Porsche Cup Termas de Río Hondo - Sprint

Rodada argentina da Porsche Cup desafia freios

Final de semana com a sexta e penúltima etapa do campeonato Sprint antecedendo a penúltima etapa das provas de longa duração, no dia 10

Porsche Cup Brasil

O moderno circuito de Termas de Río Hondo, na Argentina, recebe a sexta e penúltima etapa do campeonato de provas curtas (Sprint) da Porsche Cup Brasil neste final de semana.

O compromisso internacional da mais veloz categoria monomarca do país é duplo, já que no domingo seguinte, 10 de setembro, a categoria permanece na terra dos Hermanos para a etapa e corridas longas (endurance).

Leia também:

“Termas é uma pista que eu gosto muito. Ela é praticamente um parque de diversões para quem gosta de corrida. É rápida, é desafiadora e tenho boas recordações”, destaca Werner Neugebauer.

“É um dos circuitos mais rápidos da temporada. Com 4.805m, tem uma das maiores retas da competição com aproximadamente 1.070 metros, fazendo com que os carros cheguem ao limite tanto em velocidade final, alcançando em torno de 260 km/h, quanto em desaceleração e frenagem reduzindo de 6º marcha para 2º ao final da reta, requisitando assim uma maior eficiência dos freios, performance e recuperação térmica”, destaca Ronaldo  Chremonezi, gerente de Engenharia e Produto da Fremax.

Na primeira curva do circuito, à direita, os carros chegam a 230 km/h em sexta marcha e reduzem para terceira. A frenagem baixa a velocidade do carro para que o contorno seja feito a cerca de 105 km/h; na curva 2, os pilotos reduzem de 190 para 90km/h em poucos metros no contorno à esquerda e que leva à maior reta do traçado, de 1.070 metros.

Na reta, os carros alcançam os 260 km/h e é nela que acontece a maior frenagem: redução de 180 km/h em poucos metros para que o lento contorno à direita seja feito a pouco menos de 80 km/h.

Outras curvas que demandam força no pedal do freio são as curvas sete (de 240 para 95 km/h em redução de sexta para segunda marcha no contorno à direita), a curva nove (de 200 para 135) e a curva 12, a penúltima do traçado, na qual os pilotos reduzem de quinta para segunda marcha, baixando a velocidade de 220 para 75 km/h.

As corridas do final de semana terão transmissão ao vivo pelo Motorsport.com e a Motorsport.tv.

Nicolas Costa lidera o campeonato da Carrera Cup com 167 pontos. Ele está à frente de um trio de pilotos gaúchos: são 13 pontos a mais que o vice-líder Marçal Müller; Miguel Paludo é o terceiro com 153 e Werner Neugebauer é o quarto com 137.

A temporada 2023 é a 19ª da história da categoria monomarca mais veloz e moderna do Brasil, e é a 16ª na qual a Fremax faz parte como fornecedora oficial dos discos de freio para todos os carros, produzindo materiais que garantem potência e segurança no controle de movimentos.

Acompanhando a evolução dos carros – esta é a segunda temporada dos novos modelos 911 GT3 992 -, os discos Fremax trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Porsche Cup
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche Cup: Marcondes compete pela primeira vez com o modelo 992 em Termas de Río Hondo
Próximo artigo Müller é o mais rápido no primeiro dia da Porsche Cup na Argentina

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros