O retorno da lenda: "Tarumã separa os homens dos meninos" na Stock Car

Heróis da Stock Car falam da pista que desafia a técnica e a coragem dos pilotos. Categoria não compete no traçado desde 2017

Paulo Gomes (à esq.) esteve no grid da primeira corrida da Stock Car, em 1979

Foto de: Paulo Dias Nunes

É como se a Stock Car voltasse às origens. Aquela que se tornou a principal categoria do automobilismo na América do Sul regressa ao circuito onde sua história começou, em 22 de abril de 1979.

O editor recomenda:

O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, receberá uma prova da Stock Car depois de quase seis anos. A pista é uma das mais tradicionais do esporte a motor brasileiro e, também, uma das mais desafiadoras pelas características técnicas únicas e pelas altas velocidades impostas ao longo de pouco mais de três quilômetros de extensão.

“Ser rápido em Tarumã não é para qualquer um”, define o tricampeão da Stock Car Chico Serra. “Tarumã separa os homens dos meninos pelos riscos que envolvem uma volta na pista. É preciso habilidade, sim. Mas também muita coragem”, justifica o ex-piloto de Fórmula 1, em uma frase que era uma espécie de slogan de Tarumã nas décadas de 70, 80 e 90, e que expressa a opinião de Ingo Hoffmann e Paulão Gomes, outras lendas que foram uma espécie de 'trindade' do automobilismo.

“Tarumã sempre foi uma pista muito desafiadora. Eu, particularmente, gosto demais de pilotar lá. É um dos meus traçados preferidos: simplesmente muito rápido. Ao mesmo tempo, as voltas são curtas. Então é tudo muito dinâmico. Lembro que as áreas de escape eram pequenas, o que a tornava ainda mais desafiadora em razão das suas curvas de alta velocidade. É um mix ao mesmo tempo tentador e perigoso”, detalha Serra.

“É uma pista raiz”

O piloto de Stock Car que mais venceu em Tarumã foi Ingo Hoffmann, oito vezes primeiro colocado no icônico traçado. “Tarumã é uma pista raiz, mesmo”, opina ele. “É muito rápida, com média horária alta, não tem muitas áreas de escape – uma mistura que desafia qualquer a gente. E também intriga. Corri lá pela primeira vez em 1974. Quando chegava em Tarumã e via aquelas curvas 1 e 2, 8 e 9, levava algumas voltas para me adaptar. Era diferente das outras. Eu adorava correr lá”, recordou Ingo.

Dono de quatro vitórias em Tarumã, Paulão Gomes também enfatizou o fato de o circuito gaúcho ser um tanto traiçoeiro. “É uma pista com muitos macetes. Se o piloto achar que sabe tudo, pode se estrepar”, comenta o tetracampeão, rindo de forma marota, ao mesmo tempo em que sugere se tratar de um aviso aos incautos. “Agora, a pista está bem melhor, mais segura do que nos anos 70 ou 80. Mas ainda assim quem pilota em Tarumã precisa ficar esperto”, alerta.

Paulão relembrou um momento marcante de sua carreira em Tarumã. “Gostava muito das curvas 1 e 2, as mais rápidas e desafiadoras. Lá, os carros vinham 'pendurados', como a gente definia quando vínhamos derrapando, no limite da aderência. Tenho dali a lembrança de uma ultrapassagem, de Stock, por fora, que é muito mais arriscado. Foi tudo ou nada. Ninguém gosta de ser ultrapassado por fora. Então não vou dizer em cima de quem foi. Mas te garanto que foi uma cena inesquecível”.

Imagens históricas

A foto desta matéria foi produzida pelo gaúcho Paulo Dias Nunes, que cobriu a corrida de estreia da Stock Car em Tarumã, em 22 de abril de 1979. Pela preservação dos registros, Paulo foi homenageado pela categoria em seis de abril de 2019, no Velopark (RS), no fim de semana das comemorações do aniversário de 40 anos da Stock e da 500ª corrida da história da competição. A imagem foi cedida.

O fim de semana em Tarumã começa na sexta-feira com o shakedown e o primeiro treino livre. No sábado há mais uma sessão de treino antes da classificação, enquanto as duas corridas acontecem no domingo. Os classificatórios e as corridas terão transmissão ao vivo do Motorsport.com via Motorsport.tv, além da cobertura de tudo o que acontece dentro e fora da pista aqui no site e em nossas redes sociais.

Confira os horários da Stock Car em Tarumã:

Sessão Dia Horário (Brasília) Transmissão
Shakedown Sexta-feira 10h10 -
Treino Livre 1 Sexta-feira 13h -
Treino Livre 2 Sábado 09h10 -
Classificação Sábado 12h50 Motorsport.com e Motorsport.tv / Band em TV aberta e SporTV em fechada
Corrida 1 Domingo 12h40 Motorsport.com e Motorsport.tv / Band em TV aberta e SporTV em fechada
Corrida 2 Domingo 13h20 Motorsport.com e Motorsport.tv / Band em TV aberta e SporTV em fechada

Binotto na Alpine? Ex-Renault, Rico Penteado comenta possibilidade e critica CEO da equipe

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #230 – Campeonato terá ‘revolução’ após começo da 'perna europeia' da F1 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Guto Nejaim narrará Stock Car no canal de Galvão Bueno no YouTube
Próximo artigo Stock Car: Lendário restaurante resiste ao tempo e mantém tradição de mais de cinco décadas de Tarumã

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil