Stock Car: em quali complicado no Galeão, Zonta fica a 0s006s do Q2
Carro de Galid Osman apaga no Q1 e prejudica tanto sua performance quanto o jogo de vácuo com Átila Abreu
O Galeão teve um sábado atípico para a maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e no mundo. Com seu trio de pilotos firmes entre os destaques da temporada 2022 da Stock Car desde a etapa de abertura, a Shell teve um raro treino classificatório encerrado no Q1.
Ricardo Zonta, Galid Osman e Átila Abreu tiveram problemas na tomada de tempo. Mas os desempenhos apresentados nos treinos livres autorizam os três almejarem bons resultados na pioneira corrida, a primeira da história do Brasil com uma pista montada dentro de um aeroporto.
Depois de figurar no shakedown e nos dois treinos livres entre os três mais velozes, o carro de Zonta apresentou um inesperado problema de freio no quali. Mesmo com uma forte travada de rodas, o ex-F1 conseguiu se aproximar do Q2. Ele ficou a meros 0.006 do 15º tempo e parte de 16º domingo.
“Estava bem confiante, consegui fazer bons treinos, ao longo do dia, sendo primeiro no TL1, segundo no TL2 e terceiro no shakedown. Tentamos aperfeiçoar alguns detalhes de calibragem, mas não mudamos muito o acerto do carro", disse Zonta.
"Mesmo piorando um pouco os tempos dos treinos, teria entrado no Q2. Um erro no balanço do freio me fez travar o freio dianteiro e danificar o pneu. Para amanhã temos um carro rápido para brigar por pontos na primeira prova e avançar ainda mais na segunda", completou.
Para a dupla da Shell V-Power, o desafio será maior. Átila Abreu parte em 19º, com Galid Osman largando em 27º depois de seu carro apagar no meio do treino. Átila afirmou: “Sabia que no treino não era a condição real, nem todos os carros usaram o push quando foi liberado".
"Então não dava para cravar a posição ideal. Mas, tomávamos três décimos dos carros mais rápidos sem push. Melhoramos do treino 1 para o treino 2 e isso foi positivo. Na saída da tomada de tempo, fui trocar vácuo com o Galid, fizemos duas voltas para colocar os pneus em temperatura."
"Nas duas voltas seguintes que seriam as melhores voltas, ele conseguiu fechar a dele com o meu vácuo e quando ele foi me puxar o carro entrou em modo de segurança, o que me deixou de cara para o vento e sem condições de achar um outro vácuo. Isso me prejudicou muito em relação ao tempo, teria passado ao Q2 com meio décimo a mais no meu tempo e o vácuo teria permitido isso. Mesmo assim não teria carro para avançar ao Q3. Amanhã é um novo dia, corridas são corridas."
"Temos previsão de chuva para amanhã, há muito tempo não corremos na chuva e ela pode embaralhar as coisas em uma pista nova de concreto. Para mim, em questão de estratégia, seria muito interessante uma chuva nas corridas de amanhã", completou Abreu.
Como o #28 vinha em jogo de vácuo com o #51, a pane do carro de Galid acabou afetando também a tomada de tempo de Átila, na medida em que o sorocabano ficou sem um competidor para “puxar” seu carro nas longas retas do Galeão justamente na fase final do quali.
Galid Osman falou um pouco sobre a classificação da Stock Car no aeroporto do Rio de Janeiro: “Fiquei em sétimo no segundo treino, o que me deixou confiante para o classificatório. Só consegui dar uma volta no quali, na volta que seria a boa do pneu, meu carro entrou em modo de segurança e não ligou mais. Uma pena não fechar a volta, mas vamos para a corrida de amanhã visando uma boa pontuação". As corridas começam 13h10 e você assiste no Motorsport.com.
Cronograma da etapa 2 – Goiânia
Domingo, 20 de março
13:20 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
13:57 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)
:
Q4: Leclerc é pole após batidas de Alonso, Stroll e Latifi; veja debate da classificação
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #171 - Má fase da Mercedes indica fim de uma era na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.