Di Grassi diz que Roborace está aberta a demonstrações em eventos da F1
Categoria de carros autônomos não se limitará a estar ao lado da Fórmula E e está aberta a demonstrar tecnologia de carros sem pilotos com Fórmula 1 e outros campeonatos
O campeonato inaugural da Roborace deve começar na próxima primavera europeia, com o calendário da "Temporada Alfa" sendo realizado parcialmente ao lado da Fórmula E, já que ambas as categorias são totalmente elétricas.
No entanto, o CEO da Roborace e campeão da F-E, Lucas di Grassi, disse ao Motorsport.com que a categoria não está restrita a correr ao lado de sua irmã elétrica.
Ele disse que ficaria feliz em trabalhar com outras categorias, incluindo a F1, para mostrar a tecnologia.
"Não será em todos os eventos da F-E", disse di Grassi. “Algumas corridas serão com a Fórmula E, e algumas por conta própria.”
“Não há limitações para parcerias com outros campeonatos. Se a Fórmula 1 quiser mostrar conosco a inteligência artificial, podemos fazer isso.”
“Ou o WEC, poderíamos criar uma série onde você pode competir 24 horas com um piloto e inteligência artificial, alternando no carro no futuro.”
"Não estamos limitados à F-E. Podemos nos espalhar por diferentes categorias.”
“Nós gostamos de F-E porque gostaríamos que o futuro fosse totalmente elétrico. Mas falaremos com categorias nos Estados unidos, como a IMSA e no Japão, como a Super GT.”
A série usará uma evolução do carro de desenvolvimento que também pode ser guiado por um humano.
O 'DevBot 2.0' se inspira no design LMP, mas terá tração traseira em vez de tração integral.
O novo DevBot será usado nas duas primeiras temporadas, conhecido como 'Alpha' e 'Beta', após a nomenclatura usada pelos desenvolvedores para teste de software antes de um lançamento completo.
Depois de avaliar como o conceito funcionará nessas temporadas, a Roborace planeja mudar para o Robocar para a "liberação total" da categoria e a primeira temporada apropriada em 2021.
O Robocar atual, lançado oficialmente no início de 2017, é completamente autônomo e tem um design arrojado e único sem cockpit, mas é provável que isso mude, porque a Roborace quer que o carro final possa ser controlado por um piloto.
Di Grassi, que disse que o carro de 2021 seria "como o filho de Roborace e DevBot juntos", disse que a Roborace estava focada em construir algo único.
"Vai ser mais uma demonstração, menos competição nas primeiras temporadas", disse di Grassi.
“É um evento de tecnologia, para empresas de tecnologia mostrarem o que estão desenvolvendo.”
“Não vamos competir com nenhuma série existente. Queremos criar nossa própria área de automobilismo.”
Robocar driving by Goodwood House at testing
Photo by: Roborace
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.