Salas -1 volta
9. Rodolfo Toni e Danilo Dirani* -1 volta
10. Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* -1 volta
11. Ricardo Baptista e Bruno Baptista -1 volta
*Classe Sport

GT3 Cup

12. Francisco Horta e William Freire -2 voltas
13. Leo Sanchez e Átila Abreu* -2 voltas
14. Lucas Salles e Rafael Suzuki -2 voltas
15. Zeca Feffer e Cesar Ramos -2 voltas
16. Nelson Marcondes e Nelson Monteiro** -3 voltas
17. Marco Billi e Maurizio Billi** -3 voltas
18. Ricardo Fontanari e Matheus Iorio* -3 voltas
19. Paulo Totaro e Fabio Carbone* -3 voltas
20. Alexandre Auler e Renan Guerra -3 voltas
21. Antonio Junqueira e Alberto Cattuci -3 voltas
22. Urubatan Junior e Enzo Elias -3 voltas
23. Rodrigo Mello e Sergio Jimenez* -3 voltas
24. Guiga Spinelli e Lucas Moraes** -3 voltas
25. Ayman Darwich e Eduardo Menossi** -3 voltas
26. Cristian Mohr e Kreis Jr** -4 voltas
27. André Gaidzinski e Marcio Mauro** -5 voltas
28. Luca Seripieri e Alan Hellmeister -6 voltas
29. Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro* -6 voltas
*Classe Sport
** Classe Trophy
***Punido em 20s por incidente com o carro #100

 

 

Veja como foi a corrida

 

 

 

 

In this article
Redação Motorsport.com
Porsche Cup
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Veja como foi a corrida da Porsche Cup Endurance direto do Velocitta
Próximo artigo Porsche Cup: Massa avalia estreia como positiva e é elogiado por Zonta

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros