Chefe da Stock Car ressalta lado estratégico em mudança do formato de classificação
Carlos Col disse que pilotos e equipes terão que entender formato especial do fim de semana da Corrida do Milhão do primeiro giro do Q1 até a última volta da prova e nega "punição" ao pole position
A grande novidade para o fim de semana da Corrida do Milhão, sétima etapa do campeonato de 2019 da Stock Car, é o formato do treino de classificação. Além dos tradicionais Q1, Q2 e Q3, será adicionado outra fase, com a definição do pole saindo entre os três melhores do Q3.
Além disso, os carros ficarão em regime de parque fechado do término do quali até a corrida, o que significa que a largada será com pneus e quantidade de combustível do classificatório. Na prática, pilotos que chegarem à "SuperPole", assim batizada, começarão a prova com pneus mais desgastados e precisando de mais tempo para reabastecimento durante a parada obrigatória.
O CEO da Stock Car, Carlos Col, comentou sobre o novo formato do quali, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com Brasil.
“O conceito desta disputa é de que as equipes terão que entender a competição desde a primeira volta do treino de classificação, no Q1”, disse Col. “Por isso, eles vão receber uma carga de combustível com a qual vão ter que lidar com todo o classificatório e a corrida. Isso vai provocar o trabalho na estratégia. A disputa do Milhão começa na primeira volta do Q1.”
“Quem for passando do Q1 para o Q2 e para o Q3 vai consumir mais combustível e vai pagar um preço maior no pit stop, porque vai demorar mais tempo para abastecer.”
Questionado se o pole position não seria punido pelo seu bom desempenho, Col enfatizou que a tática de uma equipe pode não passar em ter o mais rápido na sessão.
“O pole não é punido, é uma regra. Se ele não quiser fazer a pole, ele não precisa fazer. Ele escolhe onde quer andar. É uma regra igual a todos. A disputa começa na primeira volta do Q1 e termina na última volta da corrida. Eles têm que trabalhar na estratégia.”
História da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:
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