Maurício lamenta punições, mas garante: "Não vou desistir" do tri
Piloto da Eurofarma RC perdeu 40 pontos por causa de ganchos controversos ao longo do ano


Em meio à batalha judicial que envolve a desclassificação - ou vitória - de Ricardo Maurício da segunda corrida da última etapa em Goiânia, antes da finalíssima deste fim de semana, o bicampeão da Stock Car segue com esperanças de conquistar seu terceiro título neste domingo, em Interlagos. "Lógico, é difícil, mas a gente só vai realmente saber na bandeirada, então não vamos desistir", disse 'Ricardinho' ao Motorsport.com.
"Orgulhoso" de sua temporada em 2019, o piloto da Eurofarma RC quer "encarar o fim de semana com a cabeça tranquila e aproveitar o máximo possível". A declaração, porém, vem junto ao lamento pelos pontos perdidos ao longo do campeonato em função de controversas punições, como a que ocasionou o severo gancho na segunda corrida da última rodada dupla goiana, na qual Ricardinho conquistou vitória heróica após largar do fim do grid na prova nº 2.
Leia também:
"Eu tive 40 pontos que perdi só com penalizações durante a temporada: 12 na primeira rodada dupla de Goiânia, 4 no Velo Città e a vitória que perdi na segunda rodada de Goiânia. Se não fosse por isso, eu estaria a apenas dois pontos do Daniel [Serra, também da Eurofarma e líder do campeonato, com 335 pontos], então a gente conseguiu construir um campeonato bem bacana", ponderou Maurício, vencedor das temporadas 2008 e 2013 da Stock Car.
"A diferença é grande, são 43 pontos atrás do Daniel. E também há uma diferença boa para o Thiago [Camilo], já que são 12 pontos de desvantagem. Logo atrás, todo mundo já está mais colado, com Rubinho [Barrichello], Julinho [Campos] e [Felipe] Fraga na sequência, então é tentar fazer o nosso melhor dentro da pista", projetou Ricardinho, que está em terceiro, com 292 pontos.
"Ainda é muito difícil saber como vamos estar nos treinos e é uma corrida completamente diferente, porque tem muita gente que vai arriscar, talvez com algo diferente no classificatório, mas o que dá é para tentar fazer um fim de semana sólido e pontuar o máximo possível, chegando o mais à frente que pudermos. Eu preciso, o que quer que aconteça com Daniel e Thiago, chegar em terceiro lugar, então eu tenho que realmente ter um carro muito rápido, não só na classificação como na corrida".
Como alento para Maurício, fica a lembrança da vitória na Corrida do Milhão de 2019, também disputada em Interlagos. O competidor, porém, ressalta que as condições de cada etapa são bem diferentes: "Na Corrida do Milhão, eu venci, mas foi com um outro composto de pneu, mais mole, então a gente realmente não sabe o que vai acontecer neste final de semana".
GALERIA: Candidatos ao título 'flertam' com troféu da Stock Car 2019

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros
"Por outro lado, chegando nesta última prova, o regulamento é consideravelmente parecido com o da Corrida do Milhão: um pouco diferente no que tange à classificação, mas os carros são ‘lacrados’ após o quali, então, em termos de acerto, estou confiante. Mesmo com um pneu diferente, ele demonstrou ser competitivo na Corrida do Milhão", analisou.
Outro aspecto que pode ser determinante na final deste domingo é a pontuação dobrada, que 'beneficia' Ricardinho: "Para mim, é importante, senão eu não estaria na briga pelo título. Nosso carro não é o mais rápido em classificatórios, deu para ver que é o do Thiago, que fez seis poles durante a temporada inteira. A Mattheis está com um carro muito bom na classificação e eles sempre fazem uma primeira corrida muito boa, com a segunda nem tão legal assim.
"Já a gente tem um carro bem sólido, que vai bem tanto na primeira quanto na segunda corrida, então conseguimos marcar uma pontuação bacana no somatório das duas provas, e acho que é isso que nos deixou bem no campeonato", comparou.
"Mas ficar fazendo matemática, conta para lá e para cá, não adianta tanto. Temos que ter uma base, sim, mas eu não vou ficar me preocupando muito com isso. Eu quero focar no meu trabalho, junto à minha equipe, no meu carro, porque é o que eu consigo tentar controlar. Não consigo controlar o resultado dos outros", completou Maurício.
Temporada histórica
O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

Foto de: Divulgacao



Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao


Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil



Foto de: Fábio Davini


Foto de: Fernanda Freixosa
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

GALERIA: Candidatos ao título flertam com troféu da Stock Car 2019
Stock Car: Camilo aposta em retrospecto para conquistar o título
