Stock Car: Novo asfalto de Santa Cruz do Sul será desafio para freios

Nova camada altera condições de aderência do circuito

Thiago Camilo

Foto de: Duda Bairros

Santa Cruz do Sul recebe a nona das 12 etapas programadas na temporada 2022 da Stock Car. O final de semana na bela cidade do interior gaúcho reserva o antepenúltimo encontro do ano, já que Goiânia (GO) nos dias 22 e 23 de outubro, receberá as etapas 10 e 11 e Brasília (DF) sedia a final em 20 de novembro.

Leia também:

O seletivo traçado de 3.531 metros e 10 curvas não oferece grandes desafios às pastilhas de freio da Fras-le e os discos de freio Fremax, oficiais da Stock Car Pro Series. O ponto onde é feita a freada mais forte da pista santa-cruzense é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 235 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.

No entanto, o circuito passou por reformas recentemente e recebeu uma nova camada asfáltica em praticamente toda a sua extensão.

“Pelo menos nos primeiros treinos, as condições de aderência não serão as mais favoráveis, o que geralmente já acontece quando a pista está suja e sem atividades – ou ‘verde’, como se diz no jargão técnico. Contudo, com uma nova camada de asfalto, a aderência deverá ser ainda mais baixa pela ausência completa do emborrachamento causado pela passagem dos carros, especialmente nos pontos de frenagem e contorno das curvas. Conforme as atividades de pista forem progredindo, mais borracha dos pneus vai se acumulando e aos poucos os índices de abrasão vão chegando aos níveis desejados”, explicou André Brezolin, engenheiro de Projeto da Fras-le e da Fremax, empresas que fornecem, respectivamente, as pastilhas e os discos de freio a todas as equipes da Stock Car Pro Series.

De Vries na AlphaTauri? Nova REVIRAVOLTA agita MERCADO da F1 e pode 'desbloquear' dança das cadeiras

Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Santa Cruz do Sul
Próximo artigo Stock Car: Zonta, Átila e Galid buscam mais pódios na renovada Santa Cruz do Sul

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil