Últimas notícias
Stock Car Curvelo

Pilotos elogiam Curvelo, mas destacam risco de acidentes

Em primeira visita a pista mineira, paddock da Stock Car converge em opinião sobre Circuito dos Cristais

Cacá Bueno
Felipe Fraga
Nestor Girolami
Cacá Bueno
Nestor Girolami
Rubens Barrichello
Curvelo
Curvelo
Curvelo
Curvelo

Após a primeira experiência no Circuito dos Cristas, em Curvelo (MG), os pilotos da Stock Car concordaram que o traçado da pista - que conta com nada menos que 18 curvas - é um dos mais desafiadores da temporada. No entanto, também falaram sobre o fato de o autódromo estar parcialmente em obras.

Não existem muitas áreas de escape na pista. As poucas, possuem terra e morros ao invés de grama, brita ou até mesmo asfalto. Guard-rails e árvores também estão próximos ao circuito.

Confira o que disseram alguns dos pilotos ao Motorsport.com:

Felipe Fraga

“É uma pista bem seletiva. É muito difícil, mas não podemos errar. Uma erradinha e você vai para o muro, o que é perigoso. O que mais me preocupa são os acidentes, que podem causar cerca dez a 15 minutos de Safety Car, que é o que estamos tendo nos treinos livres. Isso é preocupante, pode acabar com a corrida. Pode dar a chance de fazer as duas provas com um tanque, o que não gosto muito. Está faltando estrutura.”

Cacá Bueno

“O layout ficou bacana. Deu para entender que o construtor quis fazer uma pista longa, mas em alguns pontos não precisávamos de tantas curvas. Talvez pudéssemos ter alguns pontos mais rápidos e técnicos. Fazer uma pista de 18 curvas é legal, mas fica tudo muito espremido. Só usamos até a quinta marcha das seis aqui - e é em um pequeno trecho da reta. A pista inteira praticamente é de segunda e terceira. Temos duas curvas de primeira também. Acabou que é uma pista bastante longa e ficou espremido. Isso acabou afetando um pouco a segurança. Não é criticar por criticar. Temos que aplaudir uma pista em Minas Gerais, em uma época tão difícil para isso. Mas a sensação de dentro do carro é que um pequeno erro não tem conserto. Você vai parar no muro, no barranco, na árvore. A sensação que fica é que isso não foi acabado, ou que poderia ter sido melhor aconselhado com pilotos experientes.”

Júlio Campos

“A pista é boa, o traçado é legal. O único problema é que falta pneu nos guard-rails. Você acaba rodando e tem o perigo de você danificar o seu carro. Tem alguns morros de terra também. Obviamente a pista começou agora e eles ainda precisam aprimorar algumas coisas. Temos a lama também, que não tem o que fazer. Temos que esperar a grama crescer. Mas, com o que tivemos nesta sexta, se tivermos Safety Car na pista vai ser por muito tempo.”

Nestor Girolami

“Achei a pista bem legal. É uma pista que exige muito do piloto, com 18 curvas e é bem técnica. Acho que o circuito tem muito para evoluir ainda. Temos algumas áreas de escape que nos comprometeram um pouco. O esforço foi muito válido, mas não podemos esquecer que para o ano que vem temos muitas coisas que ainda precisamos resolver para ser uma pista bonita e segura também.”

Daniel Serra

“Não foi uma sexta produtiva, a roda traseira saiu no treino da manhã, eu bati e danificou muito o carro. Não treinei à tarde. A pista parece ser legal em termos de guiada, mas é bem travada. Só as áreas de escape que poderiam ser melhores. O circuito poderia estar mais terminado, digamos assim. A sensação é que não está pronto. Não vai ser fácil de passar, mas nós temos o push-to-pass, então vai acabar sendo esse ‘jogo de xadrez’ que é normalmente.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Argentino Girolami lidera primeiro dia de treinos em Curvelo
Próximo artigo Apesar de vitória, Fraga não crê em ameaça de Barrichello

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil