Em prova acidentada, Gomes é campeão; Átila vence
Prova em Interlagos teve muitos incidentes, mas Átila Abreu passa incólume pela confusão e triunfa em Interlagos; Cacá Bueno, com problemas no capô, é 21º, e Marcos Gomes conquista primeiro título na categoria
Em um domingo cheio de alternativas e incidentes na pista, Átila Abreu venceu a etapa de Interlagos da Stock Car, realizada neste domingo (13). O triunfo na prova final de 2015, entretanto, teve menos peso pela disputa do título entre Marcos Gomes e Cacá Bueno.
Com ambos largando do fundo do grid, a chance de envolvimento em toques era grande. Por alguns minutos, parecia que tudo daria errado para Marcos Gomes, que se envolveu em um acidente e ficou parado na barreira de pneus do lado interno da Curva do Lago - perdendo muitas voltas nos boxes para reparar o carro.
Seria a chance para Cacá Bueno se recuperar e vencer o campeonato, mas o piloto da Red Bull também se envolveu em confusão e, com um problema no capô, terminou apenas na 21ª posição, resultado insuficiente para bater Gomes, que conquistou o primeiro título na categoria chegando em 23º.
A corrida
Na largada, Valdeno manteve a liderança, seguido por Átila e Jimenez. Na Curva do Lago, um acidente envolvendo vários carros – causando o abandono de Rafael Suzuki e Rubens Barrichello – acabou atingindo Marcos Gomes, que teve que ir aos boxes para trocar o capô.
Cacá Bueno, por sua vez, envolveu-se em um toque com Guga Lima ainda na largada e também teve problemas na parte dianteira do carro.
Com tantos problemas na pista, o safety car foi acionado. Na quarta volta, a relargada foi dada e Valdeno seguiu na liderança. No final do pelotão, Bia Figueiredo e Julio Campos se chocaram no “S” do Senna. Mais à frente, Felipe Lapenna bateu em Ricardo Maurício e sobrou para Daniel Serra, mais um que sofreu danos no capô.
Após cinco voltas completadas e muito tempo perdido nos boxes, Gomes retornou à pista. Enquanto isso, Cacá era orientado pela equipe para adotar uma estratégia mais cautelosa, esperando por uma nova intervenção do safety car.
Na nona volta, Valdeno recolheu para os boxes e liderança da prova foi herdada por Abreu. Quando a janela de boxes foi aberta, Fraga e Jimenez abriram os trabalhos nos pits. Ainda com o capô completamente solto no lado direito do carro, Cacá perdia rendimento – e visibilidade, já que a peça se desprendia cada vez mais.
Enquanto isso, Denis Navarro e Vitor Genz, que ainda não haviam parado, ocupavam as duas primeiras posições. O líder de fato, entretanto, era Abreu, que ocupava a terceira posição – quando Navarro e Genz finalmente pararam, o piloto do carro #51 voltou à ponta, para de lá não sair mais.
Diego Nunes foi o segundo e Felipe Fraga o terceiro, com Gabriel Casagrande em quarto e Genz fechando o top-5. Navarro, Thiago Camilo, Ricardo Zonta, Cesar Ramos e Galid Osman completando o grupo dos dez primeiros.
Sem condições de imprimir um ritmo competitivo, Bueno terminou a prova na 21ª posição. Para Gomes, então, o primeiro título na Stock Car estava garantido e cruzar a linha de chegada foi apenas uma questão protocolar.
Confira o resultado:
Pos. | Num. | Piloto | Equipe | Carro | Dif. |
1 | 51 | Átila Abreu | AMG Motorsport | Chevrolet | |
2 | 70 | Diego Nunes | Vogel Motorsport | Chevrolet | 2.527 |
3 | 88 | Felipe Fraga | Voxx Racing Team | Peugeot | 4.451 |
4 | 83 | Gabriel Casagrande | Axalta C2 Team | Chevrolet | 7.209 |
5 | 46 | Vitor Genz | Boettger Competições | Peugeot | 7.521 |
6 | 5 | Denis Navarro | Vogel Motorsport | Chevrolet | 8.954 |
7 | 21 | Thiago Camilo | Ipiranga-RCM | Chevrolet | 11.400 |
8 | 10 | Ricardo Zonta | Shell Racing | Chevrolet | 15.460 |
9 | 11 | Cesar Ramos | Total Racing | Peugeot | 23.677 |
10 | 28 | Galid Osman | Ipiranga-RCM | Chevrolet | 24.808 |
11 | 14 | Luciano Burti | RZ Motorsport | Chevrolet | 25.398 |
12 | 63 | Nestor Girolami | Schin Racing Team | Peugeot | 31.881 |
13 | 26 | Raphael Abbate | Hot Car Competições | Chevrolet | 38.596 |
14 | 74 | Popó Bueno | Total Racing | Peugeot | 42.483 |
15 | 66 | Felipe Guimarães | Boettger Competições | Peugeot | 44.136 |
16 | 1 | Antonio Pizzonia | Prati-donaduzzi | Peugeot | 50.457 |
17 | 9 | Gustavo Lima | ProGP | Chevrolet | 57.003 |
18 | 110 | Felipe Lapenna | Schin Racing Team | Peugeot | 59.604 |
19 | 3 | Bia Figueiredo | União Química Racing | Peugeot | 59.632 |
20 | 25 | Tuka Rocha | União Química Racing | Peugeot | 59.682 |
21 | 0 | Cacá Bueno | Red Bull Racing | Chevrolet | 1:16.094 |
22 | 73 | Sergio Jimenez | Axalta C2 Team | Chevrolet | 4 voltas |
23 | 80 | Marcos Gomes | Voxx Racing Team | Peugeot | 7 voltas |
24 | 77 | Valdeno Brito | Shell Racing | Chevrolet | 14 voltas |
25 | 29 | Daniel Serra | Red Bull Racing | Chevrolet | 19 voltas |
26 | 90 | Ricardo Mauricio | Eurofarma RC | Chevrolet | 20 voltas |
27 | 4 | Julio Campos | Prati-donaduzzi | Peugeot | 20 voltas |
28 | 100 | Allam Khodair | Full Time Sports | Chevrolet | 22 voltas |
29 | 65 | Max Wilson | Eurofarma RC | Chevrolet | 22 voltas |
30 | 42 | Constantino Jr | AMG Motorsport | Chevrolet | - |
31 | 69 | Beto Monteiro | Hot Car Competições | Chevrolet | - |
32 | 8 | Rafael Suzuki | RZ Motorsport | Chevrolet | - |
33 | 111 | Rubens Barrichello | Full Time Sports | Chevrolet | - |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.