Stock Series - “Significa muito”: Barrichello Bartz eleva luta por título rookie

Sobrinho de Rubens Barrichello fala sobre atual momento

Felipe Barrichello Bartz

Felipe Barrichello Bartz

Duda Bairros

Felipe Barrichello Bartz está prestes a concluir seu primeiro ano na Stock Series como um dos candidatos ao título de campeão entre os rookies. Em uma temporada 2023 de muito aprendizado e evolução depois de sair dos monopostos da Fórmula 4 Brasil e fazer a transição para os carrões da categoria de acesso à Stock Car, o sobrinho de Rubens Barrichello se prepara para, nos próximos dias, tentar um título que lhe traz um significado muito grande.

O crescimento do piloto de 18 anos, que nesta temporada corre pela W2 Racing ProGP, é notório quando se analisa os resultados obtidos nas últimas provas. Desde a corrida 3 da etapa de Cascavel, onde ‘Pipe’ faturou seu primeiro pódio na categoria, em todas as disputas seguintes o paulista terminou pelo menos no quarto lugar. Ao todo, Barrichello Bartz soma cinco top-3, tendo como melhores resultados as segundas colocações obtidas em Cascavel e no Velopark.

‘Pipe’ luta diretamente pelo título de campeão ‘rookie’ contra dois grandes novatos que também estão brilhando neste ano na Stock Series: Arthur Gama (18 anos), da Garra Racing Team, e Mathias de Valle (21), companheiro de equipe do paulista na W2 Racing ProGP. Barrichello Bartz é o segundo colocado na tabela dos ‘rookies, com 322 pontos, contra 348 de Gama e 293 de Mathias, sem ainda computar os descartes.

Depois dos desafios enfrentados ao longo da temporada, alcançar a etapa final com chances de gritar campeão tem um gosto muito especial para o piloto. “Já significa muito chegar à última etapa disputando o título de melhor rookie. Está muito disputado, estamos muito próximos. Acredito que só depende de mim. Então, se conseguir chegar perto do que alcancei no Velopark [onde deu pódio nas três corridas] terei grandes chances de trazer o título para casa”, disse.

“Lá no Velocitta o Gama ganhou a última prova. Estava ali com ele disputando as corridas. Acho que está bem acirrado, vai ser bem difícil porque o Gama é um ótimo piloto, mas estou bem animado para essa última etapa, que vai trazer grandes disputas. Estou pronto!”, ressaltou.

Batalhas limpas — Barrichello Bartz enalteceu as disputas diretas que travou ao longo da temporada contra seus adversários na luta pelo título rookie e se mostrou feliz por ter conseguido construir disputas saudáveis e respeitosas.

“O Mathias, obviamente meu companheiro de equipe, é muito gente boa, gosto muito dele. Ganhou duas corridas no começo da temporada, depois o Gama e eu crescemos muito. Mas o mais importante é que as disputas entre nós são muito limpas e com muito respeito durante todo o campeonato mesmo disputando vitórias, vitórias rookies, pódios... E é o mais importante, que as disputas sejam limpas e também animadas. Não poderia ter caras melhores para disputar esse título”, salientou.

Em que pese a disputa pela taça de campeão ‘rookie’, o paulista já tem a próxima temporada no horizonte, onde tem um sonho de ir além: buscar o título geral da Stock Series para chegar ao grid da Stock Pro e disputar com os melhores pilotos do automobilismo brasileiro.

“Neste momento o mais provável é que fique na Stock Series em 2024, com o objetivo maior de subir para a Stock Pro em 2025. Se conseguir conquistar o título de rookie neste ano, essa conquista daria grande moral para buscar a taça de campeão geral no ano que vem e muita confiança para buscar uma vaga no grid da Pro em 2025”, finalizou.

A etapa final da temporada 2023 da Stock Series está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro e terá lugar no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Felipe Barrichello Bartz

Data de nascimento: 27/05/2005 (18 anos)

Naturalidade: São Paulo (SP)

Equipe: W2 Racing ProGP

Números na temporada

Corridas: 15

Pódios: 5

Volta mais rápida: 1

Melhores resultados: 2º lugar em Cascavel (corrida 3) e no Velopark (corrida 2)

Pontuação: 248 (4º lugar na pontuação geral); 322 (2º lugar na pontuação ‘rookie’)

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Stock Series: Com chances de título rookie, Mathias de Valle ressalta evolução
Próximo artigo Stock Series: Arthur Gama destaca chance de levar dois títulos

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil