Chefe da Stock Car negocia volta de Curitiba para temporada 2020
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Carlos Col detalhou como poderá ser o campeonato deste ano
A crise do novo coronavírus mudou radicalmente a temporada 2020 da Stock Car. Neste ano, a principal categoria brasileira volta a ser multimarca, com a entrada da Toyota em oito carros do grid, além do novo modelo adotado pela Chevrolet.
Quanto ao calendário, a solução foi colocar as quatro primeiras etapas ‘perdidas’ por causa da Covid-19 nos oito fins de semana restantes, mantendo as datas previamente agendadas, mas com corridas aos sábados em um formado semelhante à Corrida do Milhão.
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram, Carlos Col, CEO da Vicar, organizadora da Stock, falou mais detalhadamente sobre como será a cara dessas mudanças de 2020.
Originalmente, a etapa do Velo Città está marcada para ocorrer no dia 28 de junho, mas Col negocia o adiamento em uma semana, para 5 de julho. “Estou negociando com Velo Città para avançar em uma semana essa data, de 28 de junho para 5 de julho, para ficarmos com o calendário integralmente dentro do segundo semestre”, disse o comandante da categoria máxima do automobilismo nacional.
Essa medida também atende à Chevrolet, que, de acordo com o site argentino Campeones, anunciou recentemente que toda sua área de marketing voltará apenas a partir de julho, incluindo trabalhos relativos a campeonatos na Argentina e no Brasil.
Curitiba de volta?
Uma boa notícia pode ser a volta de Curitiba ao principal campeonato do automobilismo brasileiro. Mesmo antes das mudanças por causa do coronavírus, a data de 8 de novembro nunca teve um local definido e Col disse que a capital paranaense pode ser a grande novidade.
“Nossa intenção é ter Curitiba, mas ainda dependemos de algumas soluções relativas ao autódromo. Questões de licenças, alvarás e mesmo uma negociação financeira", disse Col à reportagem.
"Tenho conversado com eles, há uma nova gestão. Nossa intenção é correr lá. Se não for possível, o Velo Città será a alternativa", afirmou o dirigente, que tem boa relação com os administradores do circuito paulista.
Por outro lado, uma novidade que marcaria a temporada 2020 não poderá ser cumprida. No dia 19 de julho, em Santa Cruz do Sul, a Stock Car deveria realizar uma etapa conjunta com a Super TC2000. Porém, por conta das restrições na fronteira com a Argentina, a ideia será adiada por um ano. “A fronteira está fechada, então está difícil de executar esse plano. É quase certo de que não vamos fazer e teremos que deixar para o ano que vem”, explicou Col.
Portões fechados?
Uma das possíveis soluções para a volta de grande parte das modalidades esportivas do mundo é a ausência de público em estádios, ginásio e autódromos. Col falou sobre esta possibilidade, mas ressaltou os cuidados que a Stock deverá ter com quem trabalhar nos eventos.
“Sobre ter público, nós não sabemos. Vamos apresentar um termo de ajustamento de conduta aos municípios que, em última análise, estão definindo seus planos de saúde pública, juntamente com os governadores.”
“Vamos diminuir o número de pessoas, de integrantes das equipes, para diminuir a densidade de pessoas nos boxes e no paddock. Vamos ter um cuidado extra de não permitir aglomerações, a utilização de máscaras se fará necessária, a disponibilização do álcool gel e elementos de assepsia de mãos também estarão disponíveis, haverá o controle de temperatura corporal no acesso ao autódromo e, se tivermos testes rápidos, aplicaremos antes do início de atividades.”
Além disso, "o briefing [reunião entre pilotos, chefes de equipe e autoridades da CBA] será virtual e não mais em uma sala de reuniões com todos, utilizando aplicativos de reunião virtual", completou o 'chefão' da Stock Car.
GALERIA: Relembre todos os campeões da história da Stock Car Brasil
VÍDEO: Átila Abreu comenta pacto 'anti-ciúme' com Renata Fan e 'zoeiras' de Denílson
Podcast: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.