Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Totaro fala sobre retorno emocionante à Porsche Cup um ano após grave acidente

Piloto ficou mais de um ano afastado das pistas enquanto se recuperava de uma visão dupla resultante do impacto

Paulo Totaro e Matheus Roque

A estreia do campeonato Endurance em Interlagos neste fim de semana traz um aguardado retorno à Porsche Cup Brasil. O piloto Paulo Totaro volta ao grid pela primeira vez desde o grave acidente que sofreu no início da temporada passada.

Após ficar de fora da temporada 2023 e das duas primeiras provas sprint de 2023, Totaro retorna em parceria com Matheus Roque, com a dupla correndo na classe Sprint Challenge Rookie nos 300km de Interlagos.

Leia também:

Em entrevista ao Motorsport.com, Totaro falou sobre como a paixão pelo automobilismo, que já vem desde a infância, e o clima familiar que tem na Porsche motivaram seu retorno.

“Eu gosto disso aqui há muitos anos. Quando eu tinha 14 anos e ainda estava na escola, eu não tinha dinheiro, não tinha como correr. Então eu me pendurava no alambrado, lá na Avenida Interlagos, via os carros passando e chorava, tremia, de tanto que eu gostava”.

“Quando eu tinha 13 anos, meu pai comprou um carro para o meu irmão do meio. Mas quem ensinou ele a dirigir foi eu. Você acha que era para eu estar aqui pela minha idade? Não, mas estou aqui pela paixão, pela vontade, o ambiente, os amigos que fiz”.

“Cada vez que eu subo nesse carro, é a realização de um sonho de criança que eu consegui tornar realidade”.

O piloto explicou como foi o acidente que sofreu na pré-temporada de 2022, e como seguiu sentindo o impacto mesmo meses depois.

“Eu sofri um acidente sério. Sofri uma concussão que me deu um problema de visão e eu fiquei ‘fora do ar’ uns 15 dias. No acidente eu fiquei desacordado e me levaram ao hospital. Eu tive alta no dia seguinte e fui pra casa, mas eu não lembro nada da batida e do hospital”.

“Lembrei no dia seguinte quando eu acordei, eu tinha uma viagem marcada para Portugal, mas minha esposa me disse que a viagem tinha sido no dia anterior e minha filha foi no lugar. Mas já no dia seguinte fui trabalhar”.

“Eu fiquei com visão dupla e ia no médico toda semana. Eu fazia os testes, mas os resultados eram vergonhosas. Eu tive alta do neurologista, mas meu problema de visão persistia, e o médico dizia que levaria de três a seis meses”.

“Não passou nada e eu troquei de médico. Depois de um ano ela alertou que minha recuperação era imperceptível e me recomendou uma cirurgia, que foi o que resolveu”.

Após receber a alta médica, Torato disse que não demorou nada para planejar o retorno à Porsche.

“Uns dias depois já liguei para o [Fabio] Carbone [coach] e disse que queria voltar. Eu não tenho mais idade, preparo físico. Eu guio mais com a cabeça do que com o corpo”.

“Na semana passada eu participei de um Track Day. O Dener [Pires, CEO da Porsche Cup] me mandou um carro e eu fiz um teste com o Carbone. Depois de umas 15 voltas, ele mandou uma mensagem para o Dener dizendo que eu estava aprovado para voltar”.

“Eu chorei com isso. Me lembrou muito alguns casos de superação, como no futebol, quando um jogador sofre uma fratura e retorna. Foi a glória, sentar de novo no carro”.

Artigo anterior Fefo e Dudu Barrichello voam nesta sexta e largam em quinto na Porsche Endurance em Interlagos
Próximo artigo Mello destaca “transformação” que viveu ao longo de dez anos na Porsche Cup

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros