Cacá afirma: “Corrida não foi tão tranquila como pareceu”
Atuação sem riscos aparentes do vencedor da prova deste domingo da Stock requereu certos cuidados a serem tomados
Vencedor da etapa de abertura da temporada 2012 da Stock Car, Cacá Bueno comentou sua corrida neste domingo. O atual campeão da categoria disse que a prova não foi tão tranquila como pôde parecer para quem estava de fora. Segundo o piloto da Red Bull, seus pneus estavam em um nível crítico e o segundo colocado na prova, Thiago Camilo, estava chegando com um ritmo alucinante.
Cacá também explicou como conseguiu fazer uma largada tão boa, que o fez passar o pole Allam Khodair até com certa facilidade.
“Não foi tão tranquila não. Quando estava subindo a reta para largar, escutei o Khodair acionando o push (to pass, mecanismo que adiciona potência ao motor), pois o dispositivo só aciona depois de 3,000 RPM. Você sabe quando o piloto aciona quando ele aperta a embreagem e da uma acelerada. Mas só fui acionar o meu após uns seis, sete segundos, depois dele. Para mim ele acionou muito antes, quase não usou a potência extra. Então consegui passar ele de uma forma bem tranquila na largada. Acabei encostando no Ricardinho, pois não o vi em virtude da preocupação com o Allam. Mas sabia que eu largava de pneu zero e ele de usado. Vou ter que aproveitar essas três primeiras voltas para abrir uma vantagem e cuidar do pneu”, explicou o tetracampeão Cacá.
Na parte central da prova ele já sentiu um pouco melhor, pois Khodair já não tinha tanto pneu para acompanhá-lo, com isso conseguiu poupar equipamento.
“Tinha momentos que o Átila vinha rápido, mas apertei um pouco o ritmo. O Thiago veio muito rápido no final também, mas já tinha uma vantagem que deu para administrar sem correr muitos riscos, sem a acabar com os pneus ou atacar muito as curvas. Guardei cinco push's, e fui usando em voltas alternadas até o fim da prova. Ou seja, não foi tão tranquilo: tivemos uma largada tumultuada e um ritmo muito forte do Thiago e do Ricardinho no final e uma corrida que teve um desgaste de pneu crítico. Queria que a acabasse uma cinco voltas antes, mas fico feliz por ter conseguido ganhar”, comentou.
E Cacá também comentou as novas regras da Stock Car, que entram em vigor esse ano para – em suma – facilitar o entendimento da corrida para quem é um leigo, a fim de agregar mais torcedores para a categoria. Para o carioca, a ação é louvável, mas existem coisas a se ajustar e quem não deveriam ter mudado.
“Muitas coisas foram positivas. A ideia principal é deixar as coisas mais simples e claras para quem assiste. Nós aqui somos fãs de automobilismo, mas a grande maioria não está tão acostumada, então, quanto mais claras e simples as regras, mas fáceis para a pessoa que vem no autódromo entender. Antes era muito complicado. Até para as equipes estavam complicado. E o narrador ter que explicar que a pessoa que talvez está ganhando a prova esteja em quinto é complicado. Com o fim do descarte, o fim do playoff e o fim do reabastecimento, a competição ficou mais simples. Hoje todo mundo sabe quem é o primeiro, o segundo e o terceiro do campeonato.”
“Ao mesmo tempo eu acho que a regra do push na classificação não faz sentido. Ela pode movimentar uma classificação que não é transmitida para a TV e não tem ninguém nas arquibancadas sábado, e você trás uma complicação a mais para a corrida, pois tem que se explicar que tem push, quem não tem. por que aquele cara que não disputa o título e não ganha corridas está largando ali na frente, quem é esse cara, e na TV não tempo de explicar. Para mim ela não nenhuma sentido, e vai na contramão do que estávamos buscando, que era simplificar as regras. Pensaram muito que ela podia trazer de positivo e esqueceram o lado negativo”, finalizou Cacá, que saiu de São Paulo com 22 pontos na bagagem.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.