X Rally Team adiciona Toyota a seu rol de supermáquinas
Equipe disputará o Sertões 2020 com dois Hilux IMA V8 de última geração, e serão pilotadas pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart; time tricampeão do Sertões continua com a construção dos protótipos X Rally Ranger
A equipe X Rally Team, tricampeã do Sertões e quatro vezes campeã da prova como construtora e preparadora, adicionará dois Toyota Hilux IMA 2020 para a disputa do Sertões deste ano, que acontece de 31 de outubro a 8 de novembro, com partida em Mogi Guaçu (SP) e chegada em Barreirinhas (MA). O bólido é o mesmo que venceu o Dakar de 2019 com Nasser Al-Attiyah, mas agora com atualizações, as mesmas usadas por Fernando Alonso quando disputou o Dakar deste 2020.
O time paulistano, que pelas mãos do piloto Cristian Baumgart e do navegador Beco Andreotti, venceu três edições consecutivas da prova – 2016, 2017 e 2018 -, e venceu o quarto seguido como construtora no título de Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio em 2019, disponibilizará os dois modelos aos irmãos Cristian e Marcos Baumgart.
Os títulos vieram sob a insígnia Ford Performance na parceria com a Neil Woolridge Motorsport, que data desde 2014, e que continua em vigor independente da aquisição dos novos Toyota. “A pandemia forçou todo mundo a mudar seus planos, e correr com a nova geração da Ranger com motor V6 turbo estava em nossos. Entretanto, a NWM nos avisou de antemão que, por causa de toda a situação causada pelo coronavírus, eles não conseguiriam nos entregar os carros a tempo de testarmos e irmos para o Sertões”, falou Beco Andreotti, navegador tricampeão e chefe da X Rally Team.
“Eles são parceiros fantásticos e temos esta oportunidade de variar o mix de marcas dentro do time. Continuamos atendendo a outros pilotos com as X Rally Ranger de altíssima tecnologia e segurança construídas na nossa sede em São Paulo e agora começamos um novo capítulo trazendo as Toyota Hilux”, seguiu.
As novas Toyota Hilux foram construídas na Bélgica pela Overdrive e são os veículos oficiais da marca no Mundial FIA de Cross Country. É o mesmo carro com o qual o bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso disputou o Dakar deste ano na Arábia Saudita e que o tricampeão Nasser Al-Attiyah foi vice-campeão.
“É também um carro fantástico e conseguimos a oportunidade de ter a versão mais atualizada das Hilux e que já foram testadas exaustivamente pela Toyota, inclusive nas condições mais exigentes possíveis, como foi no Dakar. É uma opção também mais segura do que competir com um veículo que estaria em seu estágio inicial de desenvolvimento”, justificou Andreotti.
As duplas formadas por Cristian Baumgart e Beco Andreotti, e Marcos Baumgart e Kleber Cincea, já terão o primeiro contato com as máquinas no final de semana de 25 a 27 de setembro em Portugal, onde irão disputar o Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, prova com 300 quilômetros de percurso. Dias antes, as duplas brasileiras testarão o carro de maneira independente em um trajeto de 250 quilômetros para os acertos iniciais.
“É importante termos este primeiro contato com o carro em condições de prova, não só de testes, para podermos nos adaptar às diferenças do novo modelo, aprender sobre sua mecânica e seus procedimentos, bem como chegar ao Sertões com a preparação adiantada”, destacou Andreotti.
As duas Ford Ranger V8 full-spec da classe T1 FIA – a mais veloz do cross country – com as quais Cristian e Marcos disputaram o Sertões 2019, permanecem para locação a pilotos interessados em disputar a prova com equipamento de ponta.
TOYOTA HILUX IMA OVERDRIVE – FICHA TÉCNICA
Motor: 5.0L V8 (Lexus RCF)
Potência: 390 HP
Torque: 590 Nm
Vel.Máx.: 195 km/h aprox.
Injeção: Direta de nova especificação
Transmissão: Câmbio Sadev sequencial 6 marchas + ré
Embreagem: AP Racing Sinter metálica
Diferenciais: Gemini Overdrive/Hallspeed
Chassis: Tubular com habitáculo em carbono-kevlar
Freios: 6 pistões refrigerados a água (frente e traseira)
Suspensão: Independente nas 4 rodas com 280 mm e amortecedores BOS
Comprimento: 4.800mm
Largura: 2.000mm
Altura: 1.750mm
Peso: aprox.. 1.850 kg vazio (mínimo pelo regulamento FIA)
Entre-eixos: 2.900mm
Tanque de combustível: FT3 Safety Tank 500L de capacidade
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.