Porsche Cup Interlagos II - Endurance

Porsche Endurance: Campeões serão definidos no fim de semana quente em Interlagos

Com 96 pontos em jogo neste sábado, apenas 36 separam os líderes dos quartos colocados. Disputa será definida nos detalhes na prova de maior duração

Porsche Cup

Para ter sucesso numa corrida longa você precisa de alguns fatores-chave. Uma boa regularidade e uma estratégia podem fazer um piloto ter a confiança necessária para conseguir um bom resultado, mas muitas vezes o fator “sorte” pode entrar no jogo de uma hora para outra.

Esses são fatores que farão os olhos dos fãs de automobilismo se voltarem para o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, em São Paulo (SP), neste final de semana. No sábado (18), a Porsche Cup Brasil finaliza a sua temporada com a disputa dos 500 Km de São Paulo, uma prova com 117 voltas ou 4h15 de duração.

Leia também:

Em provas de longa duração, o sistema de freio dos carros pode ser um fator decisivo e os discos de freio FREMAX, que equipam os carros da categoria há 19 temporadas, dão a segurança que os pilotos precisam para atacar ou defender suas posições.Quatro duplas seguem na briga direta pelo título: Marçal Müller e Enzo Elias lideram a tabela, com 16 pontos a mais que Werner Neugebauer e Ricardo Zonta. Em terceiro lugar vem a dupla formada pelos irmãos Fefo e Dudu Barrichello, filhos de Rubens Barrichello, e em quarto lugar tem Alceu Feldmann e Guilherme Salas. Fechando o top 5, mas quase sem chances de título, vêm Miguel Paludo e Alam Hellmeister.A prova seguirá o modelo já conhecido pelos fãs da categoria. Cada piloto deve fazer dois stints, com paradas de seis minutos, em janelas programadas, e desta vez, por ser uma prova de 500 quilômetros de duração, em vez dos tradicionais 300 nas provas da Porsche Cup Endurance, os pilotos poderão optar por correr em trios.A corrida é dividida em dois estágios, sendo que o vencedor do primeiro estágio leva 32 pontos e o vencedor do segundo será coroado com 64 pontos. Após o final da prova, somados os pontos ao campeonato, cada dupla deverá descartar o pior resultado entre os seis estágios (três corridas) disputados. Quem tiver a maior pontuação, leva o título.A programação prevê apenas três atividades de pista antes do treino classificatório. Um treino opcional será realizado na quinta-feira (16), duas sessões de treinos livres na sexta-feira (17), mesmo dia em que acontece a classificação. No sábado (18), a previsão de largada é às 14h40.Com a onda de calor que atinge o país, os 500 quilômetros de prova também deverão ser quentes. A previsão climática para a região de Interlagos aponta temperaturas de até 36ºC, oferecendo grandes desafios para pneus e freios. Os discos de freio da Porsche Cup Brasil são fornecidos pela Fremax e suportam temperaturas de trabalho superiores a 700ºC.A temporada 2023 é a 19ª da história da categoria monomarca mais veloz e moderna do Brasil, e é a 16ª na qual a Fremax faz parte como fornecedora oficial dos discos de freio para todos os carros, produzindo materiais que garantem potência e segurança no controle de movimentos.Acompanhando a evolução dos carros – esta é a segunda temporada dos novos modelos 911 GT3 992 -, os discos Fremax trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.Programação da etapa em Interlagos:

Sexta-feira, dia 17

9h – Treino Livre 1

13h15 – Treino Livre 2

16h25 – Classificação

Sábado, dia 18

12h25 – Visitação de boxes

14h20 – Formação do grid

14h40 – Largada da Corrida (117 voltas ou 4h15)

Classificação do Endurance Challenge (top 5)

1. Marçal Müller/Enzo Elias, 142 pontos2. Werner Neugebauer/Ricardo Zonta, 1263. Fefo Barrichello/Dudu Barrichello, 1174. Alceu Feldmann/Guilherme Salas, 1065. Miguel Paludo/Alan Hellmeister, 94

RICO PENTEADO fala sobre o que pode dar CERTO e ERRADO no GP de LAS VEGAS | TELEMETRIA

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ziemkiewicz e Piquet busca vitória nos 500 km da Porsche Cup em Interlagos
Próximo artigo Zanon vai correr ao lado de Darwich e Maurício nos 500 km da Porsche em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil