Stock Series volta após três meses no Velopark

Hugo Cibien se manteve em atividade para não perder a mão do carro

Hugo Cibien

No próximo fim de semana a Stock Series – divisão de acesso à principal categoria do automobilismo brasileiro – volta a acelerar seus motores V8. A quarta etapa – que marca o início da segunda metade da temporada 2023 – será realizada no Velopark, na Grande Porto Alegre (RS), a menor (2278 metros) e mais travada pista do calendário.

O maior problema, contudo, será uma espécie de readaptação aos carros, já que a última corrida da Stock Series aconteceu no dia 17 de julho. O piloto capixaba Hugo Cibien, estreante na categoria, acredita que todos irão sofrer com a longa inatividade de três meses da Stock Series, mas procurou se condicionar da melhor forma possível. 

Leia também:

“A possibilidade de perder um pouco a mão do carro existe para todos, mas eu tive uma pequena compensação porque a última corrida da Endurance (categoria que Cibien disputa com um carro totalmente diferente) foi no Velopark, no fim de junho. Então, além de ter treinado nessa pista com o protótipo da Endurance e disputado uma corrida, depois eu consegui fazer um treino com um Chevrolet Montana, que é o antigo Stock Light. O motor é muito parecido, o câmbio era sequencial, mas não tinha as trocas por borboletas no volante, era uma alavanca, mas o peso e as reações do carro são muito semelhantes. Isso foi há duas semanas e deu para reavivar um pouco a memória do carro da Stock.  Fora isso foi muito simulador e shifter kart (kart com marchas)”, diz Cibien. Vale lembrar que pelo regulamento não são permitidos os treinos com os carros da Stock Series entre corridas.

“Especificamente sobre essa etapa, a gente vai ter que focar nos treinos na classificação, porque é fundamental largar na frente nessa pista. A reta é muito curta, o botão de ultrapassagem às vezes não surte efeito, então aqui é especialmente importante largar na frente para acabar entre os primeiros”, completa o piloto da W2 ProGP, patrocinado pela Arcelor Mittal Tubarão. 

As três corridas da 4ª etapa da Stock Series 2023 acontecem dia 16 (sábado) às 14h20 e dia 17 (domingo) às 14h20 e 15 horas, com transmissão de Band Sports, SporTV e redes sociais da Stock Car. 

Motorsport Business #1 - A NOVA STOCK CAR: João Bosco, da ArcelorMittal, dá detalhes do modelo 2025

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #247 - Há espaço para Drugovich na F1 em 2024? E Norris na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Series: Confira horários e como assistir à etapa do Velopark
Próximo artigo Stock Series: Papazissis espera virar o jogo a partir do Velopark

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil