Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Entrevista

Cacá Bueno pede melhor divulgação do automobilismo nacional

Pentacampeão da Stock Car critica maneira como esporte a motor é colocado na mídia e reflete sobre o atual momento do automobilismo brasileiro

Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno comemora pole
Cacá Bueno em Goiânia
Cacá Bueno e Ricardo Sperafico
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno em Tarumã

O GP do Brasil foi o último a ser confirmado pela FIA no calendário da Fórmula 1 de 2017 e Felipe Massa retornou de uma aposentadoria que não se concretizou, com o país correndo o risco de não ter um representante nas pistas antes da reviravolta.

Pentacampeão da Stock Car e com passagem em campeonatos da Argentina, Cacá Bueno não acredita que o interesse pelo esporte caia, apesar de todas as dificuldades, e aposta no grande número de seguidores que o país possui.

"Temos um espaço no coração do fã de automobilismo brasileiro", disse Cacá em entrevista exclusiva ao Motorsport.com Brasil. " A imprensa dá pouca atenção para o fã, que tem que procurar a notícia, ele não a recebe. Em um mundo em que você recebe notícias sem pedir, se você precisa ir atrás da informação, isso acaba complicando muito."

"Tivemos uma pesquisa do IBOPE muito interessante, mostrando que existem 14 milhões de 'superfãs' de automobilismo, enquanto que o futebol conta com 25 milhões. Não estamos tão longe assim."

"É lógico que depois disso você tem um número de 'fãs normais' de futebol, muito maior do que automobilismo, mas temos uma base muito boa."

"Após as olimpíadas, quando se diminuiu um pouco do espaço aos esportes olímpicos - o que também é uma pena -, os autódromos voltaram a ficar lotados. São Paulo estava lotado, Londrina também e Minas Gerais estava abarrotado na Stock Car, então acredito que temos sim a oportunidade, com uma pequena queda da Fórmula 1, de aumentar o espaço da Stock e do automobilismo nacional."

Calendário e TV

A comparação no número de fãs e audiência se mostra ainda mais difícil quanto ao número de eventos por ano. A Stock Car de 2016 teve 12 etapas, enquanto que o calendário futebolístico vai de fevereiro a dezembro. Se a principal categoria brasileira contasse com um campeonato mais robusto, a diferença de popularidade diminuiria? Para Cacá, o foco tem que ser outro.

"O que deveria ter era um calendário mais completo de automobilismo nacional, com os grandes pilotos competindo em duas categorias, correndo em 12 provas da Stock Car e outras 12 de outra coisa e estariam na TV em 24 fins de semana, quase metade do ano."

"O que falta então são as outras categorias se estabelecerem. A pesquisa mostra que temos de 10 a 15% da população útil, mas não temos de 10 a 15% do espaço de automobilismo."

"Hoje as corridas são transmitidas sim, mas você não vê uma matéria no programa de televisão, não vê na chamada esportiva."

"Lance uma novela sem fazer uma chamada dizendo quem são os atores e qual é a história, passe um jogo de futebol sem dizer o que está valendo. A audiência vai cair espantosamente."

"No automobilismo, eles largam com uma corrida sem contar a história, sem ter programa na quinta, na sexta, no sábado, sem fazer o esquenta antes, sem explicar, sem fazer você conhecer os pilotos, sem a matéria na segunda-feira para quem não viu, esse entorno da corrida é o que mais faz falta e o que mais prejudica o crescimento do automobilismo nacional."

"Eu morei na Argentina e lá o futebol é o esporte número 1, 2 e 3, mas eles dão muito espaço para o automobilismo, basquete, rúgbi, tênis etc. Se você abre um jornal esportivo de 20 páginas, 10 são de futebol, mas tem duas para automobilismo, duas para o rúgbi, uma para o tênis, uma para o basquete. Nós temos muitas dificuldades. Eu digo 'nós', os outros esportes, acho que essa é a grande dificuldade de inserir no garoto a cultura esportiva um pouco mais completa."

Artigo anterior Sérgio Jimenez anuncia ida para Hot Car em 2017
Próximo artigo Stock Car muda formato de quali e rodadas duplas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros