Últimas notícias

Chefe da Stock Car ressalta lado estratégico em mudança do formato de classificação

Carlos Col disse que pilotos e equipes terão que entender formato especial do fim de semana da Corrida do Milhão do primeiro giro do Q1 até a última volta da prova e nega "punição" ao pole position

Carlos Col

A grande novidade para o fim de semana da Corrida do Milhão, sétima etapa do campeonato de 2019 da Stock Car, é o formato do treino de classificação. Além dos tradicionais Q1, Q2 e Q3, será adicionado outra fase, com a definição do pole saindo entre os três melhores do Q3.

Além disso, os carros ficarão em regime de parque fechado do término do quali até a corrida, o que significa que a largada será com pneus e quantidade de combustível do classificatório. Na prática, pilotos que chegarem à "SuperPole", assim batizada, começarão a prova com pneus mais desgastados e precisando de mais tempo para reabastecimento durante a parada obrigatória.

Leia também:

O CEO da Stock Car, Carlos Col, comentou sobre o novo formato do quali, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com Brasil.

“O conceito desta disputa é de que as equipes terão que entender a competição desde a primeira volta do treino de classificação, no Q1”, disse Col. “Por isso, eles vão receber uma carga de combustível com a qual vão ter que lidar com todo o classificatório e a corrida. Isso vai provocar o trabalho na estratégia. A disputa do Milhão começa na primeira volta do Q1.”

“Quem for passando do Q1 para o Q2 e para o Q3 vai consumir mais combustível e vai pagar um preço maior no pit stop, porque vai demorar mais tempo para abastecer.”

Questionado se o pole position não seria punido pelo seu bom desempenho, Col enfatizou que a tática de uma equipe pode não passar em ter o mais rápido na sessão.

“O pole não é punido, é uma regra. Se ele não quiser fazer a pole, ele não precisa fazer. Ele escolhe onde quer andar. É uma regra igual a todos. A disputa começa na primeira volta do Q1 e termina na última volta da corrida. Eles têm que trabalhar na estratégia.”

História da Corrida do Milhão

A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.

Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:

Rubens Barrichello comemora vitória na Corrida do Milhão de 2018
Rubens Barrichello em Goiânia na Corrida do Milhão em 2018
2017: Daniel Serra levou a melhor em Curitiba
2017: Daniel Serra em Curitiba
2016: Felipe Fraga bateu Rubens Barrichello em Interlagos
2016: Felipe Fraga em Interlagos
Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão de 2015
2015: Thiago Camilo recebe bandeirada em Goiânia
2015: Thiago Camilo em Goiânia
2014: Rubens Barrichello comemora Milhão em Goiânia
2013: Ricardo Zonta em Interlagos
Pilotos da Corrida do Milhão de 2013. Reconhece todos?
2012: Thiago Camilo em Interlagos
Largada da Corrida do Milhão de 2012
Pódio da Corrida do Milhão de 2011
2011: Thiago Camilo em Interlagos
Em 2011, a Corrida do Milhão teve a ilustre presença de Jacques Villeneuve
Ricardo Maurício comemora Corrida do Milhão
2010: Ricardo Mauricio em Interlagos
2008: Valdeno Brito em Jacarepaguá
20
In this article
Carlos Costa
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Di Grassi começa fim de semana do Milhão na frente em Interlagos
Próximo artigo Prodígios, Gaetano di Mauro e Marcel Coletta dominam TL2 em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros