Últimas notícias

Chefe da Stock Car negocia volta de Curitiba para temporada 2020

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Carlos Col detalhou como poderá ser o campeonato deste ano

Corrida 1 em Curitiba

A crise do novo coronavírus mudou radicalmente a temporada 2020 da Stock Car. Neste ano, a principal categoria brasileira volta a ser multimarca, com a entrada da Toyota em oito carros do grid, além do novo modelo adotado pela Chevrolet.

Quanto ao calendário, a solução foi colocar as quatro primeiras etapas ‘perdidas’ por causa da Covid-19 nos oito fins de semana restantes, mantendo as datas previamente agendadas, mas com corridas aos sábados em um formado semelhante à Corrida do Milhão.

Leia também:

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram, Carlos Col, CEO da Vicar, organizadora da Stock, falou mais detalhadamente sobre como será a cara dessas mudanças de 2020.

Originalmente, a etapa do Velo Città está marcada para ocorrer no dia 28 de junho, mas Col negocia o adiamento em uma semana, para 5 de julho. “Estou negociando com Velo Città para avançar em uma semana essa data, de 28 de junho para 5 de julho, para ficarmos com o calendário integralmente dentro do segundo semestre”, disse o comandante da categoria máxima do automobilismo nacional.

Essa medida também atende à Chevrolet, que, de acordo com o site argentino Campeones, anunciou recentemente que toda sua área de marketing voltará apenas a partir de julho, incluindo trabalhos relativos a campeonatos na Argentina e no Brasil.

Curitiba de volta?

Uma boa notícia pode ser a volta de Curitiba ao principal campeonato do automobilismo brasileiro. Mesmo antes das mudanças por causa do coronavírus, a data de 8 de novembro nunca teve um local definido e Col disse que a capital paranaense pode ser a grande novidade.

“Nossa intenção é ter Curitiba, mas ainda dependemos de algumas soluções relativas ao autódromo. Questões de licenças, alvarás e mesmo uma negociação financeira", disse Col à reportagem.

"Tenho conversado com eles, há uma nova gestão. Nossa intenção é correr lá. Se não for possível, o Velo Città será a alternativa", afirmou o dirigente, que tem boa relação com os administradores do circuito paulista.

Por outro lado, uma novidade que marcaria a temporada 2020 não poderá ser cumprida. No dia 19 de julho, em Santa Cruz do Sul, a Stock Car deveria realizar uma etapa conjunta com a Super TC2000. Porém, por conta das restrições na fronteira com a Argentina, a ideia será adiada por um ano. “A fronteira está fechada, então está difícil de executar esse plano. É quase certo de que não vamos fazer e teremos que deixar para o ano que vem”, explicou Col.

Portões fechados?

Uma das possíveis soluções para a volta de grande parte das modalidades esportivas do mundo é a ausência de público em estádios, ginásio e autódromos. Col falou sobre esta possibilidade, mas ressaltou os cuidados que a Stock deverá ter com quem trabalhar nos eventos.

“Sobre ter público, nós não sabemos. Vamos apresentar um termo de ajustamento de conduta aos municípios que, em última análise, estão definindo seus planos de saúde pública, juntamente com os governadores.”

“Vamos diminuir o número de pessoas, de integrantes das equipes, para diminuir a densidade de pessoas nos boxes e no paddock. Vamos ter um cuidado extra de não permitir aglomerações, a utilização de máscaras se fará necessária, a disponibilização do álcool gel e elementos de assepsia de mãos também estarão disponíveis, haverá o controle de temperatura corporal no acesso ao autódromo e, se tivermos testes rápidos, aplicaremos antes do início de atividades.”

Além disso, "o briefing [reunião entre pilotos, chefes de equipe e autoridades da CBA] será virtual e não mais em uma sala de reuniões com todos, utilizando aplicativos de reunião virtual", completou o 'chefão' da Stock Car.

GALERIA: Relembre todos os campeões da história da Stock Car Brasil

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
2019 - Daniel Serra (3) - Chevrolet Cruze
41

VÍDEO: Átila Abreu comenta pacto 'anti-ciúme' com Renata Fan e 'zoeiras' de Denílson

Podcast: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Corrida do Milhão da Stock Car pode ter prêmio voltado a instituições de combate ao coronavírus
Próximo artigo VÍDEO: Barrichello abre o jogo e conta histórias e curiosidades da carreira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil