Stock Car anuncia mudanças no calendário e destaca "crise nos autódromos"

Categoria evita circuitos sem condições técnicas para receber corridas de grandes campeonatos

20240519_@marcelommm_11219

Foto de: Marcelo Machado de Melo

Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou nesta quarta-feira alterações no calendário 2024 motivadas em parte por deficiências técnicas e de estrutura em autódromos nacionais. A nova programação do campeonato manteve uma prova em El Pinar, situada nas imediações da capital uruguaia, Montevideo, mas não inclui corridas em palcos clássicos do esporte no Brasil, como Londrina (PR), Campo Grande (MS), Santa Cruz do Sul (RS) e Tarumã (RS), onde a categoria nasceu em 1979.

O editor recomenda:

“Neste aspecto, acredito que estamos em um dos piores momentos da história do automobilismo brasileiro, no qual poucas pistas conseguem abrigar as maiores categorias em condições técnicas satisfatórias, o que inclui segurança, algo que nos preocupa”, destacou Fernando Julianelli, CEO da empresa que também promove as categorias Stock Series, Turismo Nacional, BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, TCR Brasil e TCR South America.

“Temos eventos extremamente profissionais que por isso mesmo precisam atender a exigências como acomodação, acessos, estacionamento, alimentação disponível, hidratação e, claro, condições mínimas. Pistas não podem esfarelar, guardrails precisam estar íntegros, boxes precisam ter energia e devem abrigar equipes no caso de chuva. Por isso, estamos olhando com atenção para pistas de fora, como no Uruguai”, completou. A Stock Car também disputará uma prova em Buenos Aires, junto com a F4 Brasil.

Segundo um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo, em seus principais palcos a Stock Car sozinha despeja o equivalente a R$ 30 milhões na economia local. “Nosso evento energiza a comunidade, ou seja, gera ganhos para o cidadão e empresas locais. Geramos cerca de dois mil empregos indiretos e ainda realizamos rotineiramente ações de ESG. Alguns governos locais não enxergam isso”, comenta Julianelli.

“De outro lado, cidades como Cascavel, Mogi Guaçu (onde fica o Velocitta) e Nova Santa Rita (Velopark) se tornaram mais conhecidas e visitadas também por serem sedes de eventos como os nossos, do esporte a motor, entre outras atrações. É uma pena: há pistas onde gostaríamos de competir e simplesmente não podemos. Lamentamos, especialmente, pelos fãs”, detalha o executivo da Vicar.

Renovação

O futuro, no entanto, deve promover uma renovação. Há projetos em andamento nas cidades de Chapecó (SC), Cuiabá (MT), Brotas (SP) e, já anunciado, mas com reformas em andamento, o retorno do Autódromo Internacional de Brasília, um dos mais importantes do país. “Essas iniciativas são especialmente louváveis. São empresários e governantes com visão de futuro. Esperamos em breve competir nestas pistas, o que será um impulso fantástico para o esporte brasileiro”, diz o CEO da Vicar.

Outra iniciativa especial é o BH Stock Festival, em Belo Horizonte, já confirmado e que será disputado nos dias 17 e 18 de agosto. A pista já está sendo preparada e vai percorrer a região do Estádio do Mineirão, uma das mais icônicas da capital mineira. “Será um evento épico e que vai revitalizar o automobilismo mineiro”, diz Julianelli. “Toda a nossa comunidade espera ansiosamente por essa etapa, por que sabemos que será um dos maiores eventos da história da categoria”, destaca.

Confira o calendário revisado da Stock Car para 2024:

Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024 (atualizado):
29 e 30/06 – 5ª etapa, Velocitta (SP)
27 e 28/07 – 6ª etapa, Goiânia (GO)
17 e 18/08 – 7ª etapa, Belo Horizonte (MG)
07 e 08/09 – 8ª etapa, Velopark (RS)
05 e 06/10 – 9ª etapa, Buenos Aires, Argentina
25 e 26/10 – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai
23 e 24/11 – 11ª etapa, Cascavel (PR) ou Brasília (DF)
14 e 15/12 – 12ª etapa, Interlagos (SP)

VERDADE OU MITO: Brasil-1991 é a MAIOR VITÓRIA de SENNA? Glórias de AYRTON em DEBATE | Podcast F1

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

VERDADE OU MITO: Brasil-1991 é a MAIOR VITÓRIA de SENNA? Glórias de AYRTON em DEBATE | Podcast F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Motorsport.tv Brasil traz automobilismo virtual ao portfólio de transmissões com E-Stock 2024
Próximo artigo Stock Car: Felipe Massa doa 1,5 milhão de reais para ajudar o RS

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil