Stock Series: Com chances de título rookie, Mathias de Valle ressalta evolução

Piloto vem em boa fase logo no primeiro ano na categoria

Mathias de Valle

Mathias de Valle

Duda Bairros

Mathias de Valle vive em 2023 um ano muito importante na sua carreira nas pistas. Paulista de 21 anos e residente em Goiânia, o piloto fez a transição dos carros de tração dianteira após uma trajetória de sucesso na Turismo Nacional — vice-campeão da classe TN PRO no ano passado — para os veículos de tração traseira ao estrear na Stock Series, a classe de acesso à Stock Car. E logo no início desta jornada com a equipe W2 Racing ProGP, Mathias já faturou duas vitórias na classificação geral, conquistadas em Tarumã (RS) e Cascavel (PR), além de cinco triunfos entre os “rookies”.

A temporada 2023 está a caminho da última etapa do campeonato, que será disputada nos dias 16 e 17 de dezembro no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Neste momento, Mathias é o quinto colocado na classificação geral, com 218 pontos. No campeonato dos “rookies”, De Valle está em terceiro e ainda tem chances de título. O piloto da W2 Racing ProGP soma 293 pontos e luta pela taça dos estreantes contra Arthur Gama (Garra Racing Team), que soma 348 tentos, e com o companheiro de equipe Felipe Barrichello Bartz, que tem 322.

O balanço que Mathias faz da sua campanha na Stock Series é positivo. “Avalio minha temporada na Stock Series como boa, tendo já conquistado duas vitórias no geral e com uma grande evolução a cada etapa. Vou para Interlagos com o objetivo de fazer o meu melhor. Claro que sempre pensando no título rookie, uma vez que ainda tenho chances”, salientou.

O piloto aproveitou também para enaltecer seus concorrentes diretos pelo título de rookie em 2023. “As disputas com o Pipe Bartz e o Arthur Gama são sempre acirradas, mas limpas. São pilotos muito bons que me ajudam a elevar o nível”, salientou.

De olho em 2024 — O grande desafio de Mathias neste ano de estreia na Stock Series foi adaptar seu estilo de pilotagem a um carro que até então era desconhecido para o piloto. “Tive de aprender muito nesta temporada por nunca ter corrido antes em um carro de tração traseira e pneus slicks, então venho aprendendo muito sobre como guiar rápido e desgastando o menos possível tanto os pneus como o equipamento”.

Depois de cinco etapas e prestes a completar sua primeira temporada na Stock Series, De Valle já começa a desenhar 2024 tendo dois grandes objetivos em mente: buscar o título da categoria de acesso e assegurar um lugar na Stock Car no ano seguinte. “Estou analisando as possibilidades para o ano que vem, mas o principal pensamento é continuar na Series para buscar o título geral e subir para a Stock Car em 2024”, concluiu.

Mathias de Valle

Data de nascimento: 16/06/2002 (21 anos)

Local de nascimento: São Paulo

Status na Stock Series: estreante

Equipe: W2 Racing ProGP

Numeral: 16

Corridas: 15

Vitórias: 2 (no geral); 5 (entre os rookies)

Pódios: 2

Pontuação: 218 (5º na classificação geral); 293 (3º na classificação entre os rookies)

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Robe e Gama vencem no Velocitta e Muggiati vai para decisão na liderança; veja tabela
Próximo artigo Stock Series - “Significa muito”: Barrichello Bartz eleva luta por título rookie

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil