Stock Car Brasil
13 dez
-
15 dez
Evento encerrado
R
Goiânia - Corrida de Duplas
27 mar
-
29 mar
Próximo evento em
60 dias
10 abr
-
12 abr
Próximo evento em
74 dias
15 mai
-
17 mai
Próximo evento em
109 dias
R
Campo Grande
05 jun
-
07 jun
Próximo evento em
130 dias
R
Velo Città
26 jun
-
28 jun
Próximo evento em
151 dias
R
Santa Cruz do Sul
17 jul
-
19 jul
Próximo evento em
172 dias
R
Interlagos - Corrida do Milhão
21 ago
-
23 ago
Próximo evento em
207 dias
R
Londrina II
11 set
-
13 set
Próximo evento em
228 dias
16 out
-
18 out
Próximo evento em
263 dias
R
06 nov
-
08 nov
Próximo evento em
284 dias
R
Goiânia II
20 nov
-
22 nov
Próximo evento em
298 dias
R
Interlagos II
11 dez
-
13 dez
Próximo evento em
319 dias

Paulo Gomes participa dos 500 km de Interlagos pela Old Stock com novo pneu slick

compartilhar
comentários
Paulo Gomes participa dos 500 km de Interlagos pela Old Stock com novo pneu slick
20 de dez de 2019 19:18

Primeiro campeão da Stock Car participa dos testes do novo pneu Pirelli P Zero em prova de longa duração com largada às 15h deste sábado

Apesar do bom comportamento que registrou nestes quatro anos de utilização nos Opalas da Old Stock, o pneu radial Pirelli Cinturato P1 Plus pode estar com os seus dias contados na categoria que nasceu para reviver momentos marcantes do começo da Stock Car, há 40 anos.

Visando melhorar ainda mais o desempenho atual dos Opalas de 1979 na pista, o piloto Paulo Gomes vai realizar o teste de durabilidade do novo pneu slick desenvolvido com exclusividade para a Old Stock, que apresenta medidas semelhantes às do atual radial da categoria (195/55-16).

Leia também:

Assim, em conjunto com a roda de liga leve aro 16 utilizada nos Opalas de competição, o novo P Zero Slick 200/600-16 oferece uma área de contato com o asfalto um pouco maior, produzindo muito mais aderência, principalmente pelas suas características de construção mais esportivas. É o que revela Roberto Ricosti, engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto Motorsport da Pirelli para a América Latina.

“Pelo atual crescimento da Old Stock, a Pirelli passou a desenvolver neste ano o P Zero slick especialmente para a categoria na fábrica Motorsport de Campinas. Pesou na decisão o fato de os Opalas terem feito história não só no automobilismo, mas também em toda a nossa indústria automotiva. Com maior performance na pista, temos certeza que os carros da categoria vão agradar ainda mais aos admiradores deste importante modelo. Por isso desenvolvemos um pneu slick de competição com o mesmo padrão de qualidade e construção das nossas principais fábricas da Europa, que fornecem pneus para a Fórmula 1 e as principais categorias do automobilismo mundial”, detalha Ricosti.

O engenheiro da Pirelli adianta que o novo pneu slick proporcionará mais segurança na pista para o piloto, principalmente nas frenagens e no contorno de curvas, onde permitirá atingir velocidades mais elevadas. Pelo desenvolvimento feito com compostos específicos para alta performance em pista seca, Ricosti aposta também que terá mais durabilidade do que o atual radial.

Mas tudo isso só deverá ser confirmado após os testes que serão realizados na pista pelo Opala da equipe Viemar, que será conduzido pelos pilotos Paulo Gomes, Grego Lemonias e Ricardo Di Maria. Começaram nos treinos oficiais e classificatórios desta sexta-feira e terminam nos 500 km de Interlagos, de sábado, a partir das 15 horas.

Campeão do primeiro Brasileiro de Stock Car no país e detentor de mais três títulos da principal categoria do automobilismo nacional (83, 84 e 95), Paulo Gomes é o criador e responsável pela organização da Old Stock, ao lado de Gemonias e do artista-plástico e entusiasta do esporte Paulo Solaris. Por isso, está mais preocupado nesta participação na prova de amanhã, em Interlagos, de trabalhar na pista visando o teste do novo pneu slick do que propriamente ganhar ou disputar a ponta da tradicional corrida.

“Eu já ganhei os 500 km de Interlagos, em 2003, quando participei com um DTM Mercedes-CLK, em parceria com o meu filho Pedro Gomes e o saudoso Alcides Diniz”, lembra Paulão. “Eu estaria mentindo se dissesse que não gostaria de vencer agora com um Old Stock, mesmo porque a nossa intenção é a de competir com um motor de injeção direta em vez de usar o original de carburador de corpo duplo da categoria. Acredito que teremos um aumento de quase 100 cavalos na potência atual, que é de 340 cv. Mas, neste momento, o que mais interessa para nossa equipe é passar à Pirelli o máximo de informações sobre o comportamento do novo pneu slick na pista”, adianta Paulo Gomes.

Quem também vê com bons olhos a introdução do P Zero na Old Stock é o atual diretor de marketing da categoria, Paulo Solaris. “A Pirelli vem nos apoiando desde que começamos as corridas com os saudosos Opala de 1979”, informa ele. “Esta iniciativa de fazer um novo pneu slick para deixar os nossos Old Stocks ainda mais competitivos comprova que estamos no caminho certo. A confiança de uma multinacional com a expertise em competições como a Pirelli certamente nos dá ainda mais força para continuar sendo a categoria que mais cresce no automobilismo nacional”, afirma Paulo Solaris.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Temporada histórica

O ano de 2019 foi histórico para a Stock Car, já que a categoria completou quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

Galeria
Lista

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1/41

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
2/41

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
3/41

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
4/41

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
5/41

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
6/41

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
7/41

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
8/41

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
9/41

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
10/41

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
11/41

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
12/41

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
13/41

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
14/41

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
15/41

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
16/41

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
17/41

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
18/41

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
19/41

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
20/41

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
21/41

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
22/41

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
23/41

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
24/41

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
25/41

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
26/41

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
27/41

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
28/41

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
29/41

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
30/41

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
31/41

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
32/41

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
33/41

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
34/41

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
35/41

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
36/41

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
37/41

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
38/41

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
39/41

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40/41

Foto de: Fernanda Freixosa

2019 - Daniel Serra (3) - Chevrolet Cruze

2019 - Daniel Serra (3) - Chevrolet Cruze
41/41

Foto de: Duda Bairros

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Próximo artigo
Após depressão, piloto que brigou com Tuka Rocha há dois anos admite arrependimento: "O tempo não volta"

Artigo anterior

Após depressão, piloto que brigou com Tuka Rocha há dois anos admite arrependimento: "O tempo não volta"

Próximo artigo

VÍDEO: Pilotos da Stock Car fazem resoluções para 2020

VÍDEO: Pilotos da Stock Car fazem resoluções para 2020
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Stock Car Brasil